Finanças

Mulheres investidoras – Iniciar planejamento para investir

Confira dicas para mulheres que querem ser investidoras e desejam começar investir no mercado de investimentos em títulos e ações.

Você quer ser uma das mulheres investidoras? As mulheres têm uma engenhosidade inerente quando se trata de gerenciar as finanças. Basta observar como nossas mães ou avós gerenciavam as finanças como profissionais do gerenciamento financeiro domésticas. No entanto, quando se trata de dar um passo à frente para o planejamento financeiro e garantir sua própria criação de riqueza, a grande maioria das mulheres não vão muito à diante com esse plano.

Planejamento efetivo para mulheres investidoras

Como mulher, você, sem dúvida, enfrenta desafios únicos, como o cuidado dado as responsabilidades do trabalho ou da família, certificando-se de que você está financeiramente segura nos seus próximos anos dourados ou fazendo provisões para despesas domésticas e etc. Só faz sentido economizar e investir seu dinheiro mantendo essas necessidades em mente.

Com um plano financeiro concreto e estabelecido, toda mulher pode ficar pronta para conquistar o mundo dos investimentos, títulos de dívida privada ou públicas e ações como muitas das mulheres investidoras que já estão atuando no mercado financeiro e fazendo suas reservas renderem além do imaginado.

Os princípios do investimento são iguais tanto para homens como para as mulheres. A diferença é que com algumas dicas rápidas, as mulheres podem construir um plano financeiro muito mais eficaz. Separamos algumas dicas, confira abaixo!
Planejamento Financeiro para Mulheres Investidoras

Definição de objetivos para investimentos

Definir um objetivo para um plano financeiro é a parte mais importante do processo. Pode ser um plano para se casar, pagar a faculdade do seu filho, começar seu próprio negócio, viajar para o exterior, comprar um imóvel, enfim, algo para você. Descubra o seu objetivo, então pense em como investir para alcançá-los.

Em qual negócio fazer os investimentos?

Agora que você já está prestes a ser uma das mais novas mulheres investidoras e já decidiu o objetivo para o qual deseja começar investir seu dinheiro, é necessário procurar diferentes caminhos para tal. A maioria dos bancos oferecem taxas de juros atraentes e descontos especiais para mulheres, portanto é o momento de se beneficiar de algumas dessas vantagens.

Você pode abrir uma conta de depósito fixo como um CDB, CDI e muitos outros C’s, abrir uma conta poupança, investir em ações, títulos públicos ou privados, fundos de investimentos ou investir em qualquer outra opção que você acha que irá ajudá-la alcançar seu objetivo definido.

Se estiver em dúvida de qual é a melhor opção para concluir o seu plano, faça uma pesquisa na internet comparando os diversos produtos para investimentos oferecidos por instituições, plataformas de P2P, encontre um analista de investimentos ou consultor financeiro para ajudá-la.

Começando a investir

Agora que você já tem um objetivo definido em mente e pensou sobre as melhores opções para o seu plano de investimento, comece a investir assim que puder. Analise juntamente com o seu analista ou consultor para identificar onde você pode consegue obter rendimentos e as melhores taxas de juros para retornos dos seus investimentos.

Além disso, antes de começar investir pra valer, não se esqueça de compreender as regras, termos, condições e políticas do seu investimento. Descubra alguns hacks também.

Revisão periódica do seu plano

Após começar os seus investimentos, certifique-se de fazer uma revisão periódica do seu plano financeiro, dependendo de um aumento em sua renda ou despesa e também estar ciente e preparada para qualquer alteração nas condições do mercado.

Se algum de seus investimentos estiver rendendo uma graninha, você precisa pensar em reinvestir, diversificar e ajustar seu plano financeiro de acordo com o cenário. Em suma, faça uma revisão periódica do seu plano para garantir que você esteja no caminho certo.

Reduzindo seus investimentos

As mulheres investidoras inteligentes sempre resgatam seus investimentos no momento certo e, logo depois, calculam todas as implicações fiscais com impostos e custos extras. Seu consultor financeiro pode auxilia-lo com isso. Tenha em mãos todos os documentos necessários para realizar o resgate dos seus investimentos, sem qualquer aborrecimento.

Preparar um plano de rendimento, executá-lo, revisá-lo periodicamente, pode soar como uma tarefa difícil e complicada, mas não deixe que os números e cálculos a assustem, siga em frente! Lembre-se: elaborar um plano eficaz é o primeiro passo para que você consiga alcançar sua própria fortuna! Só não pode cair no sete erros que a maioria dos investidores comentem.

Mulheres investidoras

Um curiosidade, segundo uma pesquisa da Quorum Brasil as mulheres investidoras tendem a obter uma boa rentabilidade a longo prazo, pois fazem suas aplicações com mais regularidade e atravessam as oscilações sem mudanças bruscas na composição da carteira. O grau de informação sobre o mercado financeiro também influência a forma de investir.

Mulheres investidoras – Iniciar planejamento para investir
Média 4.273 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário