Skip to content

Tudo sobre Empréstimo? Tire suas dúvidas agora!

Empréstimo pode ser quitado ou antecipado?

Sim, o empréstimo pode ser quitado, liquidado ou antecipado, o pagamento do saldo devedor pode ser total ou parcial, alguns bancos e financeiras exigem uma quantia ou porcentagem miníma de parcelas pagas, (a porcentagem poderá mudar para mais ou para menos dependendo da instituição, procure se informar no credor quais os procedimentos para quitação).

Tudo sobre Empréstimo? Tire suas dúvidas agora!

Margem consignável, o que significa?

Margem consignável, nas operações de crédito, é o limite máximo estabelecido para comprometer na renda mensal, com esse dispositivo, as instituições só podem reservar uma pequena parte mensalmente como prestações, essas parcelas podem ser debitadas diretamente da folha de pagamento, conta corrente ou no salário, de acordo com a Lei 10.820 de 17/12/2003.

Qual percentual pode ser comprometido com empréstimos?

As parcelas mensais ou descontos com operações financeiras não devem ultrapassar 30% do benefício, contra-cheque, soldo ou salário do contratante, mas pode acontecer o comprometimento de até 40% do salário de forma irregular.

Portabilidade de empréstimos, é possível?

Existe sim a possibilidade de fazer a portabilidade dos contratos de empréstimos e financiamentos de um banco para o outro, essa operação é prevista em norma do Banco Central desde 2007, porém, os brasileiros a utilizam muito pouco, com a redução das taxas de juro pode ser vantajosa a troca de credores. A portabilidade de empréstimos vale para todos os tipos de crédito pessoal, incluindo os de veículos e de financiamentos de imóveis.

link portabilidade de crédito uma alternativa para pagar dívidas

Cobrança de taxa de transferência na Portabilidade, pode?

Não pode, nenhuma taxa deve ser cobrada pelo serviço de transferência de empréstimos, seja pelo banco credor original ou pelo banco que assumirá a dívida portada, nem um novo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), nem a cobrança de nova taxa de abertura de crédito e de outros serviços já são proibidas, mesmo para empréstimo novos.

Qual o prazo para os empréstimos pessoais?

Os empréstimos podem ser feitos entre 1 mês e 420 meses, os prazos de devolução variam de acordo com o tipo, a linha e a modalidade de crédito contraída. Para empréstimo pessoal até 48 meses, para financiamentos de veículo 60 e 72 meses e o crédito imobiliário, até 420 meses.

Qual a carência para pagamento da 1ª parcelas?

Alguns bancos oferecem um prazo de carência para o início do pagamento das parcelas em empréstimos, quando oferecidos, o cliente tem entre 45 a 60 dias contando da data de efetivação do contrato.

É possível contrair empréstimo por meio de procuração?

Sim, é possível mais não é comum, poucas instituições bancárias e financeiras fazem esse tipo de operação, dado a burocracia, quando aceita, deve ser apresentado os documentos originais ou cópia autenticada de procuração pública específica somente para tomada de empréstimo junto a instituição, além disso, o procurado, deve estar gozando de consciência, de boa saúde e dentro da idade limite para concessão.

Pensionistas podem fazer operações de crédito?

Pode, desde que sejam beneficiárias(os) diretos, ou seja, esposo(a) companheiro(a), mãe (que o filho deixou como beneficiária), que recebem pelo INSS, IPREM, SIAPE ou outros órgãos públicos e militares que possuam convênio para consignação.

link empréstimo siape para servidor público federal sem consulta

Quantos empréstimos podem ser feitos?

A quantidade de empréstimos descontados na folha variam muito para cada órgão do funcionalismo público consignatário, algumas permitem somente 2 consignações (operações de crédito com desconto em folha em aberto), outros podem fazer até 6 consignações, alguns órgãos públicos permitem até terminar a margem consignável (30%), isso depende também da quantidade de matrículas que o contratante possuir, para beneficiários do INSS, podem tomar até 6 empréstimos consignados, desde que tenham margem para serem consignadas.

Qual a idade máxima para contratar empréstimos?

Outra questão variante, a idade é influenciada de acordo com o tipo de operação de crédito, em alguns bancos são permitidos entre 65 e 85 anos, nesse caso, empréstimos para funcionários públicos, pensionistas e aposentados do INSS. Vale lembrar que a última parcela é que não pode ultrapassar a idade limite, mas existe exceções para limite de idade, pergunte sempre ao banco ou empresa financiadora sobre o limite.

Quais as taxas de juros?

As taxas de juros cobradas atualmente nas transações de crédito e empréstimos tem reduzido bastante, mesmo assim ainda estão longe de serem ótimas, cada modalidade e linha de crédito tem o seu mínimo e o máximo para cobranças desses juros.

Crédito pessoal, média 6,5% ao mês
Financiamento veículos, média 1,34% ao mês
Crédito imobiliário, media 0,81% ao mês
Crédito rotativo, média 16% ao mês

Pesquise sempre sobre taxas de juros no site do Banco Central.

O valor que recebo do empréstimo é liquido?

Sim, o valor discriminado no contrato de empréstimo sempre é liberado na conta corrente ou poupança do cliente solicitante sem nenhum tipo de desconto.

Quais as taxas e encargos em empréstimos?

Clientes de bancos ou financeiras devem sempre ser informados de encargos e taxas contratuais, por sinal são inúmeros. Para não ter surpresas e bom ler as cláusulas contratuais no contrato. Taxas com a cobrança das taxas de comissão, de tarifa contratual, despesas e comissão de permanência, taxas de transferência, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) pode ser subtraído ou acrescentado.

Como é o cálculo do salário líquido?

Públicos: Salário líquido=salário bruto – consignações compulsórias – consignações facultativas.
Privados: Salário líquido=salário bruto – descontos e adiantamentos.

Conta benefício pode receber crédito de empréstimo?

Não. A conta corrente do benefício do INSS não aceita créditos que não sejam do próprio benefício. Para receber a quantia solicitada de um empréstimo, é necessária a abertura de uma nova conta corrente ou poupança convencional em qualquer banco no território brasileiro ou receber por ordem de pagamento, se a instituição permitir essa prática.

Crédito de empréstimo em conta poupança, pode?

Sim. Porém deve-se verificar se a conta poupança do seu banco permite o recebimento de pagamentos, depósitos ou transferências de outras instituições bancárias ou financeiras.

Como conseguir um empréstimo pessoal ou consignado?

A Realização do empréstimo pessoal para todo brasil ou empréstimo consignado não tem nada de difícil, operação de crédito para Servidores Públicos em geral, Aposentados e Pensionistas do INSS e Militares das forças Armadas conseguem em bancos de varejo e financeiras, o empréstimo pessoal pode ser contraído em inúmeras empresas de crédito: associações, cooperativas, sindicatos, bancos, factoring etc,.

Tudo sobre empréstimos

Seja qual for o tipo ou modalidade de crédito que você quer, o melhor mesmo é ir pessoalmente a agência bancária, escritório ou loja de empréstimo para ser atendido, procure realizar o processo de concessão de empréstimo com o menor risco possível, por telefone pode ser arriscado, principalmente se for empréstimo com restrição.

Informe-se sobre todos os valor inclusos na operação através do CET – Custo Efetivo Total, assim como os prazos e saldos, não saia sem uma cópia do seu contrato. Acesse o nosso Fórum.

Tudo sobre Empréstimo? Tire suas dúvidas agora!
Média 544 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments (261)

Ola estou fazendo emprestimo , dando meu imovel como garantia o gerente disse q o custo do cartorio na aluenacao e meu!!!? Gostaria de saber se e correto essa cobranca

Responder

Ola ,gostaria de saber sobre uma empresa chamada nany factoring, que empresta dinheiro
de um dia pro outro ela cobrou uma taxa de entrada de 330 para liberar 5.000.

Responder

Bom dia, sou funcionaria publica e tenho um empréstimo consignado no banco bradesco e pedi portabilidade da divida para a caixa economica, a funcionara da caixa disse que foi negado porque tenho o nome negativado, pode isso?

Responder

Olá! Sou funcionária pública e ocupo um cargo de confiança e tenho um empréstimo consignado junto ao BB. O que pode acontecer com o meu empréstimo se eu for exonerada? E se eu não conseguir pagar por não conseguir outro emprego? Obrigada!

Responder

Bom diaaaaa..preciso muito dessa resposta!???
Tenho um empréstimo no contra-cheque ainda em andamento. Fiquei 10 meses de licença e não foi descontado no inss..agora retornei ao trabalho e queria saber: ALÉM DO DESCONTO MENSAL COMUM…ELES PODEM PEGAR TODO MEU SALÁRIO DE UMA VEZ PARA QUITAR OS ATRAZADOS???…ajuda please!

Responder

Olá Marcelo,

Não, os descontos vão seguir normalmente e em nenhum momento qualquer desconto a mais pode ser efetuado, a lei não permite o sequestro de salário ou valores em conta para pagamento de parcelas de empréstimos atrasadas.

At.
Carla K.

Responder

perguntar .meu nome e Raimundo nonato Sousa. eu quero saber quantas parcelas falta pra quitar um empréstimo que fiz na caixa?

Responder

Gostaria de saber se é possível fazer empréstimo na caixa dando como garantia o FGTS?

Responder

Pergunta. …fizeram uma proposta de 7000,00 de eempréstimo mas para ter a liberação tenho que pagar uma taxa de 370,00 do contrato e 700,00 para a seguradora será que posso confiar nessa empresa? ???

Responder

PERGUNTAR= FIZ A LIQUIDAÇÃO ANTECIPADA DE CONTRATO CONSIGNADO DO INSS, O BANCO TEM PRAZO PARA DAR BAIXA JUNTO AO SISTEMA DO INSS ??

Responder

Fiz um empréstimo com vocês quitei porém fiquei sabendo que consta restritivo em meu nome referente ao contrato quitado em 2003.

Responder

Tenho uma proposta de emprestimo de 20mil, mas para ter esse valor preciso de dois fiadores, ou pagar um seguro de 800 reais, 2 parcelas de 400, após pagar a primeira liberam o valor na minha conta, e normal isso? Posso confiar, oque acham?

Responder

Qual Banco já está fazendo empréstimo consiguinado ao fgts. Qual taxa de juros

Responder

Gostaria de fazer um empréstimo consiguinado ao meu fgts.Qual Banco já está fazendo. Qual é a taxa de juros.obrigado

Responder

Gostaria de fazer um empréstimo consiguinado ao fgts.portanto o bradesco ainda não faz .em que Banco eu conseguiria. Edvaldo Correia.

Responder

Minha duvida é se quem era agente penitenciário contratado em minas gerais e tinha empréstimo na caixa e saiu do estado , quando voltar efetivo , a caixa pode voltar a descontar ? No meu caso tinha um empréstimo , porém pedi baixa em outubro de 2014 do estado , to na duvida se depois de quase dois anos q to fora do estado , quando voltar efetivo pois passei no concurso pra agente, a caixa vai voltar a descontar do contra cheque esse empréstimo ou como o meu nome já está no SPC o estado terá q renegociar a dívida ?

Responder

bn ,meu marido é aposentado por invalidez ,totalmente incapaz ,sou sua curadora definitivamente ,o inss está me negando emprestimo consignado alegando que a curatela só serve pra mim cuidar dele ,isso é real ou terei que entrar com ação ?

Responder

boa noite paguei varias taxa do meu emprestimo a proxima e o iof sera que emprestimo e liberado

Responder

Queria saber se no emprestimo eu tenho que pagar do meu proprio bolso o imposto,iof ou a credora ja desconta no financiamento

Responder

Boa Tarde, tenho a seguinte situação na caixa econômica federal:

1-) Empréstimo solicitado R$ 3.900,00;
2-) Quantidade parcelas 29 x 267,78;
3-) data inicio empréstimo 22/02/2016;
4-) Vencimento 1° parcela 10/04/2016;

Porém tenho o interesse em quitar a dívida dia 20/03/2016, ou seja antes do vencimento da 1° parcela, como seria o valor da quitação?

Responder

Deposite quase dois mil na conta deles e nao recebi o empréstimo, vou ter que procura meus direitos

Responder

Olá boa tarde! No passado contratei um empréstimo pela financeira bv, pois atrasei as parcelas e não tive condições de pagar.. Mais graças a Deus eu líquidei todo o contrato a vista, hoje estou com um contrato em análise de veículo pela própria financeira bv, Pois eles podem recusar por causa do passado

Responder

Olá queria financiar um carro no valor de nove mil reais recebo um salário mínimo de 800 reais eu poderia fzr esse financiamento e pagar parcelas de 250 ao mês? E quando de taxa eu pagaria aos mês?

Responder

Boa tarde!!!solicitem um empréstimo a uma financeira,porém ela quer cobrar uma taxa de $400 isso e legal?e como posso ter certeza q após esse meu pagamento de $400 co seguirei o empréstimo ?

Responder

Prezados, Fiz um empréstimo em novembro de 2015, no BB, em 96 meses, fui amortizar o saldo devedor e me falaram que não é possível, apenas pagar prestações de forma decrescente ou crescente. no caso fiquei ainda com 3 prestações para pagar tinha pago 1, entao o vou pagar em 4 meses. a taxa de juros de um empréstimo de 96 e um de ate 7 meses, são diferentes. com isso posso requerer a diferença da taxa? ao menos no período de 3 meses restantes? Porque não posso abater o valor no valor total do saldo devedor?

Responder

Olá José,

Pelo que entendi, você fez dois empréstimos um de 96 e um de 7 meses, ok. Vamos entender, cada tipo de empréstimo, assim como a quantidade de parcelas escolhidas e até o dia do mês que ele for contraído, vai alterar os juros cobrado. No caso de empréstimo consignado não é possível amortizar o saldo devedor ou antecipar parcelas, dá somente para portabilizar crédito após 30% pago ou quitá-lo integralmente.

Se você tiver o valor em mãos, basta solicitar o boleto ou carta de quitação que o banco é obrigado fornecer.

At.
Carla K.

Responder

estou fazendo um empréstimo e tenho que registrar em cartorio, será que dessa vez é seguro, responda no meu email … espero é urgente

Responder

Olá Vanessa,

Se fosse você não criava muitas expectativas, esse é uma dos modos operandi desses grupos de estelionatários que enfestam a internet oferendo empréstimos fraudulentos, trabalho como gerente muitos anos e nunca ouvi falar que uma empresa idonea de financiamentos pede para o mutuário ou devedor registrar um contrato ou coisa do tipo, é obvio que você está sendo mais uma vitima de golpista.

Abraços, fique esperta!

At.
Carla K.

Responder