Informações Úteis

Lista negra de empréstimo e crédito

Como é possível tirar o nome da "Lista negra de empréstimo"? Descubra como sair da "Lista Negra" dos bancos e financeiras para ter crédito e empréstimo aprovado

Lista negra de empréstimo e crédito
Existe ou não existe a tal da lista negra de empréstimo e crédito em bancos e financeiras no Brasil? Taí um questão que nunca será provada. Mas o fato é que todos nós passamos pode passar por dificuldades financeiras, de uma forma ou de outra, ou em algum momento da vida. Enquanto alguns de nós conseguiram sair dos problemas financeiros com inteligência e administração das dívidas, outros levantaram a bandeira branca e ficam inadimplentes com seus empréstimos e obrigações financeiras.

Ao ficar inadimplente, o mutuário terá o seu nome e registros financeiros contabilizados com histórico de crédito ruim, ou seja, a pessoa ficará como o nome sujo e negativado nos órgão de proteção, e dependendo da operação essa pessoa se juntará as fileiras como outros inadimplentes na “lista negra para crédito e empréstimos”. Caso você se encontre neste limbo do crédito, quais são as coisas mais sensatas que você pode fazer?

Talvez não seja o seu caso, no entanto muitas pessoas estão limitadas à pensar que a economia doméstica é o suficiente para garantir que planos financeiros sejam à prova de falhas. Porém, a vida financeira tem suas voltas e voltas, e numa dessas voltas algo pode perturbar a estabilidade financeira de uma família ou de uma pessoa individualmente.

Como amenizar problemas financeiros?

Fazer pequenos investimentos pode não ser tão aconselhável, mas é essencial para poder maximizar sua segurança financeira, para conseguir dinheiro extra e assegurar que no futuro caso haja problemas, financeiramente você tem recursos para segurar as pontas por algum tempo. Se você têm objetivos específicos, poderá torná-los real com o passar do tempo através de investimentos ou a economia de recursos financeiros mês a mês.

“Lista negra” e o processo de tornar-se parte dela

No mundo do mercado financeiro, o mais provável é que exista mesmo a famosa “lista negra”, ela registra indivíduos e grupos que se tornaram inadimplentes quando contraíram dívidas e logo após entram numa série de não pagamento sendo classificados como mal pagadores. Quando o nome de uma pessoa entra na “lista negra”, torna-se mais difícil para essa pessoa candidatar-se a serviços financeiros dos bancos. Nota: algumas instituições fazem a oferta de empréstimo para negativado.

Como uma pessoa fica registrada em uma lista negra de crédito? O principal motivo pelas quais as instituições financeiras negam as facilidades de crédito aos mutuários é a sua história de crédito sombria. Os fatores que contribuem para o histórico de crédito ruim incluem dívidas não pagas existentes, mau pagamento de crédito e inadimplência do empréstimo. Com tudo isso, a pessoa acaba por ter seu nome negativado pela agências reguladores de crédito, esta lista fica disponível para bancos afiliados. Em outro caso, quando uma pessoa solicita um empréstimo, os bancos pesquisam suas próprias listas de registro de crédito e nega o empréstimo pessoal ou financiamentos em geral.

Como você pode sair da “lista negra”?

Felizmente, uma pessoa com nome negativado ou dividas ocultas nas instituições podem se redimir das suas ações de mal pagamento anteriores. Embora esse caminho não seja fácil e o processo seja demorado. Pagar as dividas, essa é apenas uma maneira de reparar seu crédito ruim e remover seu nome da “lista negra para crédito e empréstimo“:

Pagar suas dívidas e pendências de crédito

Se você tiver crédito e empréstimos pendentes e quiser limpar seu nome do SPC, SCPC e Serasa, a melhor coisa que você pode fazer é pagar suas dívidas e limpar seu nome dos registros legais e listas individuais dos bancos e financeiras. Se você quer liquidar seu saldo de débitos com termos mais favoráveis, você deve falar com o banco para quitar e negociar suas dividas com descontos, com juros e multas mais baixas, além de melhores condições de pagamento.

Uma vez que você finalmente tenha liquidado com seus débitos com empréstimos, peça ao banco, cartório ou junta comercial que emita um certificado de pagamento total. Infelizmente no Brasil não existe uma agência de crédito nacional que sirva como banco de dados de crédito universal para todas as instituições financeiras.

Na ausência de uma agência centralizada de crédito, os riscos envolvidos nos empréstimos são mais elevados e torna o mercado de produtos e serviços financeiros muito limitado.

Bom, acredito que já deu pra entender que a única maneira de sair da “lista negra” é resolver todas as suas dívidas. Embora digam que essa lista não exista, ainda assim seu registro no Serasa ou SPC negativado impedirá que você consiga empréstimos e outros produtos bancários no futuro.

Lista negra de empréstimo e crédito
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Comentários fechados