Financiamento de Carro, Leasing ou Consórcio, o que fazer?

financiamento, leasing ou consórcio, o que vale mais a pena para comprar um carro atualmente. Descubra lendo o artigo e assistindo o vídeo

Financiamento de Carro, Leasing ou Consórcio, qual é o melhor para o consumidor? Para termos uma idéia melhor sobre cada um dos tipos de operação financeira, listamos algumas informações essenciais sobre “Financiamento, Leasing ou Consórcio”. O Financiamento é uma operação para captação de recursos financeiros entre um consumidor e um financiador, normalmente o financiador é uma instituição bancária ou empresa financeira. O fornecedor do financiamento empresta dinheiro para o consumidor realizar a compra de um “Bem” específico (Carro, Imóvel, Moto etc.,) que fica como garantia.

No financiamento de carro, o financiador pode aplicar ao valor principal, taxas de juros de acordo com o valor financiado e o prazo de pagamento. O financiamento é concedido tanto para pessoa jurídica quanto para pessoa física na aquisição de bens de médio ou de grande valor. O meio de pagamento mais tradicional é com Carnê, mas Cheques e Débito em Conta Corrente também são aceitos em algumas linhas de crédito.

Leasing

Leasing. Podemos chamar essa operação financeira de “Locação Financeira” ou “Arrendamento Mercantil”. O Leasing, é um tipo de contrato onde uma Arrendadora ou Locadora (a empresa que se dedica à exploração de leasing) possui um Bem que o consumidor (o arrendatário ou locatário) deseja adquirir e, ao invés de comprá-lo como no financiamento, aluga o Bem por um prazo determinado em acordo contratual.

Ao término do “contrato de Leasing” o consumidor (arrendatário) opta em renová-lo por mais um prazo ou devolve o Bem para a Arrendadora. No Leasing, não há incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), e ainda tem a opção de compra no final do contrato. Os prazos podem ser escolhidos em até 60 meses fixos, com taxas de juros incluídas. O pagamento das parcelas é feito com Carnê.

Consórcio

O Consórcio é diferente dos Leasing e do Financiamento em todos os aspectos, o sistema de Consórcio funciona como uma compra parcelada e programada de um Bem.

O sistema é simples, um grupo de participantes se organizam através de uma empresa administradora que rateiam o valor do Bem desejado pelo número de meses de parcelamento deste Bem. O Consórcio pode ser classificado como uma reunião de pessoas físicas ou jurídicas que fecham um grupo de compra gerenciado por uma empresa que administra o Grupo, o objetivo é o de proporcionar aos integrantes a aquisição do Bem desejado ou o conjunto de bens por meio de autofinanciamento.

O vídeo realizado pelo “Seu Dinheiro” da Exame explica muito bem isso, confira!

Comente aqui !