Skip to content

Financiamento para compra de máquinas e equipamentos

Como funcionam o financiamento e empréstimo para compra de máquinas e equipamentos industriais? Ter o maquinário em dia e em boas condições é essencial para o bom funcionamento da sua empresa – certo! Sua indústria depende disso e você só conseguirá colocar seu nome de forma bem posicionada no mercado se estiver ciente que tudo funcione adequadamente, desde o marketing online a produção comercial e vendas.

E mais, fica bem difícil competir com empresas que tem um bom maquinário, pois a qualidade dos produtos concorrentes tende a ser melhor. Ter equipamento em condições, funcionando bem, ou até quando é possível, ter equipamentos de ponta para incrementar nos negócios, pode fazer a diferença entre ganhadores e perdedores.

Financiamento para compra de máquinas

Muitas vezes uma empresa, principalmente as pequenas e médias que estão iniciando seu negócio, não tem condições de arcar com os custos que um bom equipamento exige. Alguns equipamentos são caros e você precisa fazer malabarismos para mantê-los funcionando ou adquiri-los. Uma alternativa para quem está neste impasse são os financiamentos para maquinários e empréstimos para equipamentos industriais. Em geral, as modalidades existentes de crédito cobrem a maioria dos tipos de maquinários existentes na maioria das indústrias.

Empréstimo para compra de maquinário – como conseguir?

Muitos bancos de varejo oferecem condições que facilitam muito a compra e o aluguel do maquinário. Pesquise com seu banco, associação de crédito ou cooperativas e ainda sites de crowdfunding, dê uma olhada com os fornecedores e avalie para ver qual o melhor negócio para você. Existem diversas maneiras de conseguir um empréstimo para adquirir seu maquinário e equipamentos industriais.Empréstimos para compra de máquinas e equipamentos
Você pode adquirir com o suporte do governo federal, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento, pelo crédito no BNDES, ou com o FINAME. Você também pode solicitar este empréstimo com bancos privados como o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco financiamentos, Itau Unibanco, Santander entre outros ou procurar alternativas de financiamento em Associações de crédito ou Cooperativas especializadas.

Tudo dependerá daquilo que você visualiza como sendo o melhor negócio para sua indústria. Caso você resolva financiar pelos bancos estatais, é possível realizar o empréstimo de duas maneiras:

  1. Financiamento FINAME – “Agência Especial de Financiamento Industrial”
  2. Cartão do BNDES – “Banco Nacional de Desenvolvimento”

Alternativas para financiamento de equipamentos

financiamento de equipamento e maquinários pode ser contratado pelo FINAME, sigla que define a Agência Especial de Financiamento Industrial, é bem simples solicitar e ser aprovado. Essa modalidade pode ser uma solução excelente para médios e grandes empreendedores e empresários. Você deve ir até um banco estatal, como a Caixa Federal ou o Banco do Brasil obter mais detalhes.

Você deve saber que este financiamento para compra de máquinas é realizado caso você precise de maquinário fabricado aqui no Brasil, a modalidade não cobre equipamentos internacionais. Os bens a serem financiados devem estar cadastrados no Credenciamento de Fabricantes Informatizados do BNDES – CFI, disponível para consulta no site do BNDES.​

É possível também o financiamento de capital de giro associado, que poderá chegar até a 30% do valor financiado . Tudo muito simples para você. O prazo de pagamento também é outro atrativo já que ele é bem facilitado. O Prazo é definido conforme a necessidade do Investimento, podendo chegar a até 120 meses prazo total, com até 24 meses de carência. ​

Há a possibilidade de você adquirir o empréstimo através do cartão do BNDES. Você deve solicitar o cartão em qualquer banco estatal.  Ele é indicado para financiar os investimentos das micros, pequenas e médias empresas (MPMEs) e dos microempreendedores individuais (MEIs) Sua taxa de juro é de 1,35% ao mês, mas este valor pode variar.  O limite deste empréstimo é de 2 milhões por cartão emitido.

Caso necessite de maquinário industrial importado, você também pode utilizar o serviço de Locação financeira, também conhecido pelo termo em inglês leasing.  Nesta modalidade, é feito um contrato através do qual a arrendadora ou locadora (a empresa que se dedica à exploração de leasing) adquire um bem escolhido por seu cliente.  A empresa ou entidade então irá alugá-lo para o investidor por um prazo determinado.

Vá até seu banco e dê uma boa conversada com seu gerente. Estude bem as suas possibilidades e financie seu maquinário. Sua empresa agradece!

Cálculo e Simulação de empréstimo para máquinas

Quais os cuidados ao pedir um empréstimo para compra de máquinas

Investir em maquinário e equipamentos é essencial para o crescimento de toda empresa, esse tipo de compra não se pode abrir não quando chega a hora de expandir. No entanto, antes de adquirir um empréstimo comercial e se endividar, você deve ter algumas coisas em mente:

  1. Pondere se consegue arcar com o custo do maquinário e a prestação mensal
  2. Verificar as taxas de juros e custos extra envolvidos na operação de crédito para o financiamento
  3. Pesquise todas as alternativas antes de solicitar definitivamente o empréstimo para compra de maquinário e equipamentos para sua industria ou comércio
  4. Verificar qual a forma mais barata, se por banco estatal, privado, cooperativa ou plataformas de financiamento coletivo P2P

Tomando estes cuidados no financiamento para compra de máquinas e equipamentos, com certeza você irá realizar um bom negócio. Além de poder comprar o maquinário com mais tranquilidade, você ainda ajuda no desenvolvimento do país.

Financiamento para compra de máquinas e equipamentos
Média 560 votos