Skip to content

Fazer Hipoteca de Imóvel no Brasil – Conheça os 7 piores erros

Fazer hipoteca de imóvel seja para uma casa ou qualquer outro imóvel comercial ou imóvel rural, pode ser um investimento sábio e com o tempo lucrativo. Também pode se revelar com um ato desastroso se você não for cuidadoso. Caso você esteja comprando uma casa em qualquer lugar do território brasileiro ou em um dos milhares de prédios em nossas capitais, tome cuidado para não cair nesses sete erros hipotecários.

Vai fazer hipoteca de imóvel?

O processo para concluir a contratação de um empréstimo hipotecário, não é definitivamente como fazer o pedido de empréstimo pessoal sem garantia, a hipoteca de imóvel é um sistema complexo e muito raramente passa sem falhas.

Hoje você pode escolher credores que dizem fazer todo o processo do pedido de hipoteca online em um piscar de olhos ou também pode escolher como a maioria que acessa o telefone e vai pessoalmente resolver todo o trâmite da solicitação em agências e lojas físicas. Bom, de qualquer forma, se você é um futuro mutuário e quer fazer hipoteca de imóvel sem complicação, é interessando ler o artigo até o final.

Não pesquisar sobre o seu credor ou emprestador

Escolher um credor hipotecário é uma das decisões mais importantes da vida de um cidadão prestes a comprar um imóvel financiado, então não há necessidade nenhuma de ter pressa. Tire um tempo para determinar quais são suas maiores necessidades e preferências. Leia as muitas críticas, reviews e políticas de crédito dos futuros credores antes de tomar sua decisão concreta sobre qualquer um deles.

Cair na armadilha da taxas de juros baixo sem ler a contrato

As taxas com juros baixos aparentemente são tentadoras, mas às vezes acontece um problema, elas estão disponíveis somente por um tempo limitado, então você precisa começar o trâmite rápido para conseguir realmente economizar algum dinheiro com uma hipoteca do imóvel.
7 piores erros ao fazer hipoteca de imóvel no Brasil
Para não ser enganado, é aconselhável obter a taxa por escrito (publicidade, panfleto ou jornal etc.). Isto é especialmente uma verdade em empréstimos pré-aprovados – cuidado! Porque? Em geral as ofertas são apenas por um tempo limitado ou escondem outras taxas ou tem pegadinhas quanto as condições. Certifique-se de que você terá tempo suficiente para encontrar seu imóvel dentro desse período e eliminar possíveis pegadinhas contratuais. Fique atento ao C.E.T, nem sempre somente uma taxa de juros baixa vai garantir um bom negócio, se outras taxas adicionais extras forem abusivas.

Não escolhendo o melhor empréstimo para você

É essencial saber qual é a sua situação e o que você está procurando relativo a crédito para compra de imóvel. Existem prós e contras em todos os tipos de financiamentos, então escolha sabiamente o que mais lhe convém. Não tenha medo de perguntar e tirar todas as dúvidas com seu credor.

Não comparar os tipos de taxas aplicadas

Taxas fixas sempre soam como a opção mais sábia e segura ao fazer uma hipoteca de imóvel. Fixo não é invariavelmente melhor para todos. Considere a economia e a duração do contrato que você planeja fazer, especialmente se vai morar na propriedade.

Se você quer fazer a hipoteca no curto prazo ou no longo prazo, sempre faça os cálculos necessários para poder saber exatamente qual ira ajudar você a poupar uns milhares de reais.

Não ler as cláusulas e negociar antes de assinar o contrato

A documentação da hipoteca pode ser entediante, mas cada pequeno detalhe conta a se favor ou contra você. Tome algum tempo para entender bem sobre isso e verifique se você está plenamente ciente de cada taxa adicional e se você vai concordar com tudo antes de assinar.

Algumas pequenas cláusulas podem aparentemente parecer obrigatórias quando na verdade não são. Não tenha preguiça para ler atentamente o contrato, se precisa contrate um advogado, essa atitude pode até fazer você pagar centenas, até milhares de reais a menos ou a mais por ano.

 NOTA:  Para você ficar mais expert no assunto fazer hipoteca de imóvel, relacionamos abaixo alguns dos nossos melhores artigos que falam sobre o assunto.

1. 3 dicas para encontrar o melhor crédito com hipoteca
2. Como evitar ter que refinanciar sua hipoteca
3. Você está pronto para solicitar uma hipoteca de imóvel
4. Guia básico para fazer hipoteca para compra de imóvel
5. 8 questões importantes antes de solicitar hipoteca
6. 6 dicas para conseguir crédito hipotecário para comprar imóvel
7. Hipotecas: como ser aprovado ao solicitar uma hipoteca
8. Hipoteca da Caixa: como funciona a hipoteca de imóvel Caixa
9. Bancos para fazer simulação de empréstimo por hipoteca
10. Hipoteca Itaú com garantia de imóvel: Como funciona?
11. Como funciona a hipoteca do Bradesco – Credfacil imóvel
12. Empréstimo Hipotecário – Hipoteca para conseguir dinheiro

Fechar o negócio na época errada

Você pode estar ansioso para fechar o negócio, mas fechar em certas épocas do mês ou em períodos de mudanças econômicas (ex: reunião do Copom – Selic), pode significar pagar taxas mais caras e cobranças adicionais sem necessidade. O fechamento no início do mês por exemplo fará com que o mutuário pague mais juros sobre o total do empréstimo, diferente dos contratos de empréstimos hipotecários do final do mês.

Isso pode aumentar significativamente o valor da parcela e do saldo devedor final. As vezes, esperar outra semana ou duas pode economizar centenas de reais. Bom, como você pode evitar para não cometer esses erros nos empréstimos hipotecários, é só pensar e analisar a questão um pouco mais. Faça mais pesquisas, compare e calcule exaustivamente todos os custos.

Se você está tentando fazer hipoteca de imóvel com taxa de juro barato para investimento ou moradia, não perca de tempo ou esforço pesquisando, o essencial mesmo é ter as duas coisas, economizar dinheiro sem sofrer por fazer as escolhas erradas.

Com um pouco de cuidado extra, assumir uma hipoteca de imóvel pode ser a melhor decisão da sua vida e da sua família!

Fazer Hipoteca de Imóvel no Brasil – Conheça os 7 piores erros
Média 4.9129 votos