Conecte-se conosco

Não consigo pagar parcelas do empréstimo, e agora?

Não consigo pagar parcelas do empréstimo, e agora?

Não consigo pagar parcelas do empréstimo que fiz no banco, posso ser processado? O acontece se eu não conseguir pagar as prestações do financiamento do imóvel? Não consigo pagar as parcelas do carro financiado, vou perder o carro? Isso depende de alguns fatores. Se você não está conseguindo manter os pagamentos regulares do seu empréstimo ou financiamento, as sanções impostas pelos credores variam e dependem da modalidade do empréstimo, do tipo de financiamento concedido e das especificações contratuais.
Não consigo pagar parcelas do empréstimo

Em empréstimos que não são garantidos, ou seja, empréstimo pessoal, limite de crédito, cheque especial, financiamento de produtos como o CDC, crediário em lojas, essa linhas de crédito não existem ativos, você não vai perder nada relacionado a bens, no entanto o seu “nome vai ficar sujo” devido as inscrições nos órgãos de proteção SPC, Serasa Experian, CCF ou Protestos, sua classificação de crédito será afetada, além de ficar incapacitado de obter crédito e solicitar novas operações financeiras que envolvem dinheiro emprestado.

No caso de empréstimo imobiliário ou financiamento de veículos, aí a coisa muda de figura, como a operação envolveu ativos, o credor terá o direito de reaver o bem e vendê-lo para recuperar o dinheiro empenhado, motivado pela quebra do acordo de arrendamento ou alienação fiduciária. Neste caso o mutuário além de perder o bem ainda fica devendo a diferença entre o saldo devedor e a venda do bem.

Quando os valores devidos são somas pequenas, em geral são resolvidos em tribunais de pequenas causas, e com um acordo entre as partes tudo pode ficar resolvido. Mas existem casos extremos que o credor faz valer seu direito usando a força da justiça, nesses casos são enviados oficiais de justiça com mandatos para tomar o bem (apartamentos, casas, móveis, veículos, etc) para serem leiloados e quitar a dívida total ou parcial do processo.

O crédito é livre para quem pode solicitá-lo. Pegar empréstimo, fazer financiamentos de bens, crediário de móveis e muitas outras formas de empréstimos devem ser pensados, a pessoa deve se certificar que vai poder pagar as parcelas ou prestações deste tipo de operação financeira. O mínimo que deve fazer é manter um saldo de emergência para eventual falta de renda.

Atualmente a onda inadimplência está em níveis preocupantes, principalmente em financiamentos de veículos, muitos acreditam que ao comprar um carro a única despesa é a parcela, e todos nós sabemos que existem muitos outros custos que envolvem a compra de um carro.

Por fim, se você têm problemas para gerir seu orçamento, peça alguém para auxiliá-lo. Existem várias instituições que ajudam o cidadão no planejamento das finanças domésticas, também existem dezenas de sites que dão dicas e mais dicas de como gerenciar bem a renda mensal e de como sair das dívidas. O Google vai te ajudar!

Nota: Ninguém fica sem pagar parcelas de empréstimo porque quer, então pense em fazer um Seguro desemprego ou Seguro contra invalidez temporária, imprevistos financeiros, contra doenças, acidente e/outras redundâncias. Atualmente quase todos os tipos de empréstimo possuem Seguros de proteção, é melhor pagar um pouquinho por mês de seguro do que ficar sem o bem, perder o dinheiro investido e ainda ficar devendo ao banco.

Não consigo pagar parcelas do empréstimo, e agora?
Média 56 votos

11 Comentários

11 Comments

  1. Elaine

    31/05/2017 at 7:14

    Fiz um empréstimo no banco, mas não estou conseguindo pagar, já tentei negociar com a gerente, mas o que me foi oferecido, não conseguirei pagar. O problema é que, estou vendendo a minha casa, no caso, se vender a minha casa e esse dinheiro estiver em uma outra conta que não seja desse banco, eles podem tirar esse dinheiro ? Obrigada

  2. emanuelli

    02/06/2016 at 0:13

    fiz varios emprestimos nao recebo quase nada fiz algumas renovações q e um val9r mas na hora recebo uma mixariae agora estou aflita sera q tem solucao pra min ?

  3. keila

    01/03/2016 at 9:40

    Oi bom dia nao vou conseguir pagar o cdc pode dar algum problema ou tem como fazer acordo

  4. keila

    01/03/2016 at 9:38

    Tenho um emprestimo cdc e nao vou conseguir pagar as proximas parcelas tem o que pode acpntecet

  5. Lourival

    26/02/2016 at 21:09

    Boa noite, estou devendo 14mil de cartão de crédito e não consigo pagar o banco pode tomar algum imóvel.

    Att Lourival

  6. Waldiney

    16/02/2016 at 22:25

    E ai como eu comentei acimo eu devo perder tudo que paguei ? dei uma entrada e+parcelas atingiu a metade do valor da carro

  7. Waldiney

    16/02/2016 at 22:20

    Tenho um financiamento de veiculo e não irei conseguir pagar a proxima parcela pois não estou conseguindo fechar contratos o mercado com essa cris, o serviço sumiu e ai o seguro diz que não pode cobrir como despregado pois tenho CNPJ eu acho que dependendo de registrado ou CNPJ a situação e a mesma sem renda não e?

  8. cristiane

    18/09/2014 at 12:39

    quero negociar uma divida de carro! aguardo contato.

    • Nubia Ribeiro

      11/01/2017 at 14:48

      Boa tarde! Fiz um emprestimo no valor de 69 mil ja paguei 46.060 , e fiz um hipotecamento. Se eu nao continuar a realizar os pagamentos o que acontece?

  9. horacio

    23/07/2014 at 20:27

    tem como me arrumar um empréstimo para pagar outro empréstimo pessoal que estou devendo

    • Paulo

      01/05/2017 at 21:04

      Eu fiz um empréstimo no na for onde trabalhei não do trabalho foi descontado do meu trabalho o meu dinheiro quase todo e o banco ainda quer 2mil e eu não tenho, o que pode acontecer comigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Dicas

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir