Empréstimo

Investir em Peer to Peer Lending – Empréstimo Fora do Banco

Entenda como investir em peer to peer lending P2P com investimento em empréstimo coletivos com rentabilidade e retornos mensais excelentes..

Investir em peer to peer lending – Há alguns anos atrás o empréstimo social ou comunidade de empréstimo FairPlace tentou desembarcar por aqui no Brasil e foi severamente hostilizado pelo sistema financeiro da época por se sentiram ameaçados pela novidade e usaram seu grande poder de Trust como forças econômicas e conseguiram suprimir o novo modelo de financiamento de empréstimo no Brasil.

Mas hoje a história é outra, as fintechs financeiras, as startups e plataformas de empréstimos online entre pessoas e para empresas não só emprestam dinheiro fora dos bancos e financeiras como ainda é possível fazer investimentos nessas empresas para lucrar com as operações financeiras concedidas aos tomadores de crédito.

Depois de alguns anos surge no mundo todo e também no Brasil com força total, as empresas de empréstimos que usam a tecnologia como fonte principal de facilidade e desta vez os bancos e instituições financeiras não tiveram força política e nem conchavos para barrar este movimento que promete mudar toda a forma como vimos até hoje de se relacionar com empréstimos e a tomada de crédito com essas empresas. Inclusive tudo feito 100% online através de dispositivos como o celular de qualquer lugar do planeta – que tenha internet, é claro!
<h2>O que é Peer to Peer Lending?

O empréstimo social ou comunidade de empréstimos mudou de nome, atualmente é chamado de empréstimo Peer to Peer, também conhecido como P2P Lending, é uma inovação financeira que conecta pessoas com outras pessoas cadastradas no sistema que buscam por empréstimo pessoal não garantido, quem empresta são investidores que procuram obter retornos mais altos em seus investimentos.
Investir em Peer to Peer Lending

Tecnologia Blockchain para P2P

Quem faz a mágica acontecer são as tecnologias inteligentes por detrás das plataformas. Uma delas é “tecnologia Blockchain” que permite a remoção de instituições bancárias centralizadas e movimenta empréstimos nas mãos de redes peer-to-peer lending, ou seja, substitui o gerente por uma solução tecnológica e permite taxas de empréstimos muito mais competitivas e interessantes.

Qual o risco de investir em peer to peer lending?

Uns querem pegar empréstimo pessoal, mas por outro lado tem milhares de pessoas que querem é emprestar dinheiro para os outros, ficou claro? Então se esse é o seu caso de querer investir em plataformas de empréstimo e financiamento coletivo peer to peer lending? É preciso antes de tudo entender quais são os riscos.

No Brasil temos dezenas de modalidades de investimento e esse com empréstimos entre pessoas não é diferentes e como qualquer outro tipo de investimento você precisa entender que existem alguns riscos e por consequência vai haver algumas perdas de dinheiro. Para quem pretende ter um retorno razoável e dentro da expectativa, um investidor deve compreender os prós e contras para investir de maneira consistente.

Como falei nos parágrafos acima, aportaram aqui no Brasil algumas dezenas de plataformas que oferecem o empréstimo peer-to-peer lending entre elas:

Existem muitas outras plataformas para investir em peer to peer, elas estão por ai na internet a sua disposição, vale lembrar da febre das Crowdfunding que conseguia dinheiro com ajuda e colaboração das pessoas que tinham interesse. Investir em dólar, ouro, ações, tesouro direto e peer-to-peer é como um jogo, e como todo jogador, se prepare!

Entenda como ser um investir no peer to peer

Tudo que fazemos depende de aprender, entender e se posicionar de forma eficiente e para isso evoluir ainda mais. Procure sempre atuar nas plataformas que você vai investir em peer to peer lending para fazer a diferença.

Entenda como ser um investir no peer to peer
Entenda como ser um investir no peer to peer lending

Cada plataforma de empréstimo (marketplace) tem suas própria políticas, termos e regras para o bom funcionamento do sistema com um conjunto. Essas regras variam por inúmeros fatores, desde as analise dos proponentes até as taxa de juros e forma de liberar o crédito.

Normalmente as plataformas trabalham no sistema de leilão ou de taxa de juros pré-fixada, entenda quais são os prazos de recebimento e de pagamentos, etc. É fator imprescindível que o investidor leia cada letra do manual para não ficar boiando no espaço. Conheça tudo sobre o peer to peer lending para começar a investir em peer to peer.

Diversifique seus investimento em várias plataformas P2P

Após aprende os conceitos básicos e avançados tudo que é preciso acessar os sistema para ver como funciona para começar fazer seus investimentos! Porém, o conselho é para diversificar. Essa é a principal disciplina que todo investidor tem quer ter na sua mente, nunca coloque todas as fichas em apenas uma jogada.

O empréstimo para empresas P2P e empréstimo coletivo entre pessoas pode oferecer excelentes taxas de juros para os contratantes do crédito e ótimo retorno financeiros para os investidores.

Comece com poucos montantes e a medida que for entendo como o eco-sistema funciona e quais os verdadeiros riscos e lucros, vai aumentando esse percentual gradativamente.

Rede P2P – Invista seu dinheiro de forma consciente

Existe uma vasta rede de P2P e comunidades P2P para investir o tanto quanto seu bolso tiver fundo, no entanto, antes de iniciar qualquer investimento, verifique, analise e conheça a plataforma e empresa jurídica por trás das transações.

Percebeu que é válido e seguro, se torne um investidor constante e frequente. Com o tempo ficará fácil descobrir alguns atalhos que farão você ser cada vez mais assertivo nas escolhas de quem vai emprestar seu dinheiro. Vale mencionar que a maioria das plataformas possuem softwares e ferramentas digitais especificas para ajudar você com seus investimentos em peer to peer.

Perfil de investidor: Qual é o ideal para peer-to-peer lending?

Conservador : O perfil do investidor conservador é aquele que tem pouca tolerância aos riscos existentes no mercado financeiro. Quer garantir sua rentabilidade sem ter que lidar com a possibilidade de perdas futuras.

Arrojado:  Ao contrário do conservador, o perfil de investidor arrojado não tem medo de enfrentar o mercado financeiro. Procura uma rentabilidade alta, mesmo que isso represente o risco de perdas futuras.

Moderado: Se você viu características semelhantes às suas tanto no perfil conservador, quanto no perfil arrojado, então você já descobriu qual é o seu perfil: você tem um perfil de investidor moderado. O moderado quer garantir uma boa rentabilidade, mas não quer abrir mão da segurança.

Peer to Peer: inadimplência para investidores

Pois é, assim que funciona, chutes na trave ou chutes para fora faz parte do jogo de emprestar dinheiro pela internet sem intermédio de bancos – peer-to-peer -, Por mais experiente que você seja ao investir em plataforma, sempre haverá um percentual de emprestadores que deixaram de honrar seu compromisso de pagara as parcelas em dia.

Ao se cadastrar na plataforma de P2P lending, busque informações consistentes de qual é taxa média de default para quem esta investindo, e se planeja de acordo com essas informações

Os investimentos em plataformas de empréstimo para empresas e pessoas no sistema coletivo atualmente são excelentes alternativas para quem quer ganhar um dinheirinho nesse tipo de aplicação.

Sucesso para você que vai investir em peer to peer.

Investir em Peer to Peer Lending – Empréstimo Fora do Banco
Média 3.939 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário