Estar negativado vale a penha pegar empréstimo pessoal?

Fazer um empréstimo para negativado vale a pena? Para negativados as facilidades do crédito pode custar caro? Faz ou não consultas ao SPC e Serasa? Acesse

Estar negativado vale a penha pegar empréstimo pessoal
Após alguns anos de crédito desvairado e inconsequente fomentado por um governo ordinário, agora s cidadãos brasileiros se encontram em uma situação de crise e preocupante, a grande maioria das pessoas estão endividados, quanto não, endividados ao quadrado graças aos compromissos financeiros que não puderam ser saldados por falta de dinheiro.

Todos sabem, que deixar de pagar as contas, acaba tendo seu nome (CPF) incluído no cadastro de restrição da Serasa ou do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Ao chegar nesse estágio, o cidadão ganha um CPF com status de negativado, ou seja, pessoa com nome sujo. No pior das hipóteses, o cidadão que também é um consumidor, deverá sofrer uma ou outra dificuldade em obter serviços, produtos e financiamentos a crédito.

Conseguir empréstimo pessoal em bancos e financeiras, fazer compras à prazo através de crediários, atualizar o limite de crédito, retirar novos talões de cheques, solicitar e aprovar novos cartões de crédito, além de empréstimos pessoais ou financiamentos, irão torna-se praticamente inviável. A restrição nos órgãos de proteção vai impedir o cidadão de ter uma vida financeira amistosa e saudável.

O empréstimo para negativado

Se por um lado, instituições financeiras, creditícias e bancárias, e as administradoras de cartão de crédito costumam fechar as portas para uma pessoa negativada, por outro, existem várias empresas de crédito que fazem empréstimo pessoal e libera linhas de empréstimo para maus pagadores e endividados. Algumas nem mesmo realizam as famosas consultas no Serasa ou SPC antes de concederem o crédito. Mas essa conduta não é gratuita e pede atenção redobrada.

As facilidades oferecidas pelas empresas para conceder  crédito para negativado vão desde a mínima burocracia e ausência total de cobranças de taxas antecipadas à extensão nos prazos de pagamentos. A burocracia é menor, basta a pessoa ter algum tipo de comprovação de renda (carteira assinada ou contracheque). Servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS têm mais facilidade ainda na obtenção de crédito.

Outra facilidade, o negativado não precisa comprovar a finalidade do uso do dinheiro emprestado. Para a financeira, tanto faz o empréstimo ser utilizado para o abatimento de outras dívidas ou para financiar um imóvel ou carro, por exemplo.

Para negativado facilidade custa caro

Mas, apesar das facilidades do empréstimo com restrição no nome ou negativado, é preciso estar atento aos empréstimos cedidos e todo cuidado é necessário antes da assinatura do contrato com o banco ou a financeira. “O primeiro cuidado é com a própria idoneidade da financeira que está concedendo o empréstimo.

A quantidade de empresas fomentando este tipo de serviço é enorme, preste atenção, existem muitos casos de fraudes e de agiotagem, principalmente em financeiras que oferecem empréstimos online. A contratação deve ser feita com extrema cautela para que o negativado não caia na arapuca do crédito fácil. Com um agiotista ou especulador, por exemplo a dívida pode se tornar impagável.

Tem outra preocupações, de acordo com alguns economistas, as taxas de juros são muito altas. Elas podem chegar até 1.000% ao ano, ou seja, as taxas são cerca de 10 vezes maiores do que as praticadas por bancos oficiais. A melhor forma de não precisar de empréstimo mesmo negativado é adotar uma estratégia inteligente de redução das dívidas.

Não faz consulta ao CPF e Serasa

Para quem está negativado e acabou de obter um novo empréstimo mesmo com restrição no nome, é importante sempre monitorar seu CPF. Além de consultas avulsas junto às instituições de proteção ao crédito, existem outras formas de fazer esse monitoramento.

Em parceria com a Serasa Experian, a Vivo oferece o Vivo Alerta CPF, um serviço que permite que seus clientes recebam notificações via SMS sempre que: 1 – Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian. 2 – Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian. 3 – Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.

Editor: www.portaldoemprestimo.com

 

2 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !