Skip to content

Guia de empréstimo pessoal para negócios

Ao pensar em abrir uma empresas, além do empréstimo pessoal para negócios, muitas perguntas invadem a cabeça do futuro empresário, entre elas: “Vale a pena pegar empréstimo para começar um negócio?”, “Como e onde conseguir crédito para iniciar um negócio”, “Pegar um empréstimo para abrir meu negócio, quais são as opções no mercado?”, “Quais os melhores empréstimos para abrir negócio, Bndes, Sebrae, Banco do Brasil, Caixa Federal?”

Percebeu que a lista de perguntas é grande antes de optar em fazer um empréstimo pessoal para negócios. Bom, um empréstimo pessoal para abrir negócios é o mesmo que um empréstimo para empresa, mas o valor liberado e a taxa de juros são baseados unicamente no perfil e histórico de crédito do empresário, e não da empresa ou negócio. Por esta razão, o empréstimo pessoal são os mais populares entre os donos de startups, fintechs e novos negócios que não possuem um histórico de crédito muito longo, mas, precisam de dinheiro imediato.

Como usar um empréstimo pessoal para negócios ?

Todos que estão acostumados com o mudo financeiros de crédito, sabe que o dinheiro de um empréstimo pessoal pode ser usado para qualquer objetivo pessoal ou comercial, com exclusão dos empréstimo específicos. Por exemplo, um varejista pode usar um empréstimo pessoal para comprar matéria prima, produtos para o estoque ou estabilizar o fluxo de caixa à medida que um negócio cresce.

Note-se que um empréstimo pessoal é tipicamente limitado a um montante de empréstimo menor do que um empréstimo para pequenas empresas. Por exemplo, a Biva oferece empréstimos pessoais de R$ 3.000, mas oferece empréstimos comerciais para empresas de até R$ 500.000.
empréstimo pessoal para negócios

Verifique sua taxa de juros para o empréstimo

Existem na web por toda parte empresas de crédito oferecendo uma série de programas de financiamentos e empréstimos rápidos e pessoais, micro-crédito e capital de giro com taxas de juros bem acessíveis. Nos empréstimos alternativos para empresas, há uma grande oportunidade para aqueles que não se enquadram mais nos requisitos dos empréstimos convencionais por causa do tamanho, do tipo de negócio, das restrições de crédito ou tempo no mercado.

As taxas de juros são variáveis de acordo com uma série de fatores, em geral, as taxas de juros são aplicadas entre 2% e 5% em cada operação, mas isso pode mudar para mais de 8% caso o tomador tenha problemas com crédito ruim e restrições no histórico de crédito. Verifica antes no seu credor, qual a taxa aplicada para não ter surpresas.

Empréstimos ou linha de crédito com base em ativos

Esses empréstimos para empresas ou linhas de crédito comerciais são baseados em ter ou não garantia, essas modalidades de financiamentos servem tanto para comprar equipamentos e maquinários, até suprir as necessidades de estoque, compra de matéria prima, como também contas a pagar e a receber.

Ainda temos os empréstimos baseados em ativos, geralmente são atraídos por mutuários que ainda não possuem um histórico financeiro suficientemente forte para se qualificarem para o crédito tradicional, portanto, eles oferecem bens e ativos para conseguirem o crédito que precisam.

Valem mencionar que você pode oferecer tantos bens como garantia que quiser, mas tenha em mente que, se você não poder pagar o empréstimo por qualquer motivo, você arrisca perder essa garantia.

Adiantamento de fatura ou antecipação de recebíveis

Neste tipo de empréstimo, uma empresa vende suas faturas pendentes a terceiros conhecidos como empresas de factoring, que fornecem o dinheiro do negócio em uma ou duas parcelas. Nesse formato, seu negócio tem dinheiro imediato e agora é a empresa de factoring que espera ser paga nas faturas do cliente.

Se você escolher esta opção, é fundamental que você entenda o custo total do empréstimo e como ele pode variar dependendo de quando seus clientes pagam de volta. Além disso, você pode evitar uma situação ruim através de um planejamento financeiro mais cuidadoso e pela aplicação de um empréstimo pessoal parcelado a longo prazo ou uma linha de crédito alternativa como crowdfunding ou empréstimo coletivo ao observar uma crise no seu caixa.

Adiantamento de cartão e débito

Finalmente, as empresas podem solicitar adiantamentos de dinheiro para obter uma quantia fixa em troca de uma porcentagem de suas vendas de cartão de crédito ou débitos diários ou semanais.

Como usá-lo: semelhante ao factoring, esta é uma opção quando sua empresa precisa de dinheiro rapidamente e possui volumes de crédito retido a receber. Note-se que esta também é tipicamente uma forma onerosa de obter empréstimo.

O juros efetivo para o adiantamentos de dinheiro pode ser muito alto mesmo você pagando um valor fixo, essa opção pode ser considerada apenas se outras opções de menor custo não estiverem disponíveis.

Deu para perceber que seja empréstimo pessoal para negócios ou empréstimo para empresas, o importante é saber exatamente em que momento e qual o tipo de crédito será a melhor solução.

Guia de empréstimo pessoal para negócios
Média 4.532 votos