Skip to content

Iniciar um novo negócio ou ideia, o que deve ser considerado ?

Quando desejamos iniciar um novo negócio, um dos primeiros passos é saber o que considerar ao iniciar a nova ideia ou empresa. Seja Startups, Fintechs, Insurtechs, Ecommerce todas possuem uma característica, seus criadores empreendedores, sempre estão pensando em maneiras de melhorarem a si mesmos e seus negócios. Vale mencionar que “o patrimônio mais importante para se ter um negócio bem sucedido é o próprio mundo ao redor”.

Algumas das melhores idéias que iniciaram novos negócios vieram de pessoas que procuram suprir as necessidades de algo que estava faltando no mundo, e de repente – se esse item é necessário ou se isso tornaria as coisas mais fáceis, empolgantes, divertidas e convenientes, seria ainda melhor!

Quando se tem um ideia, a melhor oportunidade de ser um vendedor é juntar pessoas com dinheiro para investir e pronto! Nós temos visto muitas dessas brilhantes idéias virarem os principais produtos da raça humana, a Apple com o iPad e Iphone, a Ford com o automóvel e a General Motors com AirBag, o Google com seus novos produtos, o Facebook e muitos outros serviços e dispositivos que hoje são necessários para viver neste mundo moderno. Mas, onde estes brilhantes empresários procuram para encontrar essas grandes idéias de negócios?

Iniciar um novo negócio com produto ou idéia já existente

A maioria dos empresários mantém seus ouvidos e mentes abertos para a frase “mas, se for dessa forma”, e ouvir o cliente falar sobre os produtos. Algumas das melhores idéias entre os negócios mais modernos são simplesmente, levar alguns conceitos já existentes para um nível superior e torná-los mais inteligentes, fáceis e funcionais.
O que considerar ao iniciar um novo negócio ou ideia
Foi assim que a maioria dos produtos do Google nasceu e o próprio Google que é uma versão melhorada do antigo Yahoo Search. Hoje temos diversos serviços online para documentos colaborativos, armazenamento de imagens e base na nuvem (cloud storage) e ferramentas de gerenciamento de negócios de todos os tipos.

Não seja desencorajado quando tiver uma ideia

Sabia que existe centenas de idéias excelentes para negócios que nunca verão a luz do dia porque alguns empreendedores deram ouvidos demais para aqueles que dizem que não era boa, ou que não havia sentido em reinventar a roda. Se você tem uma nova ideia para iniciar um negócio, execute e pronto!

Construa um modelo, um protótipo, uma versão inicial de testes. Pesquise o custo de produção, descubra para saber se há algo semelhante no mercado, ou se a idéia já foi testada por outra pessoa. Os maiores arrependimentos com negócios eram invenções potencialmente rentáveis ​​que nunca conseguiram sair do papel porque os idealizadores ouviram demais os desanimadores.

Experimente fazer, testar e ouvir

Novas idéias de negócios precisam ser testadas antes de se tornarem um sucesso. Oferecer as pessoas seu novo produto ou serviço por período de teste é uma ótima maneira de avaliar como o público se comportará quando você decidir fazer o lançamento e distribuí-lo.

Ao permitir que pessoas reais façam experiências com sua nova criação, você pode obter feedbacks positivos e negativos para descobrir se é preciso refinar e qual seria o preço ideal para sua vender ao consumidores e encontrar investidores.

Hoje com a Internet a mão, mídias sociais e plataformas online, você tem a chance de colocar esses beta-testers, mesmo que sejam amigos e familiares para serem sua primeira audiência e seus comentários certamente ajudarão a direcionar para uma conclusão com resultado final melhorado.

Criar um plano de negócios convincente

Se você quer que grandes investidores se sintam entusiasmados com sua nova idéia para negócios, eles precisarão ver números reais e números futuros convincentes.

Um plano de negócios bem detalhado, suas projeções e previsões que demostrem aos investidores como ele vai se posicionar no respectivo mercado e quanto tempo demoraria para passar da produção e do marketing para transformar-se numa solução saudável e com lucro, é como uma isca.

Os antigos smartphones concebidos por exemplo, agora são um pilar dos dispositivos pessoais. No entanto, no início, os investidores precisavam ver o número estatístico de como um telefone seria lucrativo sem ter botões mesmo tendo a capacidade de agir como um computador pessoal.

Como financiar novas ideias de negócios

Para financiar e iniciar um novo negócio ou ideia não tem segredo, um dos passos é convidar investidores potenciais para terem a chance em primeira mão de financiarem antes de outros, certamente essa é a parte mais difícil de todo o processo. Afinal, é certo que muitas pessoas vão apoiar sua nova ideia, até que saibam quanto vai sair da carteira delas.

Os bancos geralmente são os primeiros a virarem as costas. Bancos, por regra, possuem práticas de empréstimos muito conservadoras. Eles não aprovarão empréstimos iniciar um novo negócio, a menos que a empresa tenha uma classificação de crédito excelente e um histórico financeiro bem estabelecido ou bens (ativos) para colocar como garantia.

Para obter financiamento para uma idéia de negócio, os empresários costumam recorrer as linhas de crédito comercial e financiamento alternativos que oferecem possibilidades de adiantar quantias de dinheiro com o pagamento de juros mais baixos, empréstimos com garantias de bens, investidores anjos, empréstimo ou financiamento peer to peer e toda uma gama de outros produtos e programas de financiamento privados e federais projetados para ajudar os empreendedores iniciarem seus novos negócio e novas empresas. Há não podemos esquecer o Crowdfunding coletivo.

Sobre financiamento comercial e Iniciar um novo negócio

Como mencionado acima, o mundo do financiamento de capital de giro para empresas tem uma série de programas destinados para empresários e empreendedores que precisam lançar grandes ideias de negócios.

Atualmente esta bem mais fácil iniciar um novo negócio ou implantar ideias inovadoras para ganhar dinheiro, principalmente porque os profissionais do mercado financeiro e finanças comerciais estão desenvolvendo novas formas de levar às pessoas, e empresas, o capital de giro necessário com rapidez e muito mais simplificado que os programas de financiamento privados tradicionais, além de adequar as alternativas de financiamentos às necessidades específicas de cada negócio.

Afinal, grandes idéias que ajudem Iniciar um novo negócio pode estimular a economia, gerar emprego e excelentes retornos financeiros, então seria uma decisão comercial ruim não fomentar esses empreendedores com seus negócios de prosperar.

Iniciar um novo negócio ou ideia, o que deve ser considerado ?
Média 525 votos