Skip to content

Linhas de Crédito Pessoal

Linhas de crédito pessoal são oferecidas por instituições bancárias e Financiadoras de produtos financeiros por todo o Brasil para todos os tipos de perfis de clientes. São diversas linhas de crédito pessoal e empréstimos como: Limite de Crédito, Crédito Imobiliário, Crédito Direto ao Consumo (CDC), Leasing, Cheque Especial e Cartão de Crédito, Capital de giro e muito mais.

O que são linhas de crédito pessoal

Os principais critérios adotados pelas instituições financeiras para concretizar a liberação das linhas de crédito pessoal e empréstimos são: O primeiro passo é fazer uma análise para saber se o cliente possui os requisitos básicos para realizar a operação financeira. Segundo para que ocorra uma análise mais apurada e verificar os riscos da concessão da operação de crédito para pessoa física, é preciso passar por algumas fases distintas durante o processo para aprovação.

Uma linha de crédito pessoal é um empréstimo pessoal bancário ou alternativo que se assemelha a um cartão de crédito no sentido de que você tem um montante de empréstimo específico (comparável a um limite de cartão de crédito) que pode ser usado para qualquer finalidade, conforme e quando necessário.

A linha pessoal de crédito em geral não pede garantia, portanto, para obter uma, você provavelmente precisará de uma pontuação de crédito boa e ter um histórico de pagamento de dívidas sem pendências. As linhas pessoais de crédito são usadas principalmente para projetos de reforma da casa, ajudar a pagar pelos custos das férias, contas médicas, comprar móveis novos ou pagar as mensalidades da faculdade.

Existe um processo feito para que o mutuário tenha uma linha de crédito:

  1. Análise cadastral
  2. Análise de idoneidade
  3. Análise financeira
  4. Análise de relacionamento
  5. Análise patrimonial
  6. Análise de sensibilidade

O objetivo desse processo é salvaguardar o tomador do crédito, que em muitos dos casos não possuem capacidade financeira suficiente para arcar com mais despesas de novas linhas de crédito por ter outras pendências e compromissos financeiros, e nesse caso poderia acabar se endividando ou entrar num superendividamento, ou seja, dívidas além da conta.

Verificação de restrições de crédito e pontuação

Os bancos e financeiras fazem uso desse método tanto para analisar o tipo de linhas de crédito pessoal que mais se adeque ao cliente, quanto para verificar se há possibilidade de conceder o recurso financeiros solicitados.

Na análise de crédito em linhas de crédito pessoal, os bancos e financeiras sempre verificam se o cliente possui restrições no Serviço de Proteção ao crédito (SPC) e na Centralização de Serviços de Bancos (Serasa); outro dado verificado é o histórico de crédito do cliente na instituição e a também a capacidade financeira, baseada na comprovação de renda.

Onde encontrar linhas de crédito pessoal

Uma vez o cliente ter passado pela aprovação, as instituições bancárias e financeiras oferecem ao cliente as melhores linhas de crédito ou empréstimo pessoal, liberam limites e financiamentos pré-aprovados etc, de acordo com o perfil e condições do cliente ou proponente ao crédito.

Linhas de Crédito Pessoal
Média 538 votos