Skip to content

Linhas de crédito para inovação: onde encontrar ?

Crédito + Inovação = Crédito para Inovação. Hoje a palavra do momento é inovação. As grandes empresas e o mercado como um todo estão ávidos por novidades, tecnologias que transformam a vida das pessoas e ideias que podem fazer a diferença. Quem pretende inovar, no entanto, sabe como é difícil o começo de um projeto ou negócio. Encontrar investidores que confiem na sua ideia ou plano pode ser uma empreitada desafiadora.

Apesar das dificuldades, inovar pode ser rentável. Encontrar investimento requer paciência, mas é possível sim.  As perspectivas de crédito e apoio estão em diversos lugares, basta ter em mente qual o melhor para procurar os recursos que necessita.

Entender por onde começar, esse é uma fator que precisa ser vencido. Muitas empresas oferecem linhas de crédito, empréstimos e financiamentos, inclusive os coletivos e colaborativos. Bancos privados também estão na jogada, além dos bancos do governo federal.  No entanto, saber qual deles é o certo para sua ideia requer estudo, pesquisa e comprometimento. Saber informações de ante mão pode ajudar o “empreendedor inovador” a procurar recursos e linhas de crédito para suas ideias com mais clareza e propriedade.

Onde encontrar crédito para inovação?

Considerar o melhor investimento para seu projeto requer conhecer sua empresa e sua ideia profundamente. Os empréstimos estatais são uma boa forma de você conseguir apoio. Bancos como a Caixa e o Banco do Brasil oferecem bons serviços. As taxas de juros são menores e as condições mais facilitadas. O BNDES oferece um cartão de crédito que você pode utilizar para realizar um empréstimo com a entidade. As taxas de juros e as condições são acessíveis para quem está procurando recursos para inovar e colocar a empresa no mercado.
Linhas de crédito para inovação
Na área de pesquisa cientifica, quem pode auxiliar com recursos é o Funtec, ou Fundo Tecnológico.  Esta fundação é ligada ao BNDES e tem como objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico e a inovação de interesse estratégico para o país. A Financiadora de Estudos e Projetos, Finep, através do Programa de Investimento Direto em Empresas Inovadoras, também oferece linha de crédito para inovação.

O objetivo do FINEP também é fomentar à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Estas entidades existem para auxiliar no desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

Financiamentos coletivos para ter recursos na hora inovar

Além destes canais mais tradicionais, existem outras opções que você utilizar para conseguir fundos para sua ideia. Com a tecnologia e principalmente com a economia colaborativa sendo um dos principais motores do século XXI, os financiamentos coletivos têm se tornado uma opção viável para quem precisa de meios para colocar sua ideia funcionando.

As duas principais formas de financiamentos coletivos hoje são o crowdfunding e o empréstimo peer-to-peer (p2p). Estas transações têm feito cada vez mais adeptos já que não há a necessidade de um banco como intermediário deste empréstimo.

No financiamento crowdfunding você pode utilizar plataformas digitais, como sites ou aplicativos e até mesmo as redes sociais para conseguir recursos para sua ideia.  A mesma coisa ocorre com o “empréstimo p2p”. O empréstimo p2p é uma nova modalidade de conseguir empréstimos sem precisar necessariamente passar por bancos. Neste tipo de crédito, você também utiliza plataformas digitais como sites e aplicativos para se conectar com seus investidores.

Cada plataforma tem suas próprias condições. Desta forma, antes de solicitar seu empréstimo e utilizar este tipo de linha de crédito, entenda bem como a plataforma realiza toda a transação e como funciona seus termos e condições.

Percebeu que as possibilidades de linha de crédito para novas ideias são muitas. Você só precisa saber qual a melhor para você. Não podemos esquecer os Investidores Anjos.

Escolher linha de crédito: fazer empréstimo de forma segura

Procurar investimento para sua ideia é uma ótima maneira de começar com o pé direito seu projeto. No entanto, você também deve saber exatamente onde está se metendo. Para conseguir o crédito, você deve estar com seu projeto bem definido e conhecendo muito bem os prós e contras das suas ideias.

Antes de assinar qualquer contrato de empréstimo, saiba quais são todas as probabilidades de erros e acertos e um bom plano de pagamento dos reembolsos. Também é importante saber se as taxas de juros são compatíveis com seu bolso e se ela tem o custo mais barato do mercado. Calcule muito bem para que não se arrependa no futuro.

Avalie todas as oportunidades e condições das linhas de crédito para inovação para saber qual a melhor para sua empresa e projeto. Sua ideia merece esforço, dedicação e investimentos.

Linhas de crédito para inovação: onde encontrar ?
Média 4.420 votos