Conecte-se conosco

Fontes de financiamento comercial e empresarial

Uma das primeiras fontes de financiamento é a sua própria renda. Ninguém  quer morder mais do que pode mastigar, principalmente quando se fala de obter financiamento sério ou colocar investimento de muito dinheiro que seja irrecuperável ​​ao iniciar um negócio. Quando se começa um negócio pela primeira vez, normalmente você é tão pequeno quanto possível. Se você ainda mantém seu emprego, você pode usar sua renda mensal do trabalho para financiar o inicio do seu negócio, de pouco em pouco para comprovar o conceito.

Custo e Risco: todo negócio é oportunidade e, custo e riscos andam juntos, as vezes usar as economias feitas para outros objetivos pessoais, fazem parte do sucesso, perder juros do dinheiro caso ele tivesse sido investido também. Ou, usar dinheiro emprestado de terceiros como amigos e parentes e outro lado do jogo.

Fontes de Financiamento Comercial

Mas esses são apenas alguns exemplos de como um empresário ou empreendedor pode usar o seu dinheiro guardado a anos para comprar uma casa, apartamento ou outro bem parecido para iniciar seu negócio, muitos conseguem com pessoas próximas, e esse dinheiro vira uma dívida que pode ser impagável caso as coisas não derem muito certo. De qualquer forma, abaixo listamos outras fontes de financiamento comercial muito úteis para emergência financeiras.

1. Financiamento com cartões de crédito

Chega um momento em que você precisa investir significativamente em sua empresa e procurar fontes de financiamento mais acessíveis. Muitas pessoas não têm milhares de reais em cima da mesa para despejar na compra de matéria prima, equipamentos ou suprimentos para um empreendimento comercial. Para muitas pessoas, o método de financiamento para empresa mais fácil e o empréstimo pessoal para negócios ou usar um cartão de crédito com limite pré-aprovado para usar os milhares de reais que você precisa gastar para acelerar seu negócio.
Fontes de Financiamento Comercial
Custo e Risco: você pagará taxas de juros muito altas que variam entre 12% a 24%, nesse caso o risco é deixar de pagar a fatura, e se sua empresa falhar a divida vira uma bola de neve incontrolável.

2. Financiamento com família e amigos

Seus amigos, parentes e familiares querem ver você ter sucesso, nem todos, mas a maioria quer, rsss, felizmente. Eles podem estar dispostos em emprestar algum dinheiro ou comprar uma participação acionária em sua empresa se eles acreditarem que pode dar certo. Você poderá configurar os termos de uma contrato conforme achar melhor.

Custo e Risco: os custos serão determinados pelos acordos firmados com seus investidores amigos e parentes. A maior preocupação é o grande riscos pessoais devido às consequências caso o seu negócio não dê certo, certamente seus amigos e familiares mais próximos não receberão o dinheiro emprestado de volta e isso vai gerar problemas.

3. Competições de planos de negócios

Para idéias de negócios inovadores e maiores que precisam de financiamento comercial desde o seu início, empresários e empreendedores podem recorrer as competições de planos de negócios, desafio de inovação, concursos de idéias, jogos de empresas etc. Seu plano é apresentado e comparado com os de outros concorrentes, e os vencedores podem abocanhar até R$ 100 mil ou mais em financiamento para a empresa começar operar ou expandir.

Custo e Risco: É mínimo. Seus únicos custos estarão aplicados em acomodação e transportes para onde a competição estiver sendo realizada e o tempo que você vai gastar em se preparar.

4. Financiamento com investidores Anjos

Os empresários que procuram ganhar dinheiro com financiamento de valores significativos também podem ser investidores anjos. Os investidores anjos podem ser amigos e investidores profissionais e grupos de capital de risco. Esses investidores são muitas vezes executivos aposentados e empresários bem sucedidos, e estão dispostos investir pequenas e média quantias de dinheiro na esperança de lucrar com o investimento.

Custo e Risco: como qualquer investimento externo, os anjos exigirão que a dívida seja conversível ou participação acionária na empresa, cada caso é uma caso.

5. Financiamento com empréstimo comercial

Para facilitar que os empréstimos à pequenas empresas em bancos e financeiras sejam acessados, você precisará de um plano de negócios sólido e geralmente um conceito comprovado antes de fazer a aplicação. O ideal é obter os requisitos para solicitação para saber o quanto pode ser difícil.

Custo e Risco: seu principal custo é o risco de assumir um empréstimo para sua empresa e pagar os juros, nessa modalidade você garante valores menores de fundos do que com investidores privados.

6. Financiamento com capital de risco

Uma das maiores formas de investimento empresarial da atualidade são Venture Capital. Os grupos de capital de risco agrupam dinheiro de investidores e assumem riscos calculados em startups, fintechs e empresas de inovação. Os investidores ouvem dúzias de candidatos todos os anos, mas só investem em um pequeno número de empreendedores.

Quando eles investem, eles investem pesado – geralmente no alcance de milhões de reais. Os capitalistas de risco normalmente exigirão um conselho de administração, um assento no conselho e uma possuem sempre um estratégia bem definida. O objetivo é, tipicamente, vender a empresa a um adquirente ou fazer um IPO público dentro de 5 anos.

Custo e Risco: Venture Capital é uma mentalidade clássica “pensar grande”. Os investidores irão querer uma parcela significativa do capital da sua empresa. Os empresários que estão dispostos a desistir de uma parte do controle acionário significa que essa empresa tem maiores chances de sucesso.

Agora que você sabe algumas das fontes de financiamento para empresas, o que vai ser?

Fontes de financiamento comercial e empresarial
Média 4.537 votos

Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Financiamentos

empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir