Histórico de Crédito, Score de Crédito e Pontuação de Crédito

A pontuação de crédito ou credit score é um número que é calculado baseado no histórico de crédito para determinar uma aprovação ou não

Pontuação de Crédito ou Crédito Score ( Credit Score ), o que você sabe ou entende sobre os efeitos desses dois fatores na sua vida financeira? Muito já ouviram falar, mas pouco sabem quais são os efeitos na hora de solicitar cartão de crédito, crédito pessoal, empréstimo, financiamentos de bens e de dinheiro. Para fornecer crédito ou dinheiro emprestado, muitas vezes as instituições fazem análises internas e também em fontes terceirizadas. No Brasil as fontes mais comuns são: SERASA Experian, EquiFax, SPC, SPC Brasil, CCF ( Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos ) e Cadin ( Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal ).
Histórico de Crédito, Score de Crédito e Pontuação de Crédito

Sua pontuação de crédito é calculado com base em informações que constam no seu relatório de crédito. A pontuação de crédito permite que bancos, financeiras, empresas de crédito, lojas e estabelecimentos comerciais de todos os segmentos possam tomar com mais rapidez “decisões de crédito” com base em um número de três dígitos que determina níveis de aprovação ou negação.

Também é comum o uso de Credit Score ou Scoring de crédito para fazer essa “avaliação de crédito”, atualmente esse método de Score é muito utilizado no mercado financeiro, O Credit Score é projetado para avaliar a probabilidade do solicitante pagar ou não suas dívidas e muitos outros determinantes. No Brasil, nós não temos essa opção de solicitar nossa pontuação de crédito, vale dizer que esse fator é quase um tabu, em outros países, o cidadão pode até pedir o “relatório da pontuação de crédito” e saber quais fatores afetam ou afetaram sua pontuação para baixo ou para cima.

Algo similar deverá fazer parte da vida financeira dos brasileiros em 2013, é o Cadastro Positivo, uma espécie de registro de pontualidade nos pagamentos de contas de consumo como as conta de água, luz, telefone e compromisso financeiros como cursos, escola etc. Além de cartões de crédito, empréstimos, crediários, financiamentos e outros. Atualmente os credores só enxergam as contas não pagas, com o Cadastro Positivo os credores conseguirão ver todas as suas contas pagas em dia também, facilitando a obtenção de crédito.

“Com o Cadastro Positivo, todo o seu histórico de pagamentos, ou seja, as contas que foram pagas em dia e as que não foram, serão consideradas na análise de crédito. Isso faz com que o seu acesso ao crédito seja facilitado e vai permitir melhores condições de negociações nos estabelecimentos comerciais de sua preferência”

O Relatório de crédito é um extrato instantâneo dentro de um determinado período, todas as informação e movimentações de crédito fazem parte do relatório – solicitações de crédito habitação, empréstimo pessoal e para compra de automóvel, pagamentos de contas, prestações em geral, contatos telefônicos, alteração de endereço, tudo deve aparecer no relatório de crédito.

No nosso caso, os brasileiros possuem um histórico de crédito diferenciado, o principal fator para determinar a decisão de crédito é estar com o CPF em dia, ou seja, não estar inscrito como devedor ou inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito ( estar com nome sujo ), se a pessoa tiver registros graves no SERASA, SPC ou CCF por exemplo, os credores certamente negam o crédito, empréstimos ou até mesmo um emprego.

Uma maneira de deixar a sua pontuação de crédito, score de crédito e histórico de crédito em dia, é monitorar constantemente o seu nome (CPF) nos órgão de proteção, essa é uma maneira fácil de se proteger contra erros de registros e fraudes como o roubo de identidade. A SERASA Experian têm um serviço chamado de MeProteja, com ele você acompanha seu CPF 24 horas por dia, qualquer alteração você fica sabendo na hora.

Vale dizer que o seu relatório de crédito pode ser solicitado gratuitamente em qualquer órgão de proteção ao crédito, para isso basta ir pessoalmente ao estabelecimento do SERASA Experian, SPC Brasil ( Câmara de Dirigentes Lojistas CDLs ) e SCPC ( Boa Vista Serviços ) e pedir o extrato de alterações. Leve RG e CPF originais.

38 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !