Consignado

Fazer Empréstimo Consignado com Segurança

Regras para garantir que a contratação do empréstimo consignado e o uso do cartão consignado de crédito e não traga muitos problemas

Fazer empréstimo consignado com segurança é uma preocupação da maioria dos mutuários que contratam esse tipo de crédito. O que fazer para a operação não dar errado, e se der, o devo fazer? Os empréstimos consignados se tornaram operações financeiras descomplicadas para pessoas físicas conseguirem dinheiro emprestado mais barato do País.

Com as facilidades do consignado, aposentados, pensionistas, servidores públicos e trabalhadores em regime de CLT precisam seguir algumas regras para garantir que a contratação de um empréstimo consignado e o uso do “cartão consignado de crédito” não traga problemas. O modalidade de consignação desde que foi criada contribuiu muito para o aumento do poder e capacidade de compra da maioria dos beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e funcionários dos poderes públicos de todas as esferas.

A Previdência Social definiu define regras e orientações para garantir que os empréstimos sejam concedidos pelas instituições adequadamente para os segurados, mas muita das regras de segurança encontradas no segmento são desenvolvidas e divulgadas pelas instituições financeiras.

fazer emprestimo consignado
O MPS, cuida somente das regras de concessão entre o Órgão e os bancos e financeiras para que as operações sofram o mínimo possível com fraudes, burocracias e problemas de tecnologia. Nos últimos anos o MPS têm se envolvido mais nessa questão, inclusive intervindo na comissão que correspondentes ganham por cada contrato celebrado.

Medidas de segurança

A medida de segurança que considero das mais importantes, é a exigência e proibição da contratação e assinatura do contrato do empréstimo consignado por telefone, também relaciono como muito importante para evitar fraudes a proibição da concessão de empréstimo consignado em estado diferente, ou seja, fazer o empréstimo em estado que o beneficiário do INSS não recebe o seu benefício.

Deu problema na operação de empréstimo, como proceder? Confira como contratar o consignado junto ao bancos e financeiras autorizadas pela Previdência Social e os devidos cuidados a serem tomados para ter um mínimo de segurança.

Onde fazer Reclamações

Fez um empréstimo consignado e se sentiu prejudicado, acredita mesmo que a operação foi realizada de forma irregular. Vamos resolver isto… Caso queira informar o descumprimento de contrato ou das normas de concessão, o procedimento é fácil, basta fazer o registro da reclamação no INSS por meio da Ouvidoria Geral da Previdência Social delatando a instituição, pode ser feito pela página da internet, Ministério da Previdência Social, na Central 135 ou em qualquer agências da Previdência Social do País. A Central 135 aceita ligações gratuitas, porém deve ser realizada através de um telefone fixo ou público, se feita por celular, o custo é de uma ligação local.

Para formalizar a reclamação, o aposentado ou pensionista deve informar o assunto da reclamação, qual a instituição bancária ou financeira envolvida na irregularidade, informe tudo sobre o contrato, conta e agência bancária, para ressarcimento se for o caso. É importante estar com o endereço residencial atualizado para que a resposta por correspondência seja enviada pelo INSS.

Bloquear o benefício

O aposentado ou pensionista do INSS pode ainda bloquear o seu benefício para novas consignações e descontos quando quiser, independentemente de ter em andamento um ou mais contratos de empréstimo consignado na folha. Da mesma forma acontece com o desbloqueio, a ação pode ser realizada de acordo com o interesse do segurado.

O Bloqueio e Desbloqueio do benefício do INSS só pode ser formalizado com o comparecimento ao vivo do aposentado ou pensionista em uma das Agências da Previdência Social.

Dados, Documentações e Senhas

A segurança no processo não depende somente dos bancos e financeiras e MPS, cada um têm que fazer sua parte no processo, cabe ao aposentado e pensionista também colaborar para a garantia da segurança nas transações, uma das ações possíveis é nunca passar, emprestar ou ceder os documentos originais a terceiros, bem como, informar a “CADSENHA”, Senha Eletrônica para acesso ao site da Previdência e a Senha do cartão consignado de crédito.

Vale informar que a instituição que não respeitar as normas que disciplinam o empréstimo consignado podem sofrer algumas sanções, entre as sanções, é a proibição para realizar novas operações do empréstimo consignado, de 5 a 45 dias. Se houver reincidência por parte da instituição, a proibição aumenta para 365 dias, e havendo nova reincidência (terceira vez), a suspensão é de 5 anos.

Quer saber muito mais, o site da Previdência Social está disponível 24 horas para quem quiser consultar a Instrução Normativa 28, que concentra todas as normas referentes ao “empréstimo consignado para os aposentados e pensionistas do INSS”.

 

Fazer Empréstimo Consignado com Segurança
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

2 Comentários

  1. Prezados:

    Ao fazer o cadastro o 1º acesso é negado. Por que não consigo me cadastrar neste Portal?
    Sou funcionária da Fundação para Conservação e a Produção Florestal no Estado de São Paulo.
    Como servidora pública, sempre tive acesso ao empréstimo consignado. Com esta nova modalidade de avaliação de crédito não consigo nem efetuar o cadastro.
    Desde já agradeço a atenção dispensada.
    Atenciosamente,

    Olinda

  2. janete cristina correa stapf Responda

    Bom dia

    Por favor gostaria de saber como esta o andamento do cartão ,pois ainda não o recebi em minha residencia..
    o numero do protocolo é … aguardo uma resposta ..obrigada tenha um bom dia…

Escreva um comentário