Empréstimo Empresas

Microcrédito produtivo com financiamento coletivo online

Tem micro-empresa, pequeno negócio ou comércio, então entenda mais sobre Microcrédito Produtivo e sobre Financiamento Coletivo.

Microcrédito produtivo – Muitos de nós, em algum momento, teve que conseguir dinheiro emprestado de amigos ou familiares pelo menos uma vez antes de pedir a um banco ou financeira. Isso porque é mais rápido, não requer garantias e muitas vezes, o “empréstimo com amigos e parentes” vem com taxa de juros zero.

No microcrédito produtivo ou no financiamento coletivo peer-to-peer (P2P) é algo semelhante, mas acontece em uma escala muito maior, a diferença é que os emprestadores realmente não são seus amigos ou parentes. E embora os empréstimos não sejam livres de juros, a taxa de juros aplicada nas operações em geral são inferiores à cobrada por outros credores.

Enquanto que os financiamentos através do P2P ainda não são uma febre aqui no Brasil – por enquanto o volume de negócios e pequeno – em outros lugares do mundo, a modalidade disputa com quase em pé de igualdade com o empréstimo pessoal online convencional.

O que é o Microcrédito produtivo?

O próprio nome já diz tudo, micro crédito, serve para empreendedores que possuem pequenos negócios ou empresas. Com o microcrédito produtivo seu negócio ganha fôlego e dinheiro para comprar materiais, equipamentos ou fazer melhorias no local de trabalho. A taxa de juros desse empréstimo é uma das melhores praticadas.
Microcrédito produtivo com financiamento coletivo online
O microcrédito produtivo é ideal para empreendedores formais, informais e empreendedores individuais​ que precisam de montantes entre R$ 300,00 podendo chegar até R$ 15 mil de acordo com a necessidade e evolução do empreendimento. Em geral o prazo é feito entre 03 a 24 meses, vale mencionar que a primeira contratação o prazo é de até 12 meses para reembolso.

O que é o Financiamento coletivo?

Refere-se a financiamentos sem garantias concedidos em plataformas de crédito online, normalmente não há o envolvimento de um banco ou empresa financeira. Em um banco, usa-se depósitos e reservas para emprestar o dinheiro as pessoas e empresas, em um credor P2P, simplesmente coloca investidores e mutuários juntos em uma plataforma na web através do do site ou aplicativo de crédito para que eles possam negociar um com o outro os termos do empréstimo solicitado.

Podemos chamar de financiamento alternativo entre pessoas. Nos financiamentos Lending P2P credores e mutuários devem se registrar na plataforma e passar por um processo de verificação e avaliação. Nesse modelo de crédito, o credor P2P depende de informações de agências de crédito externas e de sua própria analise para avaliar e qualificar os mutuários.

Por que eu deveria me importar em saber sobre p2p ?

Se você possui uma pequena empresa ou negócio e quer dinheiro para prosseguir, não são muitas ofertas disponíveis para captação de microcrédito, capital de giro ou financiamentos para empresas, portante, os financiamentos coletivos são uma forma alternativa com custo baixo para conseguir dinheiro rápido e barato.

Confira aqui um lista com 12 formas de obter capital para empresas e aproveitando listamos também as 12 melhores empresas de crédito online disponíveis em sites, aplicativos e plataformas online.

Então, se você quiser começar um negócio lucrativo ou aumentar seu capital de dinheiro para sua pequena empresa ou para alguma necessidade pessoal, mas não tem garantia, considerar uma plataforma de empréstimos P2P é uma ótima ideia.

P2P para pessoas ou empresas negativadas

Pode até não fazer sentido, a princípio, mas se você é um pequeno mutuário com problemas de crédito ruim, ou seja, está negativado com CPF ou CNPJ sujo e com restrição, muitas plataformas ignoram esse fato e não fazem a consulta ao Serasa e ao SPC.

Para quem esta com problemas com CPF ou CNPJ, confira as 21 opções de crédito para negativados tanto para pessoas quanto para empresas

Conclusão: microcrédito X financiamento coletivo

Em geral o microcrédito produtivo é feito por bancos e um pouco mais burocrático para a aprovação, com excessão ao Microcrédito do Bolsa Família, e com o financiamento coletivo por ser financiado por investidores as condições são mais favoráveis.

Investidores de empréstimos P2P

Agora, se você é investidor e está sendo tentado pelos altos retornos que as plataformas de empréstimos P2P oferecem, lembre-se que esse é um tipo de investimento arriscado, seja ponderado e diversifique sua carteira de empréstimos. Boa Sorte!

Microcrédito produtivo com financiamento coletivo online
Média 4.561 votos

Escreva um comentário