Energia Solar

Financiar sistema de energia solar – vantagens e desvantagens

Saiba quais os prós, contras, vantagens e desvantagens do financiamento ou leasing das placas solar para ter energia solar sustentável

Financiar sistema de energia solar – Tomar a decisão de fazer um financiamento de sistema de energia solar não é algo que você faz em apenas um dia. E certamente não deve ser feito sem uma avaliação minuciosa e cuidadosa dos prós e contras. Para ajudar você a começar, reunimos três das principais vantagens e desvantagens de buscar um caminho intermediário entendermos o quanto é necessário investir em um sistema de energia solar nos dias atuais.

A fim de tomar as melhores decisões, é importante nesse negócio ter toda a informação disponível – tanto positiva quanto como as negativas. E, francamente, existem situações em que a instalação de energia solar pode não ter grande sentido para sua estratégia de economia local, seja por causa da sua localização ou por causa do custo do equipamento.

Financiar sistema de energia solar

Em muitos casos, no entanto, os benefícios de se ter um sistema de energia solar instalado e funcionando superam as desvantagens – e entender o processo pode irá ajudá-lo a fazer escolhas mais sábias e confiantes. A fim de tomar as melhores decisões de negócios, é importante ter toda a informação disponível – tanto positiva como negativa.
Financiar sistema de energia solar - vantagens e desvantagens

Vantagens da energia solar:

  • Como a energia solar você pode poupar muito dinheiro
  • O precisa de pessoas que são voltadas a sustentabilidade e proteção do meio ambiente
  • A energia solar é uma fonte confiável e fácil de manter ao longo do tempo

Desvantagens da energia solar:

  • Os custos iniciais do equipamento de energia solar podem ser elevados
  • Sua economiza com a compra do sistema solar só será sentida longo prazo
  • Sua localização pode limitar seus benefícios do seu projeto solar sustentável

Vantagens do sistema energia solar

Como a energia solar ajuda poupar dinheiro

É provável que seja o grande que você vai ouvir de todos os provedores de energia solar e com uma boa razão. Ao investir em um sistema solar em sua casa ou em sua empresa, você terá o potencial de reduzir suas contas com energia elétricas substancialmente.

E, dependendo do valor pago mensalmente, da sua localização e da eficiência da sua instalação, você poderia mesmo eliminá-los inteiramente. Isso porque a energia que você pode acumular com seus painéis solares não é apenas usada para alimentar suas instalações, é possível também ganhar dinheiro localmente.

Quando está ensolarado, é provável que você use a energia extra, e também durante a noite ou outros momentos não tão comuns, quando você precisar de energia, você pode usar o sistema solar para ajudar na compensação do custo da eletricidade que você tira do sistema.

Para a maioria das pessoas e empresas que mantém a energia solar como forma alternativa, a principal razão para isso é economizar dinheiro – e com alguns anos, a projeção de economia pode chegar a centenas de milhares de reais (ou mais) em custos com a eletricidade não paga as concessionárias simplesmente usando seu sistema de painéis solares durante esse tempo.

Sua economiza com a compra do sistema solar será a longo prazo

Claro que financiar sistema de energia solar não é apenas uma decisão financeira, é também uma decisão ambiental. Um número crescente de cidadãos  e empresas estão instalando painéis solares em todas as partes do pais. Quanto as empresas, usam a poderosa declaração que faz aos seus clientes e funcionários entenderem o quanto a empresa (marca) se preocupam com a saúde e o futuro do planeta sendo verdes.

Empresas que utilizam energia solar ainda vantagem de pode adquirir diversos certificados sustentáveis que certamente agregaram valor à marca, tanta local quanto nacional e internacional.

A instalação do painel solar em sua localização fala muito sobre suas prioridades – e as pessoas vão gostar de ver painéis sobre seus telhados ou pátios gramados. O fato de um família ou empresa se comprometer com energia renovável pode deixar uma impressão duradoura nas mentes dos vizinhos e dos clientes.

A energia solar é uma fonte confiável e fácil de manter

Os painéis solares são uma fonte extremamente confiável de energia que dura cerca de 25 anos ou mais. Claro, nem todos os painéis são criados da mesma forma em termos de qualidade, confiabilidade ou eficiência.

No entanto, é super importante fazer as perguntas certas aos vendedores que equipamentos solares que você esta avaliando para garantir que você tenha a máxima confiabilidade do produto e potencial do investimento de cada real investido.

Uma vez instalados, os sistemas solares também exigem pouca manutenção contínua (fora uma limpeza anual).

Desvantagens do sistema energia solar

Os custos iniciais com a energia solar podem ser elevados

Não há como negar que a energia solar custa muito dinheiro aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, e que esse investimento de capital em um sistema solar pode levar vários anos para começar a dar um retorno financeiro.

Contudo, como qualquer compra significativa, é importante considerar seu investimento em energia solar como uma estratégia de negócios como uma aposentadoria com previdência privada ou investimentos em peer to peer lending, claro que nesse caso tomar essa decisão de investimento não haverá riscos, somente paciência.

Tenha em mente, também, que muitas despesas iniciais podem ser atenuadas com as opções e tipos de financiamento para energia solar. Certifique-se de perguntar aos credores que você está avaliando o que pode ser incluído no financiamento e os benefícios de cada opção.

Seu compromisso deve ser de longo prazo

Conforme mencionado acima, em alguns casos, os custos iniciais para se ter energia solar em casa ou na empresa podem ser elevados. E mesmo as opções de financiamento com arrendamento (serviço de leasing de placas solares) podem gerar um custo inicial. Porém, a redução de custos desse modelo de investimento em energia renovável oferecem diversos outros benefícios a longo prazo.

Para empresas que precisam lidar com cada centavo ou não podem comprometer-se com essas implicações a longo prazo, a energia solar pode não ser a escolha mais correta. Novamente, é importante encontrar um fornecedor que esteja disposto em calcular e comunicar os custos associados às várias opções de financiamento que você precisa – e olhar para além do custo por watt de imediato.

  • Você pode ver o que é preciso para ter a sua energia solar hoje, e quanto você economizará nos próximos anos.

Sua localização pode limitar seus benefícios

Pode parecer um pouco mais do que óbvio dizer, mas os painéis solares requerem luz solar para gerar eletricidade. E isso significa o quanto você economizará em suas contas com os serviços públicos ou privados de eletricidade residencial ou comercial todos os meses.

A grande pergunta é com que rapidez você pode recuperar suas despesas de capital inicial? Mas isso dependerá de uma combinação tanto da exposição que seus painéis estão ao sol quanto da parte física e sua localização (ou seja, onde e quantos painéis você tem instalado).

O que pode não ser tão óbvio é que descontos e economia você está elegível para conseguir durante os meses seguintes ao adquirir ou financiar um sistema de energia solar e o quanto eles podem impactar significativamente na sua economia. Volto a dizer, peça a seu fornecedor que calcule todos os benefícios futuros.

Felizmente, existem muitos  recursos on-line  que podem ajudá-lo a descobrir exatamente quais são os regulamentos e créditos disponíveis em sua área.

Conclusão: financiar sistema de energia solar vale a pena

Vale a pena sim! Como você pode ver, os benefícios de instalar um sistema solar pode ser benefício para pessoas físicas que querem economizar com os custos cada vez mais altos da conta de eletricidade para residências e imóveis urbanos.

Para empresas os benefícios alem de econômicos cobrem também a reputação da empresa como empresas ambiental e sustentável que em muitos casos são preferidas por alguns consumidores.

Ter uma consideração ponderada dos prós e dos contras na hora de financiar seus sistema de energia solar irá ajudá-lo a tomar uma decisão mais segura e inteligente na escolha entre o financiamentos do sistema solar, leasing do sistema solar e da empresa que vai fornecer o equipamento para coletar a energia vinda do Sol.

Boa Sorte!

Financiar sistema de energia solar – vantagens e desvantagens
Média 4.622 votos

Escreva um comentário