Conecte-se conosco

Financiamento Rural

Financiamento Rural

O financiamento rural ou crédito rural é uma modalidade de empréstimo destinado ao repasse de dinheiro para produtores rurais, cooperativas rurais ou associações de produtores do campo. Um dos principais objetivos do financiamento rural é o de estimular os investimentos e ajudar a custear a produção e comercialização de produtos do agronegócio e pecuário.
Financiamento rural

No Brasil a maioria dos grandes bancos e diversas instituições de crédito oferecem a modalidade de financiamento rural, suprir as necessidades da produção rural é essencial para a manutenção agrícola no País. As linhas específicas de financiamento são concedidas com Recursos Obrigatórios (RO) ou com Recursos Livres (RL).

Se você precisa de dinheiro para cobrir custos e despesas do seu ciclo de produção, quer realizar investimentos avançados ou necessita de recursos financeiros para estruturar a comercialização de seus produtos, o financiamento rural pode ser uma solução aplicável.

O que é preciso?

Para conseguir o “financiamento rural” ou crédito rural, a princípio o contratante dever ser idôneo, normalmente precisa apresentar um projeto, plano de negócio ou orçamento que justifique a quantia solicitada.

Quem pode solicitar?

Empresas agropecuárias de pesquisa e produção de mudas, de sementes e de sêmem para inseminação artificial, que realizam prestação de serviços mecanizados e inseminação artificial podem ser beneficiadas com o financiamento rural, outras empresas rurais com finalidade comercial do segmento de pesca, aqüicultura, medição de lavouras e atividades florestais também podem solicitar o financiamento rural para concluir seus projetos.

Onde obter o financiamento?

Em bancos de varejo, cooperativas que fazem parte do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR).

Quais os prazos?

Os prazos variam de acordo com o financiador dos recursos, a finalidade dos recursos solicitados e o plano de produção apresentado pelo contratante rural.

Quais os Juros e encargos?

As taxas de juros e encargos dependem de quem vai financiar os recursos. Com recursos do Pronaf, as taxas de juros variam entre 1,0 % a 5,5% a.a. Com recursos controlados (RO), os juros estão fixados à taxa efetiva de juros de 6,75 % ao ano. Nas operações de financiamento rural a alíquota de IOF – Imposto sobre Operações Financeiras é zero.

Quais as garantias do financiamento?

Variam de acordo com o combinado entre o mutuário e o credor, também dependem da natureza do financiamento e o prazo do escolhido. Normalmente as garantias exigidas podem ser:

1 -) Penhor agrícola, pecuário ou mercantil;
2 -) Alienação fiduciária;
3 -) Hipoteca comum ou cedular;
4 -) Aval ou fiança e demais autorizadas pelo CMN – Conselho Monetário Nacional.

Financiamento Rural
Média 532 votos

Continue Lendo
Patrocinadores
Você vai gostar destes...
Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Acesso ao Crédito

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir