Skip to content

Investimento inovador: Porque investir em P2P ?

Escolher onde colocar o seu dinheiro é uma decisão importante. Exige muita pesquisa, conversa e tempo com aprendizado. Sabemos que empreendimentos e investimentos são uma parte fundamental na vida de qualquer empreendedor e empresário, e por isso estas três ações não podem ser negligenciadas ou realizadas de qualquer modo.

Quando o seu investimento ajuda outras pessoas com negócios, a sensação de realização é maior do que se pode imaginar. Por isso, muita gente tem descoberto os empréstimos colaborativos. Este tipo de rede de apoio tem feito muitos empresários bem sucedidos e seus investidores ficarem muito felizes com os resultados.

O empréstimo P2P, embora tenha riscos, tem se provado uma maneira garantida de obter retorno e, principalmente, manter a economia girando. Entenda como este processo funciona e porque ele pode ser benéfico para você e o seu negócio.

O que significa ser um investidor P2P ?

Ser um investidor P2P significa que você irá investir em uma empresa ou algum projeto, juntamente com outras pessoas através da tecnologia.  Este investimento é totalmente diferenciado, já que ele não precisará passar por bancos.

P2P, vem do inglês, ponto a ponto, significa que, além da plataforma ou tecnologia, não existe intermediário entre o investidor e quem está solicitando o crédito. No P2P você utiliza uma plataforma para conseguir este benefício. As plataformas de P2P Lending são sites que conectam empresas ou em muitos casos pessoas físicas, que estão buscando empréstimos com investidores.
Investimento inovador: por que investir em P2P
Existem diversos projetos que você pode escolher. Desde financiar imóveis, créditos estudantis até mesmo startups que estão começando. Trata-se realmente de um processo em que há uma colaboração mútua entre as duas partes. E a tendência é que esse tipo de colaboração cresça a cada ano.

Como se tornar um investidor P2P ?

Para quem deseja se tornar um investidor P2P, ou participar como sócio em empréstimos coletivos, o processo é bem simples. Basta baixar uma plataforma P2P.  Depois disso, você se cadastra para encontrar o melhor investimento. O cadastro é simples, você só irá precisar responder algumas perguntas e colocar alguns dados para que tudo seja feito de forma correta.  Enfim, você está pronto para investir.

Todos podem se tornar um investidor P2P, já que não existe tanta burocracia quanto aos bancos na seleção de quem irá poder financiar os projetos ou não. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas estão aptas para realizar este tipo de transição, embora você deva checar as exigências de cada plataforma.

Conheça alguns benefícios de ser um investidor P2P

Se tornar um investidor de empréstimos P2P tem inúmeras vantagens. Primeiramente, você não precisa lidar com todos os entraves dos bancos para empreender. O retorno também é bem mais garantido e facilitado. Existem plataformas cuja rentabilidade pode chegar a 120% até 180% do CDI.

Outro detalhe importante, é que a maioria das plataformas não tem custo de adesão e são bem seguras e garantidas. Um dos pontos positivos deste investimento é que o capital não fica mobilizado e indisponível, como ocorre no CDB e no tesouro direto. Todas estas vantagens contam muito na hora de procurar um investimento.

Estude, analise e verifique muito bem para onde está indo seu dinheiro. Com certeza se tornar um investidor P2P pode ser um bom negócio.

Existem riscos na hora de investir nos empréstimos colaborativos ?

Em qualquer transação sempre irão existir riscos. Investir no empréstimo compartilhado não deixa de ser diferente. O maior risco do empréstimo Peer-to-Peer é, claro, a inadimplência de quem fez a solicitação. No Brasil, isto não ocorre muito, já que todos os empréstimos são realizados pelas plataformas que podem ajudar o empreendedor a se proteger quanto a isto.

Os especialistas recomendam não investir todo o seu dinheiro em apenas um local. Escolha mais de um beneficiário. O melhor também é sempre investir em pequenas empresas e as que estão iniciando os seus negócios. A chance de retorno é bem maior desta maneira.

O melhor que você pode fazer é pesquisar e conhecer em quem está investindo o seu dinheiro. Para evitar problemas, avalie bem no que vai empreender.  Lembre-se que investir em startups, pode ser um bom negócio, mas também é cheio de riscos já que você não tem como prever se a empresa irá dar certo.

Emprestar dinheiro pelo método P2P e utilizar estas plataformas é uma maneira de manter a economia girando. Conheça esta possibilidade e faça seu negócio girar ajudando o sonho de alguém.

Investimento inovador: Porque investir em P2P ?
Média 4.824 votos