Financiamento Estudantil Fies do Governo Federal

Financiamento estudantil fies - qualquer aluno que esteja estudando regularmente em universidade e faculdades particulares privadas

O “financiamento estudantil federal – Fies”, modalidade de crédito para estudantes do ensino superior que precisa de dinheiro para manter seus estudos. Se você é estudante, não tem como suportar o peso das mensalidades da faculdade ou universidade particular, você pode contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com esse programa de empréstimo, o estudante de nível superior pode financiar até 100% das mensalidades do ensino, a taxa de juros fica em torno de 3,4% a.a para todos os cursos.
financiamento estudantil fies

O Fies passou por algumas mudanças para possibilitar a redução das taxas de juros, em 2010 um novo formato passou a vigorar no programa, agora o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) se tornou Agente Operador do Programa, garantindo ao estudante melhores condições na contratação do financiamento estudantil. Além dessa mudança, o universitário pode solicitar o “financiamento Fies” em qualquer período do ano, sem ter que aguardo o início do próximo ano letivo.

Outro fato importante envolve os “Bolsistas do ProUni”, eles também podem participar na candidatura do financiamento estudantil do Fies. A linha de crédito é bem simplificada, enquanto o estudante estiver em curso usufruindo do financiamento Fies, ele paga uma taxa trimestral no valor máximo de R$ 50.

Depois de formado, começa outra fase do financiamento, o estudante tem uma carência de 18 meses. Passado a carência ele começa a pagar o saldo devedor. O prazo máximo para financiar as estudos através do Fies é de até 3 vezes o período do curso, acrescido de 12 meses. Desta forma, um curso de 4 anos pode ser financiado em até 13 anos.

Atualmente os agentes financeiros do programa de financiamento estudantil Fies são:

1 -) Caixa Econômica Federal;
2 -) Banco do Brasil.

Quem pode participar?

Qualquer aluno que esteja estudando regularmente e matriculado em universidade e faculdades particulares privadas que sejam autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), estando dentro destas regras o aluno pode participar do “processo seletivo do Financiamento Fies”.

Quem não pode participar?

1 -) Os estudantes que trancaram a matrícula, por qualquer motivo;
2 -) Quem já utilizou dos benefícios do financiamento cedidos pelo Fies;
3 -) Alunos inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (PCE/Creduc):
4 -) Bolsistas integrais do Prouni.

Como posso me inscrever?

As inscrições para se candidatar ao financiamento do Fies podem ser realizadas somente pela internet. O formulário de inscrição fica disponível no site do Fies. Na página http://sisfiesportal.mec.gov.br/, o estudante encontra tudo que precisa saber sobre o programa e as principais regras, além disso, pode realizar a simulação das parcelas do financiamento Fies.

link O melhor financiamento estudantil e crédito educacional

link Financiamento estudantil para universitários com juros

FIES – Financiamento Estudantil

Comente aqui !