Skip to content

Financiar seu negócio ou empresa para ter sucesso

Me diz: custa dinheiro para começar e financiar seu negócio? Claro que sim! O empréstimo certo para seu negócio é uma das primeiras e mais importantes fases para a maioria dos empresários que iniciam pequenas empresas e desenvolvem negócios. Outro detalhe também importante é a forma como você escolhe o tipo de crédito para seu negócio, com certeza uma escolha errada pode afetar como você vai se estruturar e administrar sua empresa no futuro.

Nunca se esqueça de calcular os custos reais para a inicialização, ou seja, quanto dinheiro será necessário para dar partida na sua empresa. Saiba exatamente o montante que sua empresa precisará para que você possa solicitar um financiamento adequado, consiga atrair encontrar investidores privados e em sites de crowdfunding. Depois de identificar os custos comerciais e de quanto será necessário. Você deve organizar suas despesas em: despesas fixas e despesas varáveis.

Como financiar seu negócio?

Custos e despesas são os gastos que a maioria das empresas estão amplamente ligadas direta ou indiretamente, seja à produção ou prestação de serviços específicos. Ou seja, todos os gastos com mão-de-obra, matéria-prima, maquinários, ferramentas e equipamentos utilizados para manter o negócio funcionando.

Os custos e despesas podem ser fixas ou regulares, são os gastos que a empresa tem com um certo nível de certeza que não haverão alterações no valor de um mês para o outro, como:

  • Salários
  • Aluguel
  • Constas de consumo
  • Impostos e notas fiscais
  • Entre outros ..

Financiar seu negócio ou empresa
Custos e despesas variáveis ou extraordinárias, são os gastos que fogem da previsibilidade dos gestores, ocorrendo justamente por conta de imprevistos ou outros problemas. Podemos considerar esses gastos como:

  • Multas e encargos por atrasos
  • Manutenções não previstas
  • Avarias ou desastres
  • Acidentes ou incidentes na produção
  • Gastos com processos
  • Entre outros.

Adicione todas as suas despesas fixas e variáveis para obter uma boa analise de quanto capital de giro você precisará e quando vai precisar. Certifique-se também de acompanhar suas despesas centavo a centavo, além de conversar com seu contador sobre seus impostos.

Determine quanto dinheiro sua empresa precisa para ser projetada

Todas as empresas têm necessidades diferentes, e nenhuma solução financeira é de tamanho certo e único. Sua situação financeira pessoal e visão comercial para o seu negócio moldará o futuro financeiro de sua empresa para o sucesso ou para o fracasso.

Uma vez que você sabe o quanto de capital financiado para iniciar você vai precisar, isso tornará muito mais fácil a obtenção do montante, do credor que financiará e do tipo de financiamento com as melhores taxas você vai solicitar.

Financiar seu negócio com financiamento próprio

Conhecido como Bootstrap que significa – “Bootstrap significa criar sua startup usando somente recursos próprios, apertando os cintos do time e não recorrendo a investidores externos.” O auto-financiamento permite que o empresário aproveite seus próprios recursos financeiros para alavancar ou iniciar um novo negócio.

Para financiar seu negócio, o auto-financiamento pode ser adquirido com empréstimos com amigos e família, usando o dinheiro economizado em contas de poupança ou dinheiro de direito trabalhistas como rescisão e fundo de garantia.

Com o financiamento próprio, você mantém o controle total sobre seu negócio, por outro lado você também assume todos os riscos. Então, tenha cuidado para não gastar mais do que você pode pagar, e tenha cuidado especial se você optar por utilizar dinheiro de empréstimos consignados de aposentadoria e pensão.
Financiar seu negócio ou empresa para ter sucesso

Obter capital de risco de investidores privados

Os investidores podem dar-lhe financiamento para iniciar sua empresa sob a forma de investimentos de capital de risco. O capital de risco é normalmente oferecido em troca de uma participação de propriedade e um papel ativo na empresa.

O capital de risco difere do financiamento tradicional de várias maneiras importantes. Capital de risco normalmente:

  • Concentra empresas de alto crescimento
  • Investe capital em troca de patrimônio líquido, em vez de dívida (não é um empréstimo)
  • Toma riscos mais elevados em troca de potenciais retornos mais elevados
  • Tem um horizonte de investimento mais longo do que o financiamento tradicional

Quase todos os capitalistas de risco, no mínimo, querem um lugar no conselho de administração ou parte da empresa como sócios-gerentes. Portanto, esteja preparado para desistir de uma parte do controle e da propriedade de sua empresa em troca de financiamento.

Programa de empréstimo para inovação de pequenas empresas

Estes tipos de programas encorajam pequenas empresas a se envolverem em pesquisa e desenvolvimento federal que tenha potencial para comercialização. Em geral promovem a inovação de novos produtos, serviços, processos, marketing  e/ou métodos organizacionais nos empreendimentos de todos os setores da economia regional.

Você encontra o Programas do FNE, Desenvolve SP, uma nova modalidade de crédito rápido criada para desburocratizar o acesso de empresas de pequeno porte ao financiamento de capital de giro.

O BNDES se destaca com a linha BNDES Inovação, que apoia operações de empresas de todos os portes e setores. O Programa Juro Zero do Finep oferece condições únicas para o financiamento de micro e pequenas empresas inovadoras (MPE) que variam de R$ 100 mil a R$ 900 mil.

Solicitar empréstimo para médias e pequenas empresas

Se você deseja manter o controle total de sua empresa, mas não tenha fundos suficientes para começar, considere um empréstimo para médias e pequenas empresas com uma redução drástica de burocracia.

Para aumentar suas chances de garantir um empréstimo comercial, você deve ter um  plano de negócios bem definido para ajudar seu credor saber que seu empréstimo ser bem utilizado e os riscos de insolvência são minimizados.

O que não falta são meios de financiar seu negócio e dezenas de oportunidades de conseguir investidores, financiamentos, capital de giro e credores de todos os tipos para projetar o seu negócio ou empresa ao sucesso, mas, você precisa comparar todas as ofertas para obter os melhores tipos de empréstimos, taxas e prazos adequados que valham a pena.

Financiar seu negócio ou empresa para ter sucesso
Média 4.928 votos