Skip to content

Fintechs de crédito ajudam pequenas empresas sair do aperto

Nos negócios o fluxo de caixa nem sempre acompanha a dinâmica dos custos. Para os empresários e empreendedores ter que prever vendas pode ser um grande desafio, se falar que os clientes podem levar um bom tempo para pagar e, às vezes, a empresa tem que arcar com custos inesperados.

Fintechs de crédito para pequenas empresas

Cada empresa tem um tipo de dificuldade, contudo o fluxo de caixa em geral é um dos problemas mais comuns e que deixam essa empresas em apuros financeiros. Quando uma empresa iniciante ou em crescimento precisa de dinheiro, o proprietário tem algumas escolhas: ou entre em financiamentos bancários, pede empréstimo para familiares ou parentes ou faz campanhas em sites de crédito alternativos como o crowdfunding.

Para empresas muito pequenos ou que tenham dívidas em andamento, obter financiamento bancário pode ser uma tarefa pouco provável. “Os bancos são realmente bons em fornecer crédito e financiamento quando tudo está indo bem nas empresas“.

Diante de uma crise no fluxo de caixa, o momento indica que pegar um empréstimo comercial ou crédito para capital de giro seria o mais convencional, por outro lado, a maioria das pequenas e médias empresas tem acesso ao chamado de financiamento de fatura ou, adiantamento de recebíveis, fatoração, quem faz a transação são as Factoring que oferece às empresas, um adiantamento em dinheiro com base em suas faturas não pagas.
Fintechs de crédito ajudam pequenas empresas sair do aperto financeiro
Quem faz a troca de faturas por dinheiro costuma usar este tipo de serviço para evitar uma crise de liquidez quando os pagamentos e impostos precisam ser pagos. Para os negócios, não é necessariamente uma varinha mágica, mas ajuda eliminar parte dos problemas com falta de recursos financeiros.

Vantagem de usar serviços online de factorings

A vantagem de usar serviços online das Factorings, é que, em vez de esperar de 30 a 90 dias para que uma fatura seja paga, as empresas que pedem o adiantamento podem obter dinheiro entre 80% a 90% do valor da fatura dentro de poucas horas e mo máximo 24 horas.

Todos sabemos que é muito raro uma empresa não ter um problema de lucratividade, isso é uma questão de tempo para micro, pequenas e médias empresas, e é isso que as Fintechs de crédito estão tentando resolver – e quanto a essa questão de tempo, quando ele chega você tem obrigações que nem sempre serão combinadas o fluxo de caixa.

Financiadores e emprestadores online

As Fintechs de crédito que operam como Factoring fazem parte de uma nova era de financiadores e emprestadores online, as Fintechs usam muitas informações além da pontuação de crédito para avaliar os riscos das transações de crédito e empréstimos.

A taxa cobrada por essa empresa de fatoração depende mais de quem enviou a fatura do que do crédito do devedor. O valor cobrado por cada adiantamento de recebível custa entre 1 e 5 por cento ou até mais dependendo da empresa que está fazendo a operação.

Para empresas que possuem recebíveis como, cheques, duplicatas e faturas, o custo para ter dinheiro antecipadamente é muito mais barato do que outras opções como empréstimo bancário, financiamento de capital de giro, crédito para empresa entre outros.

A verdade é que quando uma empresa ou negócio está com pouco dinheiro no fluxo do caixa, o empresário vai fazer inúmeros malabarismo e de vez em quando vai escolher opções de crédito ruins, se puder, pesquise por empresas de Factoring online, se cadastre e faça alguns testes para ver ser vale a pena ou não

Em geral, os emprestadores alternativos como os de Peer-to-Peer e Marketplaces tendem a cobrar taxas de juros mais altas ou equiparadas como as dos bancos e financeiras privadas, a antecipação de recebível ocorre em partes porque muitas pequenos negócios e empresas não conseguiriam um empréstimo para empresas em uma instituição financeira tradicional.

Isso não significa que os bancos não estejam fazendo negócios com proprietários de pequenas empresas, mas, as regras podem ser um pouco mais duras que outras formas menos convencionais.

Fintechs de crédito ajudam pequenas empresas sair do aperto
Média 4.719 votos