Skip to content

Investimento de Capital para giro: Quais motivos para buscá-lo

O investimento de capital é uma forma de injetar uma determinada quantia de dinheiro em alguma atividade financeira e fazê-lo crescer, aumentando, desta forma, o valor aplicado inicialmente. Esse tipo de prática não garante retorno imediato e é necessário que você consiga algumas informações a respeito.

Investimentos, assim como qualquer forma de negociação que envolve dinheiro, devem ser feitos de forma a observar alguns cuidados para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável no futuro. A melhor garantia nesse caso é sem dúvida ter muita cautela na tomada de qualquer decisão.

Afinal de contas, é importante lembrar que estes investimentos podem ser rentáveis, porém, desde que você conheça seu negócio e saiba buscar aquele tipo de opção que pode ser útil para sua empresa e de riscos reduzidos.

Para muitos empreendedores, este tipo de negociação pode parecer um pouco complexa, por isso, neste post vamos trazer para você algumas vantagens de se conseguir um investimento de capital para sua empresa e quais as principais modalidades. Continue a leitura e entenda mais!

Tipos de Investimento de Capital para Giro

Estudar todas as possibilidades e saber de quanto você precisa para fazer seu negócio decolar é limitar as chances de algo correr de forma inesperada e evitar frustrações. Por isso, o investimento de capital para giro, expansão e fluxo de caixa é muito importante para que você consiga alcançar os seus objetivos organizacionais.
investimento de capital para giro
Confira logo abaixo quatro tipos de investimentos de capital que podem ser interessantes para o seu negócio, sendo eles: Seed Capital; aceleradora; capital próprio, capital subsidiado e crowdfunding.

Seed Capital

Este é o capital utilizado no início de um novo negócio e geralmente tem origem de bens pessoais, ou com ajuda de amigos e familiares dos empreendedores para cobrir despesas operacionais e atrair investidores de capital de risco.

Este termo vindo do inglês é auto-explicativo, uma vez que remete à ideia de “semente” (Seed), ou seja, semear uma nova ideia, um novo investimento. Nesta modalidade é mais difícil haver pessoas interessadas em comprar a ideia já que o negócio é novo. Sendo assim, é interessante pesquisar o que está sendo oferecido e verificar quais são as suas chances de sucesso.

Aceleradoras

Esta modalidade é uma espécie de mentoria do investimento. As chamadas Aceleradoras fazem o processo de preparar a empresa para um investimento e fazê-lo rentável. Também está inserida na fase dos investimentos iniciais.

Capital próprio (boot stratp)

Investimento em nível intermediário onde o empreendedor entra com o dinheiro sem necessitar de ajuda externa. Quando se utiliza as economias pessoais, recebimento de herança, poupanças, entre outros. O termo “boot strap” remete à “afivelar as próprias botas”, ou seja, sem necessidade de ajuda.

Capital Subsidiado

Quando o empreendedor consegue o dinheiro sem que exista a necessidade de devolução da quantia em espécie, ou considera-se enquanto devolução uma contribuição social. Organizações não governamentais podem ser exemplos desse tipo de investimento que também é direcionado a empresas intermediárias.

Crowdfunding

Com a globalização dos meios de comunicação, algumas vantagens surgiram também no mundo dos investimentos. O crowdfunding é um sistema de financiamento público, onde através de uma plataforma online você se conecta com possíveis investidores. É especialmente interessante para negócios menores, uma vez que as doações são permitidas até 5 mil reais.

Além disso, existe a opção de fazer algum tipo de devolução àqueles que doam como brindes, descontos em serviços, ou até mesmo constituir uma empresa em sociedade, entre outras opções.

Investimento de capital para giro

Analisar sua situação antes de ir atrás de um investimento de capital para giro é duplamente importante porque além de você colocar a sua empresa, ou seja, o nome do seu negócio em evidência para captação de recursos estará também jogando com o seu dinheiro ou o de terceiros, para aumentar seu capital. Por isso, é imprescindível estar atento a todos os detalhes.

O que você achou deste texto sobre como pode se beneficiar com os diversos tipos de investimento de capital para giro? Despertou o seu interesse em aprofundar o conhecimento neste assunto? Então, deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe conosco todas as suas dúvidas.

Investimento de Capital para giro: Quais motivos para buscá-lo
Média 4.921 votos