Coletivo

Kickante – Crowdfunding e Financiamento Coletivo

O Crowdfunding, a resposta certa para projetos que precisam de dinheiro. Conheça o financiamento coletivo para tempo de crise!

A Kickante é uma das maiores plataformas de crowdfunding (financiamento coletivo) do país. Fundada pelos irmãos Candice Pascoal e Diogo Pascoal, em pouco mais de 3 anos de existência, apresenta uma arrecadação que ultrapassa os 30 milhões de reais. Milhares de causas podem ser financiadas com a ajuda da plataforma.

Hoje, a Kickante figura entre as opções preferidas de artistas, empreendedores, ativistas, atletas e demais inovadores que querem tirar seu projeto do papel. Diferentemente de uma plataforma de empréstimo, onde quem recebe o crédito precisa devolver o valor acrescido de juros, a Kickante funciona como uma intermediadora entre pessoas que precisam de dinheiro para uma causa e apoiadores que buscam projetos para apoiar sem exigir nada em troca.

Embora diferente de um empréstimo coletivo ou pessoal, os apoiadores de uma causa na Kickante, além de contribuírem para a concretização de um projeto, recebem recompensas de acordo com o montante doado. Para cada contribuição, o organizador do projeto determina uma recompensa exclusiva para seu apoiador. Doando R$ 30,00 para uma causa, por exemplo, o apoiador pode ganhar como recompensa uma caneca exclusiva do projeto. Se doar R$ 300,00, sua recompensa pode ser mais interessante e exclusiva.

Kickante – Crowdfunding funciona mesmo no Brasil?

Sim, funciona! De acordo com pesquisas do Banco Mundial, essa modalidade de financiamento está se tornando um mercado bilionário no mundo todo e o Brasil não fica de fora. A Kickstarter, maior empresa americana do segmento, já movimentou mais de 820 milhões de dólares, mas as brasileiras também estão acelerando o ritmo.Kickante - Crowdfunding e Financiamento Coletivo

O crowdfunding é a solução perfeita para projetos que estão precisando de fundos em tempo de crise, em um país onde é tão difícil conseguir um financiamento bancário ou um empréstimo através das leis de incentivo. No Brasil, a Kickante é um dos destaques da área de financiamento coletivo. Tahiana D’Egmont, presidente-executiva da empresa, imagina que até 2025 o Brasil deverá corresponder a cerca de 10% do capital levantado em crowdfunding no mundo todo, algo em torno de 90 bilhões de dólares.

Tipos de campanha da Kickante

Campanha tudo ou nada

Nesse tipo de campanha, você recebe o dinheiro apenas se atingir ou ultrapassar a meta estabelecida. Se isso não acontecer, todas as doações são devolvidas para os apoiadores. Veja as características:

  • O prazo máximo para arrecadação é de 60 dias;
  • Não é preciso pagar nada para lançar uma campanha;
  • Se você atingir ou ultrapassar a meta definida, receberá o dinheiro arrecadado e a Kickante ficará com 12% do valor como taxa de administração.

Esse é o tipo de campanha ideal para quem precisa de 100% da meta para executar seu projeto.

Exemplos de projeto que podem utilizar a campanha “tudo ou nada”: escritores ou artistas que precisam de um valor determinado para imprimir um livro ou CD e ONGs que precisam de um valor mínimo para cumprir uma missão.

Campanha flexível

Nesse tipo de campanha, mesmo se não atingir a meta estabelecida, você recebe o valor arrecadado até o último dia de arrecadação. Veja as características:

  • Assim como nas campanhas “tudo ou nada”, o prazo máximo para arrecadação também é de 60 dias;
  • Não é preciso pagar nada para lançar uma campanha;
  • Caso a meta não seja atingida, você recebe o valor arrecadado e 17,5% do valor vai para a Kickante como taxa de administração; porém, se você lançar uma campanha flexível e conseguir atingir ou ultrapassar sua meta, a taxa de administração cai para 12% como nas campanhas “tudo ou nada”.

Esse é o tipo de campanha ideal para projetos onde qualquer quantia arrecadada é bem-vinda.

Exemplos de projeto que podem utilizar a campanha flexível: escritores ou artistas que já possuem um valor mínimo para seus lançamentos, mas querem obter mais dinheiro para aumentar sua divulgação e suas vendas e ONGs com causas constantes que podem utilizar qualquer valor em suas missões.

Contribuições, recompensas e reembolsos da Kickante

Contribuições

Todos podem contribuir para qualquer campanha que ainda não tenha sido encerrada. O interessado deve acessar a página correspondente, clicar em “Contribuir”, escolher o valor desejado e fazer sua doação. É possível fazer o pagamento com boleto bancário ou cartão de crédito e até parcelar a contribuição em até 6x. Não se preocupe: o dinheiro será entregue antecipadamente ao organizador da campanha.

Recompensas

Algumas campanhas podem oferecer incentivos aos apoiadores em troca de sua contribuição e, como dissemos, eles variam de acordo com o valor doado. O que o apoiador precisa entender é que, em alguns casos, a recompensa pode demorar para chegar, afinal, ele não está fazendo uma compra online e sim participando de uma campanha de crowdfunding. Sempre que fizer uma doação, cheque os prazos de entrega da recompensa e não se preocupe se demorar um pouquinho.

Reembolsos

Os apoiadores que participarem de uma campanha no modelo “tudo ou nada” poderão ser reembolsados se a mesma não atingir a meta determinada pelo seu criador. Se preferirem, poderão repassar o valor previamente doado para outra campanha a sua escolha. O processo é realmente muito simples e seguro.

Kickante – Crowdfunding e Financiamento Coletivo
Média 4.332 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário