Limpar o Nome

Por que limpar seu nome do SPC, SCPC e Serasa?

ter o nome limpo não só abre portas em bancos e financeiras para crédito pessoal, empréstimos e financiamentos de bens, como também facilita vagas de empregos em empresas..

Por que limpar seu nome? Quer limpar o nome gratuitamente sem pagar as dívidas? Renegociar dívidas para “limpar nome” dá certo?‎ Ter o nome sujo na praça ou estar com restrição não só atrapalha realizar operações de crédito como também muitos outras coisas importantes na vida de um cidadão.

Vale lembrar que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) já determinou que qualquer todo ou qualquer empregador tem o direito de definir a forma, as regras e as condições para a contratação de um funcionário, inclusive com direito de consultar ao SPC e Serasa, ou seja, consultar os cadastros de restrição de crédito.

Na visão do TST, não há aparo legal para proibir ou impedir que a consulta aos cadastros de restrição ao crédito SPC, SCPC ou Serasa seja feita antes da empresa contratar o funcionário. O processo de eliminação pode ser concluído antes mesmo do candidato ao emprego chegar a fase de entrevistas. Olhando desta vista, ter o cidadão que tem o nome sujo pode ser barrado em qualquer vaga de emprego que concorrer.

Não é de hoje que todos nós sabemos que esta negativado por causa de inadimplência por si só já causa diversos efeitos nocivos financeiramente e outros muitos contratempos ao cidadão. Com nome sujo, o cidadão tem recusa na solicitação da maioria de crédito no sistema financeiro, não pode abrir conta corrente, cartão de crédito somente em muitos poucos casos (pré-pagos), etc.limpar seu nome do spc e serasaPortanto, já deu pra entender que além de ficar muito difícil pedir empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito, quem está procurando por uma vaga de emprego e esta com restrição no nome, a principio deve renegociar as dividas e reestabelecer a limpeza do nome o quanto antes.

E por falar nisso, só não vale se desesperar e sair por ai contratando qualquer empresas que diz limpar o seu nome, evite esse tipo de contratação, principalmente essas empresas na internet que garantem limpar o seu nome com a exclusão do SPC e Serasa sem ter que quitar a dívida completamente. Não existe milagre para limpar o nome.

Vamos recapitular como são as únicas formas que um cidadão tem para ter o seu nome sem restrição, são três as formas:

1ª – Liquidando a dívida à vista ou renegociando.
2ª – Aguarda o prazo de 5 anos de inadimplência para “caducar” ou;
3ª – Entrando com processo judicial.

Vale mencionar que quando o devedor quita suas pendências, o credor deve excluir o nome do consumidor do cadastro do SPC ou Serasa os mais comuns em até 5 dias úteis. O prazo vale tanto para pagamentos a vista quanto para débitos parcelados. Pelo artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor, o nome do consumidor deve ser excluído dos cadastros negativos após 5 anos, mesmo se não quitou a dívida.

No entanto, as restrições saem apenas do SPC e Serasa, ficando o devedor com restrição interna na instituição ou empresa que levou o calote, vamos ao exemplo: você deixou caducar R$ 6.500 no banco Santander, passados os cinco anos, seu nome saiu do SPC ou Serasa dependendo do débito, no entanto, conta no sistema interno do banco a pendência. Em todas as empresas ligadas ao Santander vai constar essa restrição interna, apesar do seu nome estar limpo para as demais instituições.

Portanto, ter o nome limpo não só abre portas em bancos e financeiras para obter crédito, empréstimo pessoal e financiamentos de bens, como a de empregos e vagas em empresas.

Por que limpar seu nome do SPC, SCPC e Serasa?
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

14 Comentários

  1. Ana maria santos lima Responda

    Gostaria dê limpa meu nome no bradesco ver boa proposta p mim por favor

  2. Leila Soares de Queiroz Ferreira Responda

    Preciso de 50.000 para limpar meu nome o que fazer.

  3. maria da conceiçao silva Responda

    gostaria de saber se quem tem o nome sujo porde ta pegando un emprestimo

  4. valdenor alves da cirqueira Responda

    estou com meu nome sujo, por motivo de ter comprometido boa parte do meu salario com gastos de campanha politica, e depois fiquei sem apoio e sem o meu salario. meus negocios foram tudo de agua abaixo. preciso humildemente arrumar um jeito de pagar esses debitos e limpar meu nome da praça. eu devo RS 8.000, sera que tem um jeito da Empresa me seder esse valor.

  5. preciso de um empréstimo de 60.000,00 mais minha conta estourou deu linha 12 nos meus cheques
    meus carros estão todos financiado .. assim mesmo consigo um empréstimo ?

  6. edmilson alves peixoto Responda

    gostaria nuito de limpar o meu nome mas sera que existe possibilidade de tirar um emprestimo com o nome sujo gostaria de reunir minha divida em uma so porque somente assin fica mai facil de pagar eu estou devendo 4 mil reais .

Escreva um comentário