Financiamento Educacional ou Bolsa de Estudos

As instituições de crédito movimentam 7 bilhões em financiamento educacional no Brasil e concede outros milhões em Bolsas de Estudos

Financiamento Educacional ou Bolsa de Estudo? É importante salientar que financiamento educacional ou estudantil não tem nada a ver com “bolsa de estudo”. O financiamento para estudantes é uma linha de crédito para financiar o ensino de universitários. Normalmente o crédito solicitado nessa modalidade serve para financiar quem não pode arcar com o valor total das mensalidades dos cursos em estabelecimentos de ensino privados como as faculdades e universidades. O valor financiado é restituído ao credor após o término do curso quando o estudante já está formado, a devolução é acrescida de juros e correção monetária.

As instituições e empresas financiadoras que concedem o “financiamento estudantil para universitários” movimenta em torno de 7 bilhões de reais, apesar do volume de negócios ser expressivo, ainda não chegou no patamar de países mais desenvolvidos, aonde o financiamento estudantil faz parte da cultura da população com é o caso dos Estados Unidos e Austrália.

Infelizmente por desconhecimento muitos estudantes perdem a oportunidade de financiar seus cursos superiores com condições e vantagens especiais. Se você é estudante universitário é esta precisando de dinheiro para custear seus estudos, talvez seja hora de procurar mais informações sobre financiamentos federais e financiamentos privados para estudantes.

Agora, quem não tem condições financeiras de arcar com seus estudos, pode se candidatar a uma bolsa de estudo na própria instituição de ensino, valendo-se do fato que muitas oferecem esse benefício gratuitamente.

O “ProUni” – Programa Universidade para Todos, é um programa subsidiado pelo governo federal onde o estudante pode obter a concessão de 50% e 100% da bolsa de estudos em instituições privadas que estejam devidamente credenciadas no MEC. O “ProUni” beneficia estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos mensais e que cursaram o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular. A nota do “Enem” – Exame Nacional do Ensino Médio, é base de critério para distribuir as bolsas de estudo. Quem quiser se candidatar a bolsas de estudo do ProUni, as inscrições podem ser concluídas sempre no início e no fim do ano letivo através do Portal ProUni.

O que é uma Bolsa de Estudo?

“Bolsa de estudo é uma prestação pecuniária, de valor variável, atribuída a um estudante, por uma entidade pública ou privada, para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com o desenvolvimento de um trabalho de investigação”.

“A bolsa de estudo visa contribuir para custear, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas (taxas universitárias). A bolsa de estudo pode ser conferida com base em critérios de natureza econômica (o rendimento do agregado familiar do estudante) e ou acadêmica (o aproveitamento escolar do estudante)”, descrição segundo a Wikipédia.

1 resposta - Faça um comentário

Comente aqui !