Acesso ao Crédito

FGTS – Nova Forma de Pegar Consignado

Quer fazer seu consignado com o auxilio do fgts? O Governo federal tenta aprovar medidas para incentivar o crédito aos consumidores. Confira como é o “Conselhão”

Pegar consignado com FGTS. Essa é uma das formas que o Ministro do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa e sua equipe esta encontrando para resolver o problema da dívida pessoal das pessoas físicas e logo das empresas. O governo deu sinal verde para usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para pegar consignado, um tipo de empréstimo com juros baixo.

Como disse, alguma coisa tem que ser feita. Logo, o mais prático para o governo é que o cidadão pague suas dívidas adquirindo mais dívidas, é uma conta básica que vai afundar ainda mais outras classes de trabalhadores e consumidores, em especial os compulsivos e endividados.

A expectativa do governo com essa manobra, é impulsionar alguns bilhões de reais em empréstimo com FGTS da CAIXA, especificamente para pessoas físicas. Vale mencionar que o pessoal do forças, federais, estaduais e municipais estão praticamente sem linhas na folha.

Claro que como qualquer medida, sua implementação vai exigir envio de proposta das mudanças ao Congresso Nacional para que sejam legalizada. Como se trata do FGTS algumas leis precisam ser mudadas. Atualmente só é permitido investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura.pegar consignado com fgts

Bom o “Conselhão” foi proposto e temos novidades. Uma delas é a autorização do uso da multa e também de parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia de empréstimo para pegar consignado para trabalhadores restritos ao setor privado que sejam demitidos sem justa causa. A expectativa é gerar R$ 17 bilhões de crédito com essa modalidade.

“Segundo integrantes da equipe econômica, a lei do FGTS será alterada para permitir que os trabalhadores do setor privado possam usar os recursos do Fundo (multa de 40% nas demissões sem justa causa e até 10% do saldo da conta vinculada) como garantia para os empréstimos consignados (com desconto em folha). Isso será feito por meio de uma medida provisória (MP). Depois de aprovada pelo Congresso Nacional, a proposta terá que ser regulamentada pelo Conselho Curador do FGTS.”

Uma fonte ligada ao Ministério da Fazenda, informou à imprensa que a medida não será implementada logo de imediato, será aos poucos, mas, os efeitos irão representar uma significativa ampliação do crédito por causa da garantia pré-definida. O empréstimo consignado, todos já sabem, permite taxas de juros muito mais atrativas e baratas para quem esta tomando crédito em bancos.

É, o país precisa mesmo de alavancagem e contornos econômicos para evitar ainda mais a queda de consumo e principalmente a perda de empregos que dia após dia se torna mais agravante. Pelo menos a intenção da equipe econômica com essas medidas é interromper o processo de diminuição de crédito pessoal e empréstimo consignado em todo Brasil, a intenção maior a princípio é dar início a retomada do crescimento econômico.

No entanto, eu não sou economista, mas entendo que dívida se paga com geração de renda e não com mais dívidas, apesar de ser um paliativo, pegar consignado com o auxilio do FGTS pode sim ajudar algumas pessoas, só que vai detonar muitas outras. A aprovação das medidas já foram enviadas ao Congresso Nacional.

ATUALIZAÇÃO: Para saber mais sobre a liberação dessas novas modalidades acesse: empréstimo com FGTS e consignado com FGTS

FGTS – Nova Forma de Pegar Consignado
Gostou do conteúdo? Vote!

7 Comentários

  1. Carla, primeiramente gostaria de agradecer e lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho que desenvolve no blog através desse conteúdo tão últi e esclarecedor. Gostaria de fazer 2 perguntas, para ser parceiro de uma promotora e represetá-la existe alguma exigência como certificação da Aneps? Pergunto isso pois tenho bastante interesse em iniciar nesse segmento, venho fazendo pesquisa de público alvo e estudando bastante o mercado, outra dúvida é possível representar a crefisa ou eles só fazem empréstimos através de loja própria ?

    Grato,

    Bruno

  2. maria mafardo barreto Responda

    sobre o abono salarial como faco p pegar oformulario p prencher

  3. Excelente, também tenho a mesma ideia, não adianta criar um mecanismo para impulsionar vendas e não gerar renda. É uma conta básica.
    Quando o cliente cria mais dívidas, diminuindo sua margem , está criando um problema de difícil solução. Isso serve para pessoas físicas, jurídicas e qualquer instituição.
    O problema estrutural começa pela perda de renda líquida, o salário sobe 10% e a cesta básica sobe 20%, 30% por exemplo. A Classe média é a que mais paga impostos na realidade, sofrendo com constantes aumentos em todos os produtos e serviços.
    A curto prazo soluciona, mas corre o risco da bomba não demorar muito tempo para explodir.

    Atenciosamente,

    bbens

  4. Empresa idônea, há mais de 40 anos no mercado. Empréstimo pessoal, consignado, refinanciamento, portabilidade e compra de dívida de todos os bancos, empresa privada,SIAPE, Exército, Marinha, Aeronáutica e INSS. Mais informações: …
    Deixe um número que entrarei em contato por telefone.

  5. vanderlei de freitas rodrigues Responda

    Quer saber de uma, isto nao funciona. E nao vai mudar em nada? tem que trocar o nosso dinheiro por uma moeda mais forte. abaixar os impostos. gerar mais emprego, dar mais oportunidades aos jovens. Uuma pergunta se pegar consignado com o fgts e gastar, quando acabar ai vai ser fazer o que? pra ser ter dinheiro de novo vai fazer outro, hem… Sabe, igual o governo fez pra segura a crise. abaixarao os ipis de carro, eletrodomesticos e muitos mais. Ai a dona dilma ainda abriu a boca de caçapa e falou, no brasil nao vai ter criser. olha ela ai gente… faz empréstimo com fgts ai não sobra mais nada…

Escreva um comentário