Conecte-se conosco

Fluxo de caixa negativo, e agora? O que fazer? Descubra aqui!

Fluxo de caixa negativo, e agora? O que fazer? Descubra aqui!

Fluxo de caixa negativo – Saber qual atitude tomar quando você se depara com seu fluxo de caixa negativo é muito importante para que seus negócios possam driblar os problemas e alcançar o sucesso sempre. Mas primeiro você precisa saber o que ele é, quais são os seus componentes e como mantê-los em perfeito funcionamento.

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira composta por quatro etapas — saldo inicial, receitas ou entrada, despesas ou saída e saldo final —, que se propõe a te auxiliar na administração dos seus negócios, e organizá-los para que não haja problemas quando da rotatividade dos gastos e dos lucros.

Está passando por uma crise financeira e não sabe como lidar com o seu fluxo de caixa negativo? Não se preocupe! Continue a leitura deste texto e veja como se informar melhor sobre esta etapa tão importante do seu negócio.

Componentes do fluxo de caixa

Compõe o saldo inicial todo e qualquer valor agregado à empresa, ou seja, tudo o que pode ser considerado pertencente ao caixa, ou aos cofres ou que estão em contas bancárias. O saldo inicial é o capital com o qual a empresa conta para desenvolver suas atividades e se manter ativa.
Fluxo de caixa negativo
Os valores das receitas ou entrada são aqueles resultantes da venda, empréstimo, serviços desempenhados, locação de mercadorias, entre outros, e que são considerados os valores adquiridos. Por outro lado, as despesas ou saída são os valores gastos com a manutenção da empresa e direitos dos funcionários como salários, impostos governamentais entre outras necessidades.

Por último, o saldo final é aquele que fica no caixa após você ter deduzido todas as despesas, ou seja, este valor representa o total de entradas menos o de saídas.

O mais importante nisso tudo é que esta etapa pode ser feita semanalmente, a cada quinze dias ou ainda mensalmente. Com isso, será bem mais fácil manter os seus dados organizados e atualizados.

Como evitar o fluxo de caixa negativo

O sucesso de sua empresa depende da boa administração de seus recursos. Para que você nunca tenha que se preocupar com essa possibilidade, basta seguir algumas dicas que vão auxiliá-lo a estar sempre atento. Veja alguns itens importantes:

Faça um planejamento geral

Planejar todas as etapas do seu negócio é estar preparado para qualquer eventualidade. Sendo assim, é importante que você coloque na planilha os gastos com funcionários — e isso inclui a capacitação dos mesmos —, a manutenção do espaço, assim como dos equipamentos também.

Mantenha um controle dos gastos

Coloque em uma planilha tudo o que entra e o que sai do caixa da sua empresa, mesmo que seja um item de baixo custo. Fazendo isso, você vai saber exatamente onde está sendo aplicado cada valor que você recebe e não terá problemas em identificar onde foi investido o seu dinheiro.

Defina os preços dos seus produtos

Saber quanto vale o seu trabalho é muito importante e demonstra organização. Por isso, aprenda como definir os valores sem que eles fiquem muito abaixo ou muito acima do preço do mercado. Desta forma, você vai construir uma rede de clientes que pode estar sempre solicitando seus serviços. Ademais, a fidelização de clientes é um item muito importante na condução do seu negócio.

Atentando para os perigos de um fluxo de caixa negativo você já se livra de metade das suas preocupações. Todo trabalhador está interessado em manter a vida em pleno funcionamento, com a diminuição dos gastos e amplificação dos lucros, sendo assim, a organização é o primeiro passo para conseguir reverter este quadro.

O que você achou das informações que trouxemos neste texto? São úteis pra sair de um fluxo de caixa negativado? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e divida com os seus amigos estas dicas importantes!

Fluxo de caixa negativo, e agora? O que fazer? Descubra aqui!
Média 4.723 votos

Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Empréstimo Empresas

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir