Empréstimo

Mutual – Para quem quer empréstimo e quem quer Investir

Na Mutual você tem duas opções "Eu quero solicitar um empréstimo" ou "Eu quero emprestar e receber juros"qual vai ser sua escolha?

Mutual - Para quem quer pegar empréstimo e para quem quer Investir
Mutual Empréstimos P2P – Existe uma modalidade de crédito que está crescendo cada vez mais no Brasil. Estamos falando do peer to peer lending, uma forma fácil de pedir dinheiro emprestado. A ideia é conectar diretamente duas pontas: quem solicita o crédito e quem investe emprestando o dinheiro. Essa conexão direta é feita por empresas como a Mutual, eliminando a necessidade de um banco como intermediário e, assim, diminuindo consideravelmente a burocracia e os juros.

A modalidade peer to peer lending começou a ganhar destaque no Brasil por volta de 2011. Embora algumas pessoas ainda não confiem totalmente nos empréstimos P2P, eles estão se consolidando cada vez mais. Dentre as maiores vantagens, como já citamos, estão a menor burocracia e os juros mais baixos. Assim, muito mais pessoas conseguem pedir um empréstimo nessa modalidade.

Na Mutual, você pode ser um tomador de crédito, ou seja, aquele que solicita um empréstimo, ou um investidor, aquele que empresta dinheiro e recebe o valor de volta com os juros correspondentes. Enquanto a maioria das empresas P2P trabalha somente com pessoas jurídicas, a Mutual também permite que pessoas físicas solicitem um empréstimo.

Quer pedir um empréstimo na Mutual, como funciona?

Solicitar empréstimos e não ter que pagar juros absurdos para o banco. Parece impossível, mas é realidade na Mutual. Os tomadores de crédito podem pedir dinheiro emprestado até para seus amigos (basta que eles se cadastrem na plataforma), sem praticamente nenhuma burocracia, com segurança, facilidade, sem sair de casa, diretamente do aplicativo que pode ser instalado em dispositivos iOS ou Android.

O primeiro passo para pedir um empréstimo na Mutual é instalar o aplicativo no seu celular, criar seu perfil e preencher todos os dados que forem pedidos. É muito importante completar 100% do seu cadastro para que possa ser aprovado na plataforma e, assim, esteja apto a solicitar empréstimos peer to peer sem sair de casa.

Empréstimo para negativados na Mutual

O empréstimo para negativado foca principalmente em pessoas ou empresas que estão com restrições no nome (CPF) ou (CNPJ) empresas e portanto não tem mais acesso as redes bancárias e financeiras tradicionais para obterem crédito e empréstimos pessoais. No mercado das fintechs temos diversas plataformas online como a Simplic, Moneyman, Credisfera, Crefisa Digital e também a Mutual que oferece essa modalidade.

Continuando .. Depois de ter completado seu cadastro, é hora de pedir o empréstimo. Você poderá configurar todos os aspectos do mesmo: valor solicitado, quantidade de parcelas para quitação, melhor dia para pagamento, valor da parcela que cabe no seu bolso e, até mesmo, contratar um seguro que garantirá o pagamento para o seu investidor em caso de morte ou invalidez. Se o seu pedido de empréstimo estiver do jeito que você quer, é só publicar.

Mutual - Para quem quer pegar empréstimo

Agora, milhares de investidores cadastrados na Mutual poderão visualizar seu pedido de crédito e, avaliando as condições impostas por você, tomar a decisão de emprestar o dinheiro ou não.

Avaliação de crédito

A Mutual funciona como um “Mercado Livre de empréstimos”. Eles possuem uma ferramenta chamada “avaliação de crédito” que o tomador pode contratar, custa R$ 29,90 e é valida por um ano. Com essa avaliação, o tomador ganha um “score de crédito”, ou seja, uma reputação, como no Mercado Livre, que indica quais são os riscos que o investidor tem ao emprestar dinheiro para ele.

Os scores são:

?     – Usuário não comprou uma avaliação
AA – 25 pessoas a cada 100 podem vir a atrasar
A    – 50 pessoas a cada 100 podem vir a atrasar
B    – 70 pessoas a cada 100 podem vir a atrasar
C    – 90 pessoas a cada 100 podem vir a atrasar

O principal ponto que o investidor vai levar em consideração antes de emprestar dinheiro é o score.

Recebimento e pagamento

Quando algum investidor decidir fornecer o crédito que você precisa, você receberá o dinheiro em sua conta em até dois dias úteis. É necessário ter conta corrente ou poupança em um dos seguintes bancos:

  • Itaú
  • Bradesco
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal

Você pagará o empréstimo solicitado mensalmente através de boletos disponibilizados no aplicativo da Mutual.

Como funciona para quem quer emprestar dinheiro?

Assim como o tomador de crédito, o investidor também precisa instalar o aplicativo no seu celular, criar seu perfil e preencher todos os dados que forem pedidos. Em seguida, ele tem acesso a todas as pessoas que estão pedindo empréstimo na Mutual.

Mutual - Para quem quer investir

Ao encontrar um pedido de empréstimo interessante, o investidor deverá avaliá-lo e, se quiser, conversar diretamente com quem está solicitando o crédito e até fazer uma contraproposta. Depois de ter certeza que vale a pena investir, basta gerar um boleto no aplicativo no valor solicitado pelo tomar de crédito e fazer o pagamento.

Recebimentos – renda dos investidores

Todos os meses o investidor receberá a parcela referente ao empréstimo pessoal realizado na plataforma, já com os devidos juros aplicados na transação, podendo sacar (transferir) o dinheiro diretamente para sua conta ou, se preferir, usar o valor ganho para fazer outros investimentos P2P.

Riscos para investidores

Caso o tomador de crédito atrase o pagamento da parcela do seu empréstimo, o investidor não receberá até que a situação seja totalmente regularizada pelo tomador. Quando houver atraso, a Mutual irá realizar a cobrança, ligando e negociando a dívida com o tomador, aplicando 2% de multa + 1% de juros por mês.

O investidor não paga nada por isso e não precisa se preocupar, mas só recebe o valor atualizado com multa e juros se o tomador realizar o pagamento.

Mutual – Para quem quer empréstimo e quem quer Investir
Média 560 votos

9 Comentários

  1. Fiz uma solicitação de empréstimo e até o momento ninguém se interessou em me ajudar, preciso com urgência do dinheiro, quem puder me dá essa força aceitando o valor do meu empréstimo, é só me escolher, aguardo um investidor!

  2. Vanete Batista de Souza Tedeschi Responda

    Gostaria de uma avaliação sobre empréstimos de vocês.

  3. Alexandre Sarabando Responda

    Estou decepcionado com essa empresa, fiz a solicitação de empréstimo, porque estou precisando urgente, e assim como eu,centenas de pessoas AGUARDANDO SOLICITAÇÃO! Então para que serve a solicitação de empréstimo? Lamentável

    • Alexandre Sarabando Responda

      Já fui aprovado faz tempo só aguardando uma proposta que nunca chega

  4. Elisângela Nunes Responda

    Fiquei decepcionada com essa empresa Mutual. Disseram aprovar um pedido de empréstimo, geraram até os boletos para pagamento, porém o crédito não foi feito. Não existe suporte para o usuário, ninguém responde os contatos. Quero ver se serei cobrada por algo que não recebi.

Escreva um comentário