Conecte-se conosco

Investimento em Dólares: O que você precisa saber!?

Investimento em Dólares: O que você precisa saber!?

Fazer investimento em dólares – Muitas pessoas procuram investir em dólar baseados em que tudo o que acontece no mundo, principalmente aos países de maior destaque no cenário mundial, impacta o mercado de crédito e de investimentos me geral. Portanto, pode-se inferir que os EUA e a sua respectiva moeda, o dólar, sinônimos de hegemonia econômica estão altamente ligados às decisões financeiras mais importantes atualmente.

Já faz um tempo que esse país jovem, com pouco mais de 300 anos de história de independência (do Império Britânico, hoje Reino Unido), em um curto período de tempo após as duas Guerras Mundiais, tomou o lugar de topo econômico de Estados como Inglaterra, França e Alemanha, cujos enredos são bem mais longos.

Foi em algumas décadas apenas que os Estados Unidos conquistaram esse grandioso valor, e o protecionista Presidente Trump tenta manter o sucesso desse legado. Com políticas econômicas corretas e estratégias globais elaboradas o dinheiro encontra sempre uma estrutura para se expandir e trazer lucros empresariais, sociais e financeiros ou simplesmente some quando não há uma administração eficiente.

Vale a pena comprar dólar para investimentos?

A complementar, a valorização de uma moeda depende do desenvolvimento político de seu respectivo país e do comparativo feito com o dólar, moeda que hoje nivela todas as outras. Por exemplo, o Brasil em meio a toda essa instabilidade política que estamos vivendo, com escândalos de repercussão internacional como a Lava Jato, deixa os investidores muito inseguros sobre a segurança econômica do país; como injetar dinheiro em um país com altos índices de corrupção? O dinheiro vai encontrar estrutura para se expandir e trazer lucros sociais e financeiros ou vai simplesmente sumir?Investimento em Dólares

No entanto, o Presidente Temer e uma população brasileira mais engajada e consciente estão conseguindo diminuir os índices de impunidade, mesmo que em ritmo lento e com muita cobertura política ainda, para que o Real não caia em grande desvalorização.

Quer investir, quanto vale o Dólar?

Em termos de Real, a média sempre variou de 2 – 4 reais para se comprar 1 dólar. Portanto, viajar para o exterior, o dólar é aceito em basicamente todo o mundo, ou importar algo é preciso pensar que tudo basicamente dobra, triplica ou quadruplica de valor.

No dia de hoje (23/12/17), o dólar está cotado em R$ 3,33 e sua média não tem oscilado muito nos últimos meses, não em números super significativos. Todavia, o Brasil tem uma moeda bem forte, que inclusive vale muito e compra bastante dinheiro estrangeiro em vários países, como por exemplo em nosso vizinho sul-americano Chile, onde 1 real compra em média 200 pesos chilenos.

Federal Reserve (Banco Central Norte-americano) regula as taxas de juros, a fim de manter a moeda valorizada e acaba por indiretamente definir a economia global. Até o dia em que os Estados Unidos percam o seu posto majoritário (China à vista?).

É seguro fazer investimento em dólares?

Comprar dólar até pode ser uma alternativa para aumentar o leque de investimentos. Mas não seria um bom negócio para o pequeno investidor. Fazer investimento em dólares ou em moedas estrangeiras é uma atividade que exige alto estudo e experiência. Comprar dólar e guardar em casa definitivamente não é uma boa ideia. O melhor é procurar um gestor profissional, pois existe uma grande gama de riscos envolvida nessas transações.

Analistas financeiros frisam que a compra de dólares para investir dinheiro parado não é a opção mais adequada, pois o valor da moeda pode variar bastante em um curto espaço de tempo, pelos mais diversos motivos – existiriam opções de investimento mais seguras e atrativas.

No entanto, quem insistir em incluir o dólar em sua carteira de investimentos, deve-se pensar na compra de fundos cambiais nacionais que apliquem nessa moeda estrangeira ou de ações de exportadoras bem conceituadas para não comprometer o investimento e perder com ações mal estruturadas.

Especular com aplicações de compra de dólar

Em momentos de incertezas na economia, como o que vivemos atualmente, aplicações em dólar destacam-se, seguindo a alta da moeda americana. Porém, na maioria das vezes, apenas refletem movimentos especulativos, e também não costumam se sustentar no longo prazo.

Economistas e analistas de mercado sugerem estar sempre informado de três assuntos para tomar esse tipo de decisão: cenário político-econômico interno, EUA, assim como a China. Esta é hoje a segunda maior economia do planeta, mesmo em gradual processo de desaceleração, o grande imã de importações do mundo. Crescimentos de mais de 10% ao ano do início da década passada caem para crescimentos menores, algo entre 6 a 7% ao ano. As exportações chinesas, também fortíssimas, seguem logo atrás em números.

De qualquer forma, como o comércio bilateral do Brasil com a China é forte, exportamos sobretudo minério de ferro e petróleo. Portanto, se os chineses importarem menos do Brasil, tal fato significaria menos dólares entrando no aqui. Então, valerá a lei da oferta e da procura: quando há oferta os preços caem, e o contrário quando falta.

Conclusão

Há de se concluir que a velocidade de resolução de problemas políticos, para a retomada da economia, é fundamental na análise de quem pensa em fazer investimento em dólares. Quanto mais rápido um desfecho para essas questões, menos volatilidade para o dólar e mais segurança para quem trabalha com essa moeda.

Investimento em Dólares: O que você precisa saber!?
Média 4.6124 votos

Continue Lendo
Patrocinadores
Você vai gostar destes...
Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Finanças

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir