Skip to content

Mudar empréstimo e parcelas para outro banco ou financeira

Quer mudar empréstimo para outro banco? Todo cidadão precisa de dinheiro, seja do próprio trabalho, seja através de empréstimo e financiamentos. No Brasil normalmente que trabalha como assalariado e ganha pouco, vez ou outra passa pelo apuro do dinheiro do salário não conseguir durar até o final do mês, por ter gasto demais ou simplesmente porque as contas, despesas e compromissos financeiros consumiram todo o dinheiro ganho.

Atualmente muitos cidadãos brasileiros, assim como cidadãos de outros países, tem como tábua de salvação a alternativa de poder buscar em bancos, financeiras e empresas de crédito, o dinheiro que falta para terminar o mês. O resultado desta busca é pedir empréstimo, entrar no limite ou usar cheque-especial. Mas o que a grande parte dos brasileiros não sabem é que é possível mudar o pagamento das parcelas de um banco para outro e ainda conseguir um dinheiro extra com a operação.

Mudar empréstimo e parcela ?

A operação financeira se chama portabilidade de crédito, leia abaixo outros links de artigos que falam tudo sobre esse assunto tão relevante para quem deseja reduzir o valor das parcelas:
☛ Bancos que compram dívidas
☛ Vender dividas de empréstimos
☛ Portabilidade de crédito alternativa para pagar dívida mais barato
☛ Portabilidade para diminuir juros de empréstimos
☛ Transferência de empréstimo para outro banco
☛ Portabilidade vale a pena trocar ou mudaar de empréstimo

Para realizar a portabilidade você precisa ter acesso a todas as informações relacionadas ao contrato, ou seja, sobre a dívida do empréstimo, antes de solicitar a migração para outro banco, o dados mais importantes são:

  1. Saber exatamente quanto é o saldo devedor do empréstimo
  2. Informar o número total de parcelas e quantas já foram pagas
  3. Saber o número de parcelas que ainda faltam pagar e a taxa de juros atual
  4. Informa banco e detalhes do empréstimo que constam no contrato.

Mudar empréstimo e parcelas para outro banco
Para tal, entre em contato com a instituição onde você fez o empréstimo atual que eles possuem todos os dados necessários que você precisa para dar entrada em um pedido de portabilidade em outro banco. Para ficar mais fácil a compreensão, listamos seis considerações de como realizar esta modalidade de crédito que é regulamentada pelo Banco Central.

1. Tenha todas as informações do contrato original

Para contratar a portabilidade e mudar empréstimo para outro banco, você precisa estar de posse de todas as informações pertinentes ao contrato que quer portabilizar. O novo banco que trocará a dívida fornecerá uma relação de documentos necessários.

2. Negocie como o banco atual e o novo banco

Com todas as informações em mãos, encontre um novo credor e negocie as condições do novo empréstimo. Na nova transação, o montante em dinheiro liberado será usado para quitar o saldo devedor da operação antiga, o que sobrar é seu.

3. Como funciona a portabilidade de crédito

Na portabilidade uma nova instituição financeira faz a transferência eletrônica da quantidade exata em dinheiro para o banco detentor do empréstimo antigo para quitar a dívida antecipadamente. É proibido o repasse dos custos desta operação para o cliente.

4. Há regras e limitações para a portabilidade ?

Para pessoas físicas, principalmente no consignado em folha, há algumas regras:

  • O valor do novo empréstimo não pode ser maior que o saldo devedor no banco antigo;
  • O prazo da nova operação não pode ser maior que o da operação anterior.

5. Não troque seis por meia dúzia

Ao fazer realizar uma portabilidade, solicite o Custo Efetivo Total (CET) do novo credor e compare com o antigo. O CET informa quanto você vai realmente pagar pelo empréstimo. Isso facilita fazer uma comparação e avaliação mais apurada se vale ou não a pena fazer a portabilidade. Avalie também as condições do novo contrato, principalmente taxas de juros e tarifas.

A portabilidade já está regulamenta a alguns anos para transferências de operação de crédito, se você quer ou precisa reduzir suas parcelas, a portabilidade é uma excelente modalidade para isso.

Mudar empréstimo e parcelas para outro banco ou financeira
Média 534 votos