Skip to content

5 coisas para saber antes de financiar a compra de franquia

A compra de franquia pode ser uma opção lucrativa para empresários e empreendedores que querem ter seu próprio negócio mas apoiado por outros gestores. Comprar uma franquia de restaurante badalado ou de fast food para praças de alimentação, uma loja em uma rede de reparos automotivos e no ramo de perfumaria, por exemplo, oferecem ao franqueador o reconhecimento da marca instantaneamente e por isso gerar um fluxo de receita imediato graças à base de clientes da cadeia, do acompanhamento de vendas e do marketing.

Adquirir um franquia significa gastar menos tempo envolvido em transformar sua startup em uma empresa em crescimento. Mas a compra de uma franquia também pode ser um empreendimento arriscado que pode produzir retornos financeiros ruins – e, no pior dos casos, um fracasso total se ma; gerenciado, escolhida mal ou falta de aptidão.

Um dos principais fatores para o sucesso da sua compra de uma franquia, é garantir que você encontre o crédito para abrir uma franquia adequado, financiamento ou empréstimo comercial certo e na hora certa. Investir em uma franquia exige uma abordagem estratégica semelhante ao início de qualquer outro negócio, incluindo a vontade de avaliar diferentes opções de crédito para financiar sua compra.

Compreender o risco de financiar a compra de franquia

O desafio dos franqueados não só o de adquirir a melhor franquia, muitas vezes eles se tornam pessoas altamente focadas no sonho de gerir seu negócio. No entanto, não conseguem a longo prazo garantir que tenham uma estrutura financeira estável e desenvolver habilidades de gerenciamento para operar a franquia de forma eficaz.
5 coisas para saber antes de financiar a compra de franquia

Transforme sua franquia em uma história de sucesso

Se o empresário não tem noções d gerenciamento, existe empresas que regularmente treinam empresários e empreendedores que desejam iniciar um empresa ou comprar um franquia, o Sebrae e Associação Comercial são exemplos.

Abaixo, listamos cinco (5) dicas essenciais para você fazer sucesso na sua compra de uma franquia.

1. Compreender o custo total da sua franquia

É bom saber que no preço da compra de franquia não está incluído o capital de giro que você precisará levantar para executar o serviço. O resultado, para muitos empresários, é uma crise de fluxo de caixa nos primeiros meses de propriedade do negócio.

Em geral, não incorporar uma boa quantia de capital de trabalho (capital de giro para empresa) suficiente para cobrir os custos do projeto, é uma das razões pelas quais muitas franquias falham.

É uma boa idéia é emprestar um montante razoável de capital de giro. Como parte deste processo, um empréstimo comercial para começar a franquia pode resolver parte do problema.

2. Compare o empréstimo para capital que deseja

É uma boa idéia falar com várias instituições financeiras e credores diferentes sobre suas necessidades de financiamento. Você pode não só se beneficiar com prazos e taxas mais favoráveis, mas também diversificar suas fontes de financiamento para reduzir o risco. Inclusive pesquisar as alternativas de crédito como o Crowdfunding e suas vantagens e o empréstimo P2P Lending.

3. Compreender os termos e condições do contrato da franquia

Contratos de compra de franquia podem variar muito de franqueador para franqueador. Saber quem é o proprietário na locação da localização da sua franquia, bem como o reembolso e a obrigação contínua de direitos ou de partilha nas receitas, é crucial.

Como franqueado, você precisa entender cada termo e condição de locação e o regras descritas no contrato que você vai assinar com o franqueador. Em alguns casos, o franqueador pode tirar sua licença de franquia se você não atingir as metas (benchmarks) de vendas, ou se você não cumprir certos requisitos.

4. Avalie sua capacidade de investir na compra de franquia como um negócio

É uma coisa economizar algum dinheiro e manter algum dinheiro no caixa para custos operacionais e reposição de produtos. Mas, também é importante ter dinheiro disponível para injetar no negócio se as vendas ficam aquém das metas e projeções – como isso é frequentemente – pelo menos dá para reiniciar com fôlego.

Você precisa ter dinheiro economizado de reserva, seja por sua conta própria com ativo patrimonial ou por ter bom crédito em bancos e financeiras. A disponibilidade de fundos suficientes é a chave para qualquer negócio, empreendedores iniciantes ou empresas em andamento.

5. Ter a papelada da franquia toda em ordem

As instituições financeiras normalmente exigem uma cópia do contrato da franquia, a declaração de renda e finanças pessoais do franqueado (incluindo o patrimônio líquido) e um plano de negócios.

Uma vez que o seu empréstimo comercial seja aprovado, não tenha medo de procurar ajuda na execução de sua franquia.

Muitas vezes é uma boa idéia procurar ajuda de um consultor para treiná-lo nos primeiros meses e anos de operação de sua franquia, além do oferecido pelo franqueador.

Se você está em busca de fazer a compra de franquia para iniciar seu próprio negócio, entenda primeiro como funciona todo o processo e quais os riscos envolvidos. Boa Sorte!

5 coisas para saber antes de financiar a compra de franquia
Média 4.624 votos