Falta de Crédito para Financiamento de Veiculos

Comprar um veículo novo ou carro usado através do financiamento de veículo nesse momento é uma boa opção de crédito, vale a pena!

Estou querendo fazer um financiamento de veículo, será que o momento é propício? Posso escolher uma financeira ou banco para financiar meu veículo? Se você tiver condições financeiras para contrair o financiamento e manter os pagamentos em dia, qual o problema. Em geral se o veículo for comprado na concessionária, ela vai dar um leque de empresas de financiamentos para o cliente escolher, o ideal é comparar as taxas e nunca aceitar a que eles oferecem de primeira, a não ser que a marca docarro só financia pelo banco da montadora.

Para quem está pensando em comprar um veículo novo ou carro usado através do financiamento de veículos, o governo acaba de dar uma ajudazinha, com desoneração de alguns impostos propostos pelo governo e pela maior concessão de crédito no mercado. No começo de abril, o governo prorrogou a desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para o setor automotivo.

A taxa zero de IPI para carros populares movidos a álcool ou gasolina de até 1.000 cilindradas vale até o mês junho, e o imposto sobre modelos de veículos de 1.000 cilindradas a 2.000 cilindradas, tanto à gasolina quanto veículos flex, foram reduzidos à metade.

Falta de crédito no mercado de veículos

Alguns meses atrás o setor automotivo devido ao temor das instituições financeiras para causa dos efeitos da crise internacional sofreu com a falta de crédito para financiamentos e empréstimos pessoais. Com medo do que aquela situação poderia causar, seguram o dinheiro por não saber o que poderia acontecer a curto e médio prazo.

Atualmente esse temor já está quase passando e as expectativas são cada vez mais animadoras.

Pesquisas indicam que as medidas do governo foram determinantes para manter o mercado de compra e venda de veículos e automotivo aquecido, inclusive alguns modelos de carros novos estão em falta para entrega imediata, os compradores tem que aguardar até 45 dias para receber o auto.

O mais interessante nesse episodio, foi à disposição do governo federal em atender de pronto as necessidades do setor, que nos mês de março e abril teve os melhores resultados da história e com a redução do volume de produção e férias coletivas impostas pelas montadoras, acarretou a diminuição da pressão nos estoques, isso fez com que o acesso ao crédito, financiamento de veículos, a compra e venda voltasse pouco a pouco ao mercado automotivo.

Update: Entre o segundo e terceiro trimestre de 2012, o Governo cortou impostos e juros de carros zerando o IPI de veículos 1.0, reduziu o IOF para financiamentos dos carros e aumentou o prazo das operações. Também foram anunciados juros menores do BNDES para empresas. As medidas foram anunciadas pelo Ministro da Fazenda no intuito de estimular a economia, motivo, o agravamento da crise econômica mundial.

Veja o “Video de Como financiar o carro novo” da Canal Seu Dinheiro na TV

39 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !