Skip to content

Guia básico para fazer hipoteca para compra de imóvel

Vai comprar uma casa e fazer hipoteca como financiamento? Então comece juntar toda a papelada! E não se esqueça da levar sua caneta favorita quando for assina o contrato. Em toda transação financeira existe um ritual: Pesquisar, comprar, se qualificar, e assinar o contrato de empréstimo, financiamento ou hipoteca de imóvel. Tudo isso pode ser muito confuso e desgastante, especialmente pelo tempo de idas e vidas até completar o processo todo.

Guia para fazer hipoteca

Fazer uma hipoteca para compra de imóvel não é para se ter medo, mas é claro que o novo proprietário deve e precisa estar preparado para tomar essa decisão de dar um passo a frente para conquistar no final da caminhada seu precioso lar. Seja para compra da casa própria, apartamento, sítio ou um terreno ou imóvel rural para construir depois do jeito que você sempre sonhou. Bom, vamos então aos passos básicos que dever ser observados antes de iniciar a solicitação da sua hipoteca para compra de imóvel.

1. Limpe seu relatório de crédito no Serasa, SPC, Boa Vista

Obtenha cópias do seu relatório de crédito e verifique se existe algum débito ou inscrição negativa que é preciso limpar do seu histórico. Estar com o nome sujo, ou seja, com restrições, por menor que seja pode atrasar ou impedir a liberação do crédito para uma hipoteca e também outros tipos de crédito. Então, tente corrigir esses débitos antes de fazer a solicitação ao credor.

2. Reúna toda documentação necessária

Guia básico para fazer hipoteca para compra de imóvel
Antes de tentar se qualificar com um financiamento através de simulação para hipoteca, seu potencial credor (instituição de crédito) vai exigir muitas informações sobre você, incluindo:

  1. Todas informações sobre seu banco, nome, endereço até seus números das contas e declarações
  2. Junte todas as declarações de renda dos últimos seis meses, é melhor!
  3. Tenha em mãos sua comprovação de emprego e holerites dos últimos meses
  4. Apresentar suas declarações fiscais como pró-labore e imposto de renda IRPF se autônomo
  5. Autorizações para credor verificar sua renda, contas bancárias e crédito em geral

3. Pré-qualificacão … Ou pré-aprovação de crédito

A pré-qualificação é a determinação do credor sobre o valor do montante de uma hipoteca que você pode se qualificar com base em seus “índice padrão”. Por exemplo, sua proporção de despesas mensais de habitação em relação à sua receita mensal bruta, ela não deve exceder 30%, em tese.

A pré-aprovação é o montante que um credor compromete com base em sua renda e crédito através de um check-out. Ele também dão mais credibilidade ao comprador e pode diferenciá-lo de outros potenciais compradores.

4. Informações sobre custos, taxas e juros

Após a inscrição para receber um empréstimo, financiamento ou hipoteca, o credor deve fornecer:

  • Informações sobre todas as taxa efetivas totais com os juros e custos da hipoteca
  • Informar ao consumidor sobre hipotecas os tipos de taxas aplicáveis na hipoteca
  • Informar o “CET“, uma estimativa total e detalhada de custos para fechamento

5. A avaliação do credor

O imóvel apresentado ou sua casa, servirá como garantia para a hipoteca do imóvel, portanto, o credor irá solicitar uma avaliação de valor de mercado da propriedade. Além disso, se precisara se enquadrar as normas de aplicação da hipoteca de acordo com as políticas de crédito de cada banco – os termos são diferentes entre as instituições, saiba sempre quais são os termos e regras.

6. Aprovação da hipoteca

Ao fazer hipoteca, os credores farão todas as verificações necessárias, desde documentos pessoas, endereços, indicações, seu emprego e contas bancárias para que o processo de aprovação seja concluído. Também farão na maioria dos casos a avaliação do seu relatório de crédito, score e consultas ao SPC e Serasa etc.

Parabéns para você que está pronto para solicitar uma hipoteca de imóvel, só não se esqueça de para pagar pelo resto da vida, os contratos são longos, muito longos. Boa Sorte!

Guia básico para fazer hipoteca para compra de imóvel
Média 4.523 votos