Seu Dinheiro

E se eu não pagar o empréstimo pessoal?

Quando o contratante não cumpre o que foi previsto no contrato e não paga o empréstimo, ele quebra o acordo é será punido com sanções jurídicas

O que acontece se eu não pagar o empréstimo? O que devo fazer se não conseguir pagar o meu empréstimo pessoal? Não estou conseguindo pagar o empréstimo que fiz no banco? Peguei um empréstimo não consigo mais pagar. Nos sempre lemos os comentários do portaldoemprestimo.com e encontramos dezenas de perguntas com esse mesmo tema.

Não são poucas pessoas que ao se depararem com a falta de dinheiro resolvem contrair um empréstimo pessoal, consignado e financiamento de bens. O dinheiro emprestado, ou seja, a solução para o problema vem de maneira relativamente fácil, se tiver no limpo e bom score consegue, se tiver negativado, um empréstimo com garantia resolve. Já sabemos que quando o contratante tiver crédito, são inúmeras as possibilidades! Porém, isso nem sempre quer dizer que tudo esteja as mil maravilhas. A próxima ação depois de 30 dias de usar o dinheiro emprestado, será justamente ter de reembolsar o credor ou pagar o empréstimo.

Mesmo que os pagamentos das parcelas tenham sido planejados dentro do orçamento, com prazos e valores que caibam dentro das finanças mensais, mesmo que tenha sido escolhido o banco certo ou a financeira com os juros mais baixos e as maiores facilidades, nem sempre é possível garantir que o pagamento do empréstimo seja feito todos os meses.

Porque? Pode ser tanto por falta de controle dos gastos de saída e entrada, ou porque ficou sem o emprego ou houve gastos extras com a saúde, são exemplo. Bom, não podemos negar que nos últimos 3 anos houve milhares de casos em que quem os mutuários de um empréstimo ou financiamento não conseguiram quitá-los conforme o imaginado.
E se eu não pagar o empréstimo pessoal ou consignado?

E se eu não pagar o empréstimo, o que acontece?

Vamos pensar no empréstimo como um serviço, sendo um serviço contratado ele vai impor regras que devem ser cumpridas, por parte do cliente (contratante) e da empresa (contratado). Quando o contratante não cumpre o que foi previsto no contrato, quando não paga pelo serviço usufruído, ele quebra o acordo é será punido por isso. Logo, quando o empréstimo não é pago ele se transforma em dívida não paga (inadimplência). Meio irônico, não? O que é considerado solução para pagar as dívidas, também se transforma nela. Pois é, mas acontece!

Em alguns contratos de empréstimo é obrigatório que se coloque algum bem como garantia ou que tenha aval como garantia. Desta forma se a pessoa que apresentou os tipos de garantias solicitados, ao não pagar o empréstimo, é certo que terá problemas e a empresa credora ira requerer o bem ou que o avalista arque com as despesas da operação de crédito que se transformou em dívida.

Meu empréstimo é com ou sem garantia?

Cada caso é uma caso, tudo vai depender do tipo de empréstimo que foi contratado. Exemplo, se você contratou alguma modalidade de crédito que para emprestar o dinheiro você precisa colocar um bem como garantia de pagamento como uma casa ou veículo, se por um acaso o mutuário não paga o empréstimo, além de perder o bem dado como garantia, em alguns casos é obrigado também pagar todo o saldo devedor e ainda ficar com o nome negativado.

Recapitulando: Nos empréstimo pessoais sem garantia, em geral os empréstimos com limite de crédito, empréstimo com cheque, crédito pessoal e ao consumo, no geral, se nenhuma garantia tenha sido oferecida como segurança para a concessão do empréstimo, e o contratante não pagar e nem se interessar em fazer um acordo para restituir os valores emprestados, o nome dele pode vai ser negativado por cinco ou mais anos no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Cartórios, no Serasa Experian e ainda poderá sofrer sanções de ação judiciais.

Por isso, o indicado é ir conversar com a instituição credora assim que perceber que não vai ter como quitar as parcelas do empréstimo. Tentar um acordo com parcelas ajustadas é sempre a melhor opção para não se endividar ainda mais e não perder um bom relacionamento com o seu credor.

Algo que não pode deixar de ser dito é que se não há a certeza de que o empréstimo pessoal pretendido poderá ser pago, ou pior, se não existe a intenção de pagá-lo é melhor que nem o contrate. Ter o nome sujo na praça não é bom para ninguém.

Cobrança por não pagar o empréstimo

O mais repugnante é quando não é pago as parcelas do empréstimo, fica a pendência e depois de muito tempo essa dívida pode ser vendida para uma empresa especializada em cobrança e começarem a ligar para você e sua família insistentemente. Engana-se quem acredita que não será cobrado desta forma.não pagar o empréstimo é crime, dá cadeia?

No entanto, a renegociação das dívidas sempre é um dos melhores caminhos, normalmente é possível conseguir excelentes descontos de dívida não honradas. Outro detalhe que não é bom, é o tempo de inadimplência, quanto mais tempo para resolver as pendências, maior a dificuldade em retomar a pontuação de crédito e melhor avaliação nos sistemas das instituições financeiras quando for solicitar um novo empréstimo ou serviço bancário.

Não consegue mais crédito em bancos ou financeiras

Infelizmente no Brasil, um boa porcentagem da população está com o nome negativado, isso significa que todos os bancos, financeiras e lojas de crédito através de órgão de proteção como o SCPC e Serasa sabem que você é um devedor.

O problema de estar negativado é que a maioria dos credores não irá emprestar dinheiro ou liberar parcelamentos no formato convencional de empréstimo. Então, enquanto você não pagar o empréstimo pessoal, dividas financeiras e limpar o seu nome, terá grandes dificuldades na solicitação e aprovação de alguns tipos de empréstimos e financiamentos.

Vale mencionar que quando o empréstimo consignado não é descontado em folha de pagamento do mutuário, o nome dele pode ir para o SPC e Serasa caso a empresa ou órgão público não repasse o dinheiro ao credor. Então se você não consegue pagar o empréstimo consignado ou crédito pessoal, entre em contato com o banco e informe a situação.

Um pergunta comum aqui também é a seguinte – não pagar empréstimo bancário dá cadeia? Não, nenhum empréstimo sem garantia ou com garantia leva um cidadão para trás das grades. Mais uma – pegar dinheiro emprestado e não pagar é crime e não está configurado como estelionatário o não pagamento de empréstimos bancários.

Se você esta devendo no banco, o máximo que pode acontecer e perder o bem garantido quando houver ou ter o nome negativado nos órgãos de proteção e cartórios, além de ações judiciais.

Tenha juízo!

E se eu não pagar o empréstimo pessoal?
Média 436 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

23 Comentários

  1. Tenho um casa financiada pela Caixa.e tô devendo um empréstimo eles podem penhora essa casa só que as parcelas dá casa tá em dia

  2. Fiz um empréstimo oferecido pela financeira sem garantia, mais não estou conseguindo pagar mais as parcelas são muito altas mais juros, sê eu não puder pagar mais o que pode acontecer, não tenho bem nenhum em meu nome como fica agora?

    • Não pague! Aguarde 5 anos, depois seu nome voltará a ficar limpo novamente.

  3. Eu fiz um empréstimo e posso mudar de banco para receber Minha aposentadoria?

  4. Fiz um Emprestimo ja faz 6 anos e Nao. Consegui pagar . mas o banco fica ligando e dizendo q vem oficial de justiça em minha casa isso é legal.

  5. Ola adquirir um emprestimo em financeira porem nao to tendo como pagalo oq acontecera comigo. ?? Nao tenho casa carro . Pago aluguel . trabalho pra m sustentar .

  6. Meu nome é Nascimento, fiz um empréstimo para pagar outro empréstimo , só que já paguei dez parcelas, não estou conseguindo pagar as parcelas, tentei fazer um acordo com o banco , mas ele disse que não podia diminuir o valor da prestação mesmo com um prazo maior, por favor me ajude , o que devo fazer? estou desesperado, Estou pensando mudar de banco , pedir a empresa que trabalho que deposite neste novo banco, será que posso? me oriente.

  7. Tieko Imai Silva Responda

    Fiz um empréstimo no banco mercantil do Brasil. Eu sou aposentada porém parte do minha aposentadoria está comprometida com o banco que recebo. Gostaria de saber se o banco em que devo ( não assinei nada sòmente saiu um contrato no caixa eletrônico) gostaria de saber se eles podem tomar um carro que tenho. Se eu passar ele no nome de minha filha ainda assim tenho perigo de perdê-lo pois sòmente ela é quem mais usa para ir à escola.temos tambeém uma casa no qual ultimamente estamos morando só eu e minha filha. Será q o banco pode nos tirar este teto.

  8. Tenho um empréstimo

    Nao estou conseguindo pagar e debito em conta corrente se eu deixa de pagar o meu salário que estiver na minha conta vão pegar?

  9. Boa tarde!!
    Eu tenho dividas em dois cartões de créditos que não dei conta de pagar e fiz um empréstimo pessoal para tentar pagar os cartões!!
    Resumindo o trem virou uma bola de neve complicou mais ainda porque agora eu não tenho como pagar nem os cartões e nem o empréstimo.
    Minha dúvida é o seguinte, Sou casado e temos um terreno e um carro que está no nome de minha esposa, porem em meu nome não tenho nada!!
    Eles podem penhorar o terreno e o carro que está no nome de minha esposa??
    Me ajudem com está duvida que está tirando o meu sono!! Estou desempregado já faz 2 meses e não tenho como pagar nenhuma das minhas dívida..

  10. oi tenho um empréstimo alto no banco mas não estou conseguindo pagar mas. e tenho um imóvel e um terreno que são financiados por outro banco poderia me dizer se posso perder um ou outro para o banco do emprestimo

  11. fiz um empréstimo de 1400,00 em uma empresa conveniada com algumas credoras , ate ai tudo tranquilo , só que os juros estão muito altos , vou ter que pagar quase 3000,00 , e estou pensando em desistir e não pagar mais , como meu nome está sujo , eu fiz o contrato sem inclusão de bens pois não tenho nada em meu nome , nem casa e nem carro , se eu deixar de pagar o que pode acontecer , tenho contas mas poupança em outros bancos

  12. Minha esposa tem um empréstimo bancário e uma dívida em loja mais não temos como pagar.isso foi feito no nome de solteira dela. O banco pode tomar meu carro por estarmos casados no papel. Mesmo o carro estando no meu nome

    • Olá Jairo,
      Esse tipo de dívida não acarreta esse tipo de ônus, empréstimo bancário ou de loja não vai fazer você perder seu carro.

      At.
      Carla K.

  13. jair dos santos ferreira Responda

    gostaria de sabe o que acontece, quanto fizemos um capital de giro, em nome da empresa onde a titular e minha esposa, na assinatuar do contrato ela assinou como dona e eu como cônjuge assinei como avalista.no eventual nao pagamento, quais as sanções juridica que podemos sofrer, e a que o banco pode tomar de nos (bens patrimoniais) resumindo o que o banco pode tirar de nos juridicamente?

  14. Barbara, boa noite.
    Caso de imóvel de residência pessoal, não podem. O bem n pode ser executado e vc morar ao relento. Qualquer advogado lhe informará isso, agora se for imovel de qualquer outro fim que n seja residencia, ou carro, pode vir a ser acionado sim. E caso vc tenha dinheiro guardado no banco, apenas caderneta de poupança até 30 mil reais, tb não pode ser tomado pelo credor, pois é considerado recurso de subsistência. Vc não pode ser obrigada a passar fome para pagar dívida.

  15. Bárbara S. Silva Responda

    Boa tarde!

    Fiz um empréstimo e não coloquei nenhum bem como penhora. Não conseguir pagar o empréstimo e o escritório de advocacia que está representando o banco está me informando que caso eu não efetue o pagamento irei sofrer ação judicial, com a consequência a penhora de bens que consta no art. 659 no Código do Processo Civil;. Isso pode ocorrer mesmo eu não tendo especificado nenhum bem no contrato?
    Tenho dinheiro em outro banco em conta poupança eles podem pedir o bloqueio dessa conta e solicitar esses valores como parte do pagamento desse empréstimo?

  16. Posso passar minha dívida para outro banco e assim o novo banco que será responsável pela minha dívida pode retirar os juros? E assim me dando condições de parcelar?

  17. Fiz um empréstimo CDC e não estou conseguido pagar porque estou desempregado tem como banco tomar algum bem meu

  18. gostaria muito de tomar 5.000 mil emprestado só que estou com o meu nome sujo vc`s podem me ajudar?

Escreva um comentário