Skip to content

5 razões para precisar de mais dinheiro para fluxo de caixa

O que é fluxo de caixa e como ele funciona para manter o seu negócio? O fluxo de caixa é o dinheiro que está movimentado dentro e fora do seu negócio no período pré-estabelecido. Contabiliza o dinheiro que está chegando de clientes ou clientes que estão comprando seus produtos ou serviços. O capital de trabalho pode ser um problema para muitos proprietários de pequenas empresas, porque com a falta dele muitos empresários sofrem para pagar custos e despesas fixas e variáveis.

Como obter mais dinheiro para o fluxo de caixa

Pense no “fluxo de caixa” como uma represa que quando aberta gera energia para uma cidade, mas nesse caso é a sua conta corrente da empresa. Se mais dinheiro estiver entrando do que saindo, você estará em uma situação de “fluxo de caixa positivo” e você terá o suficiente para pagar todas as suas contas.

Se mais dinheiro sair do que entrar, você corre o risco de ficar descoberto, e precisará encontrar dinheiro para cobrir seus gastos mensais. É por isso que as novas empresas geralmente precisam de pegar financiamento de capital de giro para empresas, sob a forma de um empréstimo comercial ou linha de crédito empresarial, para cobrir a falta de fluxo de caixa. Abaixo listamos algumas estratégias caso você esteja no mesmo barco.

Você está fazendo pagamentos manualmente

Mudar seus pagamentos para automáticos poder ser revolucionário para ajudar você projetar o meu negócio para o próximo nível. Tenta esse formato, depois de alguns meses você vai perceber uma enorme redução significativa no número de pagamentos em atraso.

Claro que poderá acontecer uma falha ou outra de vez em quando, mas não tão frequentemente quanto costuma acontecer quando resolvemos pagar manualmente.

Você está faturando apenas uma vez por mês

Este é um truque de fluxo de caixa que todo empresário cedo ou tarde terá que aprender. Em vez de esperar até o final do mês para faturar seus clientes, faça-o a cada duas semanas ou semanalmente. O fomento mercantil ou factoring pode ajudar com antecipação de recebíveis.

Isto é especialmente útil se você estiver lidando com prazos de pagamento líquidos de 30 ou 60 dias para aguardar o pagamento. Desta forma, você tem dinheiro imediato sempre que precisar e não terá que esperar a fatura vencer.

Outra forma é tentar negociar pagamentos maiores em duas ou três vezes dentro de um período específico, ex: um meio do projeto e a outra metade quando um serviço ou projeto foi concluído.

Você não está tentando obter dinheiro antecipadamente

Para quem decidiu começar um negócio com pouco capital, certamente terá que encontrar opções para aliviar a falta de dinheiro no fluxo de caixa, um delas é pedir pagamentos na forma depósitos antecipados ou calção. Isso não funciona para todos os clientes, mas você ficaria surpreso como este tipo de procedimento não é alheio aos clientes e muitos concordarão.

Você ainda está lidando com cheques

Trabalhar com cheque é um dos maiores riscos para empreendedores. Se você tem clientes pagando com cheque provavelmente está lidando com muitos pagamentos atrasados. O ideal é sugerir que eles paguem com faturas (duplicatas), cartão de crédito ou transferência direta.

Não seja preguiçoso

Todas as dicas aqui sobre fluxo de caixa que mencionamos até este ponto referem-se a condições e estratégias para pagamentos específicos. Então, verifique se algum deles se encaixa para seu negócio ou empresa e mãos a obra. Agora eu quero falar sobre um grande problema que vejo entre os empresários que é – a falta de previsão.

Muitas vezes empresários conseguem acordos de grandes projetos e perdem a oportunidade por pensar que não poderiam lidar com ele. Quando o projeto em andamento termina, eles percebem que não têm nada alinhado para iniciar e começam a se assustar.

Você pode evitar isso tudo se você estiver sistematicamente estruturando seu negócio ou empresa para se envolver em múltiplos projetos consistentemente. Se você não parar de aceitar trabalho, então você experimentará menos problemas no seu fluxo de caixa.

Conclusão final

O fluxo de caixa é um problema para muitos donos de empresas? Pode ter certeza que é. Tem que ser assim? Na verdade não. Ao construir sua estratégias corretamente e tomar as precauções financeiras e estruturais adequadas, você pode ter fluxo de caixa mais estável e planejar melhor suas finanças e o futuro da sua micro, pequenas ou médias empresas.

5 razões para precisar de mais dinheiro para fluxo de caixa
Média 514 votos