Financiamentos

Dicas para Financiar Reforma da Casa ou Apartamento

Dinheiro, cartão ou empréstimo pessoal para financiar reforma da casa ou apartamento, quarto ou cozinha é uma grande tarefa de planejamento financeiro. Confira as supers dicas

Financiar reformar a casa quarto em sua casa – seja cozinha, banheiro ou quarto – é uma grande tarefa que requer muita coordenação e planejamento. A primeira providência e muitas vezes é a tarefa mais assustadora, é ter que descobrir como você vai financiar seu projeto. A boa notícia é que existem várias opções e empréstimos a serem considerados. Aqui estão algumas dicas para encontrar a solução certa para cada situação financeira.

Reforma com dinheiro próprio

Com dinheiro tudo fica mais confortável, inclusive essa é uma ótima opção se você tiver economizado dinheiro suficiente ou quer economizar uma grana pagando à vista. Ao pagar a sua reforma com dinheiro próprio, você não terá compromisso em ter que fazer pagamentos mensais de prestações a ninguém. Você simplesmente pagar os itens conforme o que você precisa para reforma sua própria e pronto.

Mas tem o lado negativo de pagar com dinheiro. Mesmo que você tenha o dinheiro suficiente para pagar seu novo projeto, certifique-se de que não vai gastar todas as suas economias com essa empreitada. Nós brasileiros não temos esse costume de poupar, mas, o ideal é ter reservas em dinheiro para 3 a 6 meses de despesas, então, se financiar a reforma do seu projeto significa ter que esvaziar todo dinheiro da sua conta poupança, acredito que seja melhor considerar outras opções.

Empréstimo com garantia de imóvel

Os empréstimos com garantia de imóvel, em geral, é contratado com um tempo para reembolso mais longo, isso significa que você pode solicitar um valor maior de empréstimo para grandes projetos de reforma ou construção, com parcelas baixas, juros reduzidos e um tempo longo para devolução.
Dicas para Financiar Reforma da Casa
O lado negativo de financiar reforma com empréstimo com garantia de imóvel, é simplesmente o fato de que para conseguir aprovação do empréstimo primeiro, você terá que permitir que o credor faça a alienação fiduciária da sua casa como garantia da transação. Além disto, você pode ter que esperar por até quatro ou oito semanas antes de ter uma resposta positiva ou negativa. Não esqueça que você pode ser responsável por taxas adicionais, incluindo custos de avaliação, títulos e impostos, e eventualmente honorários advocatícios, se necessário. Também poderá haver um limite de valor que você pode emprestar.

Reforma da casa com cartões de crédito

A conveniência dos cartões de crédito é o principal item dessa receita, bem como quaisquer benefícios que você possa obter como até 40 dias para pagar e dos pontos acumulados que você pode usar depois com o que quiser. Você também pode optar por adquirir cartões de crédito que não tenham taxas introdutórias ou ainda que tenham períodos de carência. Uma dica é reformar com construcard da Caixa.

Os lados negativos dos cartões de Crédito apesar de serem uma forma conveniente de pagar por coisas, não são uma ótima maneira de financiar uma compra grande, se você não conseguir pagar o saldo dentro do vencimento, báu, báu! Muitos têm taxas de juros altíssimas, bem maior que outros tipos simples de empréstimos pessoais. Com cartão de credito é fácil entrar no ciclo rotativo de pagamento mínimo, aí dificilmente consegue sair.

Reforma com empréstimo social ou online

Alem do empréstimo pessoal você também pode optar pelo empréstimo chamado de “empréstimo peer-to-peer”, podemos chamar de empréstimo social, essa modalidade é uma opção cada vez mais popular para emprestar até R$ 100.000. Plataformas como a Biva e a Nexoos estão se tornando cada vez mais populares devido a prazos fixos e taxas baixas e facilidades de aprovação e liberação rápida do dinheiro.

Você pode pagar seu empréstimo com pagamentos diretos na conta bancária automaticamente e, nas plataformas, você gasta menos tempo com a solicitação e aprovação do financiamento. Todo o processo de aprovação demora apenas alguns minutos e a oportunidade de obter seu empréstimo em apenas alguns dias.

Reforma com empréstimo pessoal de banco

Os bancos normalmente oferecem uma taxa de juros fixa para empréstimo pessoal, limites de crédito e cheque especial, isso significa que, como os empréstimos com garantia e empréstimo peer-to-peer, você possui uma mesma parcela até o final do prazo do empréstimo.

Além disso, se for através do seu banco, você pode configurar o pagamento automático para que você nunca tenha que se preocupar em pagar a conta atrasada. Os bancos também podem oferecer prazo maior para reembolsar o montante total do empréstimo até 60 meses.

O crédito pessoal para reforma e construção, o cartão de crédito ou dinheiro vivo, sem dúvidas vão trazer pra você e sua família um pouco mais de conforto, mas cabe a você saber se esse conforto não vai penalizar todos com a falta de dinheiro para as despesas, compras, outros compromissos financeiros e domésticos importantes.

Você precisará verificar cuidadosamente todas as suas opções e escolher a que melhor se adeque ao seu bolso para evitar penalidades e imprevistos na hora de financiar sua reforma. Fique atento!

Dicas para Financiar Reforma da Casa ou Apartamento
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Comentários fechados