Skip to content

Financiamento em factoring para empresas de consultoria

Vamos conhecer mais sobre financiamento em factoring – Empresas de consultoria tecnológica são muitas vezes iniciadas por empreendedores com profundo conhecimento em seu campo de atuação e um histórico de trabalho corporativo. Eles geralmente começam como profissionais e depois se tornam independentes. No entanto, para o negócio ser bem-sucedido, eles normalmente adicionam equipes de pessoas para ajudar no crescimento da empresa. E, em pouco tempo, a empresa tem muitos funcionários e precisará gerenciar a folha de pagamento.

Financiamento em factoring para empresas

A folha de pagamento é a maior despesa para uma empresa de consultoria em tecnologia, apesar das empresas de tecnologia compram equipamentos caros, o custo com engenheiros e desenvolvedores de softwares, de rede e, arquitetos de tecnologia geralmente excedem muitas outras despesas.

Consequentemente, ter fundos de recursos em dinheiro para fazer a folha de pagamento é sempre uma das tarefas mais importantes para um proprietário de empresa, seja ela de tecnológica, comércio físico, lojas online ou ainda administradora de recursos humanos e contabilidade.

O maior desafio financeiro das empresas

O maior desafio financeiro para muitas empresas é bastante comum: problemas de fluxo de caixa devido a pagamentos atrasados por clientes corporativos ou poucas vendas de produtos relacionados a tecnologia. A maioria das grandes corporações paga suas faturas em prazos de crédito – em 30, 60 ou mesmo 90 dias. Obviamente, eles exigem esses prazos, porque é bom para manterem seu fluxo de caixa, então eles conseguem usar muitos serviços por alguns meses sem pagar por eles, poderíamos dizer que isso equivale a um empréstimo sem aplicação de juros.
Financiamento em factoring para empresas de consultoria
No entanto, pequenas empresas de tecnologia precisam de pagamentos de faturas muito mais rápidos é aí que entre o financiamento em factoring. Eles precisam cobrir sua crescente folha de pagamento e outras despesas fixas e flutuantes. Se uma empresa não gerencia suas finanças corretamente, corre o risco de ter problemas e insolvência. Na pior das hipóteses, pode não ter dinheiro suficiente para cobrir sua folha de pagamento porque seus fundos estão vinculados em contas a receber.

Obter liquidez financiando faturas

A maioria dos proprietários de empresas de consultoria tecnológica financiam seus negócios de forma antiquada, por meio de seus próprios fundos ou fazendo isso por meio de empréstimo com amigos e parentes que investem. A maioria se auto financia sem usar capital de risco, mas é preciso encontrar um caminho compatível para se ter crescimento orgânico usando ferramentas atuais e digitais.

Em muitos casos, tomar capital de risco ou buscar investimentos alternativos poderiam ser excessivos para o setor financeiro da empresa, de qualquer forma, o problema é simples de resolver: para faturas futuras de clientes, não é necessário que eles paguem rápido – a solução é financiar essas faturas.

O empréstimo em factoring ou financiamento de títulos e faturas oferece uma solução simples para este problema: uma empresa de descontos de recebíveis online por exemplo pode muito bem financiar as duplicatas de clientes comerciais. Esta alternativa oferece liquidez imediata para cobrir despesas com folha de pagamento e outras despesas e custos críticos.

Estabilize o fluxo de caixa e faça sua empresa crescer

Quando usado corretamente uma linha de financiamento de capital de giro ou antecipação de recebíveis, isso estabiliza o fluxo de caixa. Em vez de ter que esperar até dois meses (60 dias) para receber um pagamento, sua empresa recebe financiamento agora, permitindo que você se concentre em operar seu negócio, em vez de ficar perseguindo empréstimos bancários e esperando o pagamento dessas faturas.

Dinheiro na hora, isso é que ele pode ajudá-lo no crescimento da sua empresa. O financiamento de seus recebíveis permite que você ofereça condições de crédito de até 60 dias a clientes novos ou existentes sem ter que se preocupar com possíveis problemas de fluxo de caixa. Essa linha de crédito é projetada para dar flexibilidade para sua empresa com um custo por operação muito baixo.

Antecipar o financiamento de faturas

A transação para antecipação de recebíveis é relativamente simples. Uma factoring compra suas faturas para receber depois mas, paga você em dinheiro agora. Você pode aprender mais sobre financiamento de faturas lendo “O que é factoring?”

Em geral, a factoring vai aplicar uma taxa sobre o valor, mas isso é totalmente compreensível do ponto de vista financeiro.

A sua consultoria em tecnologia está qualificada?

A qualificação para financiamento em factoringtroca de faturas ou antecipação de recebíveis? Isso vai depender de alguns fatores, mas é muito mais fácil do que garantir o financiamento bancário convencional. É importante lembrar, suas faturas devem ser pagas por seus clientes, e eles devem ter crédito comercial sólido, uma vez que as faturas atuam como garantia para a transação.

Você também deve manter boas práticas de cobrança e faturar apenas serviços ou produtos que foram entregues. E, finalmente, suas faturas e outros ativos devem ser livres de ônus.

Financiamento em factoring para empresas de consultoria
Média 4.138 votos