Para Automóvel

Financiamento para carro : Como escolher o melhor empréstimo?

O financiamento para carro é uma ótima oportunidade para realizar a compra do veículo novo, semi-novo ou usado com dinheiro do banco ou financeira

Financiamento para carro ! Como comprar um carro com o melhor empréstimo para compra de veículo? Um “financiamento para compra de carro” como o próprio nome já diz, tem a finalidade específica de financiar um carro com pagamento à prazo, o carro pode ser “carro novo, semi-novo ou usado”, é feito principalmente por pessoas que não possuem dinheiro para realizar a compra à vista.
financiamento para carro

Normalmente o proponente solicita um determinado montante de dinheiro para pagar o carro e devolver ao credor por um período de tempo acordado em contrato. O processo é simples, o solicitante de concorda com os termos do financiamento, assina um contrato de empréstimo que especifica a quantidade de dinheiro, os prazos de devolução, as taxas e encargos da operação e outros detalhes pertinentes.

O prazo pode variar, mas normalmente é concedido entre 3 meses à 60/72 meses. O prazo varia entre bancos e financeiras. O “financiamento para carro” deve ser pago mensalmente até o final do plano, mas o mutuário pode fazer a liquidação antecipada e quitação total ou parcial do empréstimo a qualquer momento. Atualmente o mutuário também conta com a portabilidade de crédito para trocar seu empréstimo, por outro com menor taxa.

A taxa de juros do “financiamento para compra de carro” são quase sempre com taxa fixa, as parcelas são iguais durante todo o período do prazo combinado. Caso haja atraso de pagamento, o mutuário terá de pagar multas, taxas extras e encargos. Um financiamento para carro com aplicação de taxa fixa, oferece o benefício de amortização antecipada de parcelas do final para o começo com abatimento de juros, o pode significar um economia de alguns trocados. Os pagamentos geralmente são feito através de carnê com boletos mensais.

O financiamento para carro é um empréstimo em que o carro apesar de ficar no nome do comprador, fica alienado fiduciariamente com reserva de domínio, ou seja, o veículo que você comprar através do “financiamento para carro”, fica como garantia do empréstimo, a alienação serve tanto para caros novos quanto para caros usados e semi-novos.

Se os pagamentos do reembolso do financiamento não forem feitos ou deixadas de serem pagos, à partir de 30 dias de atraso o credor já pode tentar reaver o bem e para vendê-lo para obter o dinheiro emprestado de volta (extra-judicialmente). Esse processo é meio dolorido e desgastante, dependendo da idade do veículo, o valor de revenda vai para baixo, se for vendido por menos do que você comprou, você ainda vai ter que arcar com a diferença do financiamento.

O financiamento para carro pode ser uma ótima oportunidade para conquistar o seu primeiro veículo novo ou semi-novo, em geral é preciso dar uma entrada de 10%, 20%, 30% do valor do veículo para facilitar a aprovação do empréstimo.

link Financiamento de carro através do Consórcio

Dica: prefira o pagamento à vista quando for comprar o seu carro, além de se livrar de diversas taxas, encargos e do IOF, você não fica devendo para ninguém. Se optar pelo “financiamento para carro”, dê pelo menos 50% de entrada e financie o restante com o mínimo de parcelas possíveis.

Financiamento para carro : Como escolher o melhor empréstimo?
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

1 Comentários

Escreva um comentário