Fazer Financiamento Imobiliário – Guia com Dicas e Sugestões

Esta propenso em fazer financiamento imobiliário diretamente com uma construtora, instituição bancária ou financeira, saiba como funciona!

Fazer financiamento imobiliário? Essa é sua única alternativa para adquirir um imóvel? Esse instrumento financeiro para a compra da casa própria ou comercial financiada precisa ser bem avaliado antes da contratação. Para evitar possíveis dores de cabeça futuramente, o candidato deve se inteirar de dicas e sugestões de especialistas no assunto.

De acordo com quem entende de financiamento imobiliário, existem diversos critérios a serem adotados por aquele que pretende adquirir um imóvel através dessa modalidade de crédito. Já ficou esclarecido que esse é um dos recursos mais utilizados para a conquista da casa própria, fazer financiamento imobiliário, independente da fonte do crédito, seja via banco, financiadoras ou diretamente com a construtora.

Portanto se você se encaixa nesse perfil, vale a pena dar atenção a algumas dicas importantes e que podem fazer grande diferença na hora de realizar a aquisição da sua tão sonhada casa ou escritório. Toda negociação da compra de imóvel implica em regras, prazos e documentações necessárias. Não despreze nenhuma delas para não adiar o prazo de entrega das chaves e consequentemente entrar no imóvel mais rápido.

Quando se trata de uma compra de imóvel diretamente com a Construtora e o empreendimento ainda está na planta ou mesmo em construção, poucas exigências são feitas, geralmente é solicitado apenas um documento de identidade, CPF e um comprovante de residência e renda. Apesar do credor analisar se o mutuário possui restrição ou alguma situação impeditiva, a negociação segue normalmente caso tenha. No entanto, quando se aproxima da ocasião do financiamento bancário, o que pode ter dado a impressão de banalidade se torna imprescindível para dar sequência ao trâmite da compra e conseguir a aprovação do seu crédito. O nome deve estar limpo.
Fazer Financiamento Imobiliário

Um das exigências essenciais é estar em dia com seus dividendos, ou seja, não pode em hipótese alguma estar com seu cadastro de pessoa física incluso no SCPC, Serasa Experian, CCF ou Cartório de Protesto e outros. Outro fator igualmente importante é o de comprovação de renda, que deve apresentar coerência entre o valor que pretende resgatar no financiamento e o valor de sua renda líquida. A prestação máxima deve equivaler a 30% de sua remuneração mensal. Nessa mesma ocasião serão solicitados certidão de nascimento ou casamento, imposto de renda, comprovante de residência e certidões de protestos.

Uma vez cumprida toda essa parte burocrática, o financiador ou credor ainda levará de 10 a 30 dias para analisar e conceder a aprovação de seu crédito, o mutuário terá até 120 para utilizar o dinheiro financiado. E quanto maior for o prazo, mais juros e índices de reajuste incidirão sobre o saldo devedor do imóvel. Por outro lado, com a Construtora a liberação é imediata.

O mutuário deverá analisar também a escolha do prazo para ao fazer financiamento imobiliário. Em planos como Minha Casa Minha Vida, os prazos podem alcançar até 360 meses. Já através do sistema financeiro da Habitação, método mais convencional, os prazos foram alargados e podem atingir até 420 meses em algumas instituições financeiras. Enquanto o financiamento através das Construtoras tendem a ser menores, dificilmente superando o prazo de 120 meses.

Se você está propenso em fazer um financiamento imobiliário diretamente com a Construtora por julgar menos burocrático e obtendo assim maior agilidade para resgatar adquirir o imóvel, saiba que muitos intitulam as cláusulas contratuais da Empreendedora como abusivas, isso acaba refletindo negativamente e trás grande desmotivação por parte dos compradores.

Já que o teor do contrato visa favorecer apenas a Construtora com a cobrança de taxas, comissão extra de corretor, taxas de transferências, correções ilegais, juros indevidos entre outras elaboradas pela incorporação. Portanto tenha em mente a necessidade de um cadastro limpo para não ter empecilhos para fazer financiamento imobiliário bancário ou numa financiadora especializada na modalidade.

Comente aqui !