Acesso ao Crédito

Financiamento Rural

No Brasil a maioria dos grandes bancos e diversas instituições de crédito oferecem a modalidade de financiamento rural a produtores do campo

O financiamento rural ou crédito rural é uma modalidade de empréstimo destinado ao repasse de dinheiro para produtores rurais, cooperativas rurais ou associações de produtores do campo. Um dos principais objetivos do financiamento rural é o de estimular os investimentos e ajudar a custear a produção e comercialização de produtos do agronegócio e pecuário.
Financiamento rural

No Brasil a maioria dos grandes bancos e diversas instituições de crédito oferecem a modalidade de financiamento rural, suprir as necessidades da produção rural é essencial para a manutenção agrícola no País. As linhas específicas de financiamento são concedidas com Recursos Obrigatórios (RO) ou com Recursos Livres (RL).

Se você precisa de dinheiro para cobrir custos e despesas do seu ciclo de produção, quer realizar investimentos avançados ou necessita de recursos financeiros para estruturar a comercialização de seus produtos, o financiamento rural pode ser uma solução aplicável.

O que é preciso?

Para conseguir o “financiamento rural” ou crédito rural, a princípio o contratante dever ser idôneo, normalmente precisa apresentar um projeto, plano de negócio ou orçamento que justifique a quantia solicitada.

Quem pode solicitar?

Empresas agropecuárias de pesquisa e produção de mudas, de sementes e de sêmem para inseminação artificial, que realizam prestação de serviços mecanizados e inseminação artificial podem ser beneficiadas com o financiamento rural, outras empresas rurais com finalidade comercial do segmento de pesca, aqüicultura, medição de lavouras e atividades florestais também podem solicitar o financiamento rural para concluir seus projetos.

Onde obter o financiamento?

Em bancos de varejo, cooperativas que fazem parte do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR).

Quais os prazos?

Os prazos variam de acordo com o financiador dos recursos, a finalidade dos recursos solicitados e o plano de produção apresentado pelo contratante rural.

Quais os Juros e encargos?

As taxas de juros e encargos dependem de quem vai financiar os recursos. Com recursos do Pronaf, as taxas de juros variam entre 1,0 % a 5,5% a.a. Com recursos controlados (RO), os juros estão fixados à taxa efetiva de juros de 6,75 % ao ano. Nas operações de financiamento rural a alíquota de IOF – Imposto sobre Operações Financeiras é zero.

Quais as garantias do financiamento?

Variam de acordo com o combinado entre o mutuário e o credor, também dependem da natureza do financiamento e o prazo do escolhido. Normalmente as garantias exigidas podem ser:

1 -) Penhor agrícola, pecuário ou mercantil;
2 -) Alienação fiduciária;
3 -) Hipoteca comum ou cedular;
4 -) Aval ou fiança e demais autorizadas pelo CMN – Conselho Monetário Nacional.

Financiamento Rural
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário