Skip to content

Tudo sobre Empréstimo? Tire suas dúvidas agora!

Empréstimo pode ser quitado ou antecipado?

Sim, o empréstimo pode ser quitado, liquidado ou antecipado, o pagamento do saldo devedor pode ser total ou parcial, alguns bancos e financeiras exigem uma quantia ou porcentagem miníma de parcelas pagas, (a porcentagem poderá mudar para mais ou para menos dependendo da instituição, procure se informar no credor quais os procedimentos para quitação).

Tudo sobre Empréstimo? Tire suas dúvidas agora!

Margem consignável, o que significa?

Margem consignável, nas operações de crédito, é o limite máximo estabelecido para comprometer na renda mensal, com esse dispositivo, as instituições só podem reservar uma pequena parte mensalmente como prestações, essas parcelas podem ser debitadas diretamente da folha de pagamento, conta corrente ou no salário, de acordo com a Lei 10.820 de 17/12/2003.

Qual percentual pode ser comprometido com empréstimos?

As parcelas mensais ou descontos com operações financeiras não devem ultrapassar 30% do benefício, contra-cheque, soldo ou salário do contratante, mas pode acontecer o comprometimento de até 40% do salário de forma irregular.

Portabilidade de empréstimos, é possível?

Existe sim a possibilidade de fazer a portabilidade dos contratos de empréstimos e financiamentos de um banco para o outro, essa operação é prevista em norma do Banco Central desde 2007, porém, os brasileiros a utilizam muito pouco, com a redução das taxas de juro pode ser vantajosa a troca de credores. A portabilidade de empréstimos vale para todos os tipos de crédito pessoal, incluindo os de veículos e de financiamentos de imóveis.

link portabilidade de crédito uma alternativa para pagar dívidas

Cobrança de taxa de transferência na Portabilidade, pode?

Não pode, nenhuma taxa deve ser cobrada pelo serviço de transferência de empréstimos, seja pelo banco credor original ou pelo banco que assumirá a dívida portada, nem um novo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), nem a cobrança de nova taxa de abertura de crédito e de outros serviços já são proibidas, mesmo para empréstimo novos.

Qual o prazo para os empréstimos pessoais?

Os empréstimos podem ser feitos entre 1 mês e 420 meses, os prazos de devolução variam de acordo com o tipo, a linha e a modalidade de crédito contraída. Para empréstimo pessoal até 48 meses, para financiamentos de veículo 60 e 72 meses e o crédito imobiliário, até 420 meses.

Qual a carência para pagamento da 1ª parcelas?

Alguns bancos oferecem um prazo de carência para o início do pagamento das parcelas em empréstimos, quando oferecidos, o cliente tem entre 45 a 60 dias contando da data de efetivação do contrato.

É possível contrair empréstimo por meio de procuração?

Sim, é possível mais não é comum, poucas instituições bancárias e financeiras fazem esse tipo de operação, dado a burocracia, quando aceita, deve ser apresentado os documentos originais ou cópia autenticada de procuração pública específica somente para tomada de empréstimo junto a instituição, além disso, o procurado, deve estar gozando de consciência, de boa saúde e dentro da idade limite para concessão.

Pensionistas podem fazer operações de crédito?

Pode, desde que sejam beneficiárias(os) diretos, ou seja, esposo(a) companheiro(a), mãe (que o filho deixou como beneficiária), que recebem pelo INSS, IPREM, SIAPE ou outros órgãos públicos e militares que possuam convênio para consignação.

link empréstimo siape para servidor público federal sem consulta

Quantos empréstimos podem ser feitos?

A quantidade de empréstimos descontados na folha variam muito para cada órgão do funcionalismo público consignatário, algumas permitem somente 2 consignações (operações de crédito com desconto em folha em aberto), outros podem fazer até 6 consignações, alguns órgãos públicos permitem até terminar a margem consignável (30%), isso depende também da quantidade de matrículas que o contratante possuir, para beneficiários do INSS, podem tomar até 6 empréstimos consignados, desde que tenham margem para serem consignadas.

Qual a idade máxima para contratar empréstimos?

Outra questão variante, a idade é influenciada de acordo com o tipo de operação de crédito, em alguns bancos são permitidos entre 65 e 85 anos, nesse caso, empréstimos para funcionários públicos, pensionistas e aposentados do INSS. Vale lembrar que a última parcela é que não pode ultrapassar a idade limite, mas existe exceções para limite de idade, pergunte sempre ao banco ou empresa financiadora sobre o limite.

Quais as taxas de juros?

As taxas de juros cobradas atualmente nas transações de crédito e empréstimos tem reduzido bastante, mesmo assim ainda estão longe de serem ótimas, cada modalidade e linha de crédito tem o seu mínimo e o máximo para cobranças desses juros.

Crédito pessoal, média 6,5% ao mês
Financiamento veículos, média 1,34% ao mês
Crédito imobiliário, media 0,81% ao mês
Crédito rotativo, média 16% ao mês

Pesquise sempre sobre taxas de juros no site do Banco Central.

O valor que recebo do empréstimo é liquido?

Sim, o valor discriminado no contrato de empréstimo sempre é liberado na conta corrente ou poupança do cliente solicitante sem nenhum tipo de desconto.

Quais as taxas e encargos em empréstimos?

Clientes de bancos ou financeiras devem sempre ser informados de encargos e taxas contratuais, por sinal são inúmeros. Para não ter surpresas e bom ler as cláusulas contratuais no contrato. Taxas com a cobrança das taxas de comissão, de tarifa contratual, despesas e comissão de permanência, taxas de transferência, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) pode ser subtraído ou acrescentado.

Como é o cálculo do salário líquido?

Públicos: Salário líquido=salário bruto – consignações compulsórias – consignações facultativas.
Privados: Salário líquido=salário bruto – descontos e adiantamentos.

Conta benefício pode receber crédito de empréstimo?

Não. A conta corrente do benefício do INSS não aceita créditos que não sejam do próprio benefício. Para receber a quantia solicitada de um empréstimo, é necessária a abertura de uma nova conta corrente ou poupança convencional em qualquer banco no território brasileiro ou receber por ordem de pagamento, se a instituição permitir essa prática.

Crédito de empréstimo em conta poupança, pode?

Sim. Porém deve-se verificar se a conta poupança do seu banco permite o recebimento de pagamentos, depósitos ou transferências de outras instituições bancárias ou financeiras.

Como conseguir um empréstimo pessoal ou consignado?

A Realização do empréstimo pessoal para todo brasil ou empréstimo consignado não tem nada de difícil, operação de crédito para Servidores Públicos em geral, Aposentados e Pensionistas do INSS e Militares das forças Armadas conseguem em bancos de varejo e financeiras, o empréstimo pessoal pode ser contraído em inúmeras empresas de crédito: associações, cooperativas, sindicatos, bancos, factoring etc,.

Tudo sobre empréstimos

Seja qual for o tipo ou modalidade de crédito que você quer, o melhor mesmo é ir pessoalmente a agência bancária, escritório ou loja de empréstimo para ser atendido, procure realizar o processo de concessão de empréstimo com o menor risco possível, por telefone pode ser arriscado, principalmente se for empréstimo com restrição.

Informe-se sobre todos os valor inclusos na operação através do CET – Custo Efetivo Total, assim como os prazos e saldos, não saia sem uma cópia do seu contrato. Acesse o nosso Fórum.

[kkstarratings]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments (261)

fiz um emprestimo de 36 x pela poupex descontado no contra cheque ,porem ,quando faltavam 3 parcelas para ser quitado o emprestimo . o emprestimo voltou para o numero 33 ou seja ,começou a descontar novamente ,oque pode ter acontecido nessa situaçao ???

Responder

Gostaria de informações sobre a invest line empréstimos.
É fraude?

Responder

Contratei um emprestimo no Banco do Brasil fui assinei o contrato juntamente com meu fiador o dinheiro caiu na conta normal ……………….depois de uma hora mais ou menos o Banco me liga falando que teria que fazer o resgate novamente mas que no outro dia estaria novamente disponivel mas isso nao aconteceu e eles n”ao me explicam poruqe realmente estao me fazendo de besta ……………Pois assinei o contrato ta correndo juros nao usei o dinheiro e daqui a pouco vai vir a primeira parcela…………..Como devo proceder.Att

Responder

Boa tarde, minha esposa têm 04 emprestimos consignado,junto ao INSS, existe alguma forma de juntar os 04 emprestimos e transformá-los em um só ?Outrossim,pergunto : em caso de resposta afirmativa, existe alguma devoluçao financeira ?

Responder

eu queria saber se e posivel fazer um emprestimo consiguinado porque apesao e do meu filho ele e menor de idade e eu sou so atutora dele e possivel contratar o emprestimo

Responder

Quando faço uma renovaçao de um emprestimo, estou quitando o anterior ? ja posso faze outro imprestimo na caixa e capital de giro microenpreendedor

Responder

fiz um emprestimo consignado pelo INSS e aindaq vai ser descontado a primeira parcela em março. Posso quitar ele todo em fevereiro??? no caso fiz um empretmo pra 13 meses no valor liquido de 15 mil, e vou pagar no final o valor de 18 mil e alguns reais. quanto sera q pago quitando todo o emprestimo???

Responder

Perguntar:
Fiz um emprestimo pela petros e arrependi gostaria de quitar 108 prestaçao de 847.54 foi paga 15 e tem no contracheq deste mês. Saldo devedor 14.11.2015 R$ 36.213.41.
Pode calcular quanto vou pagar obg

Responder

Estou tentando um emprestimo na finacred de marilia. Há algumas custas de cartorio para registrar o contrato. Funciona assim mesmo?

Responder

Recebo 4.500. Pago 2941, ou seja, mais de 60% do meu salário. Isso é correto? Como faço para resolver.
Ando sempre em dívidas, pois não estou conseguindo dar conta de pagar as pendências e imprevistos que aparecem.
Existe alguma lei que eu possa ter acesso para negociar com o Banco e baixar os valores mensais, ainda que aumente o número de parcelas?
É o Banco Itau.
Sou cliente desde 1995.
É possivel fazer a portabilidade dessa dívidas para um outro banco?
A portabilidade é indicada?

Responder

gente boa tarde, é fraude não acreditem a cunhada de minha colega caiu nessa só fez perder o valor de 540,00 e outra taxa a conversa é tão bonita que agente se ilude

Responder

Olá Viviane,

Fico pensando, se dezenas de pessoas não conseguem entender o texto acima, que é apenas uma explicação, acham que emprestamos dinheiro, inclusive me xingam até, não entendo até hoje, imagina o que esses espertalões podem fazer com leigos.

Não se trata de conversa bonita ou lábia apurada, se trata de necessidade, o que eles fazem é usar a fome com a vontade de comer, faz mais de 7 anos que denuncio ao google, órgão de defesa e aqui no site algumas dezenas de empresas que aparecem e somem nesse segmento que tomam milhares de reais de pessoas que em geral estão desesperadas por uma solução financeira imediata. Diante disso fica fácil eles agirem.

Se as pessoas fossem um pouco mais atentas, essas fraudes deixariam de existir.

At.
Carla K.

Responder

Bom dia estou fazendo um emprestimo numa empresa chamada confactoring fomento andei consultando a situacao dela na justica e ate onde vi nada consta contra ela enfim pediram pra pagar um boleto pra ativacao do emprestimo queria ajuda sobre essa empresa por favor !!

Responder

me tire uma duvida por favor fiz um emprestimo pela caixa de 10.000 e depois um outro aaxo que de 2. e alguma coisa na me lembro posso fazer mais um de 10.000 ganho 1.0017 sou aposentado posso tentar em outro banco ou nao posso obrigado

Responder

Bom dia a todos, tenho vinte anos, ganho 1.300 por mês, gostaria de saber qual a melhor maneira de comprar um carro. ( Não quero esperar muito, nada de junta didim rsrs)

Responder

Gostaria de saber quais as taxas pra pagar?
Quanto custa fazer um emprestimo?

Responder

Gostaria de perguntar sobre juros.Minha mãe pediu para mim sacar da conta poupança 3000 reais para emprestar para minha sobrinha quanto ela deve cobra de juros?

Responder

Carla Karluti , bom dia

Estou precisando fazer um empréstimo de R$ 47.000,00 .
Preciso saber onde conseguir e qual a porcentagem mais viável.
Obs: tenho extrema urgência neste assunto por favor.

Responder

Olá meu nome e marcia, entrei nainternet parra ver um emprestimo pessoal entao vi uma financeira que fazia emprestimo entrei em contato com essa financeira pedi 5000 reais, entao a mulher entrou em contato comigo e me pediu que depositasse 10% do valor do emprestimo que assim que eu depositasse esse dinheiro.

Ela depositaria dentro de uma hora o dinheiro pedido só que depositei o valor e ela havia me falado que tinha conseguido um valor de 11 mil reais e seu eu quisesse eu deveria depositar mais 600 pra eles que o dinheiro cairia na hora assim que eu depositasse.

Mas como nao depositei eles me falaram que nao tinha como, entao pedi pra cancelar o contrato e me devolver o dinheiro e ela me falou so depois de sessenta dias que eu conseguiria meu dinheiro de volta gostairia de saber se tem como eu conseguir recupera esse dinheiro pois tenho o comprovante desse deposito

Responder

Olá Marcia,

Esse tipo de gente é como uma praga, esse tipo de golpe do empréstimo existe em todos os países que você imaginar. Alguns tem a audácia de aplicar golpes em outros países da mesma língua, como é o caso dos da língua portuguesa e do inglês. Aqui no Brasil, a muito tempo é um campo fértil para estelionatários, uma vez que as pessoas não se informam, não pesquisam, não averiguam idoneidade, não leem comentários como esses que você informa os “modos operandi” dessas gangues.

Fiz diversos posts informando como operam e as atualizações que eles criam para ludibriar as suas vitimas, mas, como disse, as pessoas não gostam de ler, acham isso entediante e por isso pagam o preço de se enganada e colocado numa situação ainda pior.

Quanto ao seu dinheiro, esse que você depositou, vai ser bem difícil para não dizer impossível por mais esperança que você tiver, não devolver também faz parte do processo de estelionato que estão envolvidos.

Tem um caso interessante de uma usuário aqui do blog.

Ele também foi enganado por uma dessas turmas de estelionatários que praticam golpe do empréstimo. O que ele fez? Foi atrás do laranja dona da conta, localizou a moradia e toda a rotina do cúmplice, veio para São com um amigo, Sargento, foi até a casa do cúmplice e fez ele assinar o documento de Transferência de propriedade do próprio carro e levou embora.

At.
Carla K.

Responder

Meu tio pediu R$10.000.00 emprestado a minha tia que era viúva e sem filhos, mas tem 8 irmãos.. Ela cobrou varias vezes e ele não a pagava.Ela morreu em outubro de 2015. Não há comprovante e nem recibo sobre esse empréstimo. Tem como colar esse valor no inventario?
Obrigado.

Responder

Quitei um emprestimo com o itau-bmg consignado. Dia 03 foi paga a ultima parcela. Hj dia 17 me garantiram a margem liberada. Mas ate agora nada. Quero saber com quanto tempo a margem é liberada. E se nao for…se posso ir ao banco central abrir uma ocorrencia contra o Banco. Meu orgao e o exercito. Por favor solicito respota urgente. Tenham um bom dia

Responder

depois de uma quitacao de emprestimo com quanto tempo a margem consignada é liberada ?

Responder

Pergunta. Tenho um emprestimo com o itau-bmg consignado. Me deram dez dias uteis pra liberacao de minha margem. E esse prazo acabou. Com quanto tempo uma margem é liberada. E quais providencias posso tomar contra o banco

Responder

Empréstimo.
comecei a trabalhar só tem 3 meses.
O meu Salário é 1050,00 reais.
Será que eu consegue, fazer Empréstimo do valor 2.000,00 reis.
Na loja Marisa?

Responder

Gostaria de fazer o cdc da caixa mas, já me falaram que o mínimo de parcelas é de 36x o que aumentaria muito o juros. O banco pode impor o mínimo de parcelas? Eu gostaria de pagar em menos vezes

Responder

A alguns anos atrás fiz um empréstimo no banco bomsucesso, no valor de R$ 4000.00, com opção de quitar tudo ou pagar parcelado, o que está acontecendo é que a minha dívida hoje com o banco chega a R$ 16.000.00 e eu já paguei este valor e ainda continuo pagando R$ 313,00, que é descontado todo mês no meu demostrativo.Pergunto é possível pedir o cancelamento deste desconto? uma vez que peguei 4.000,00 e já paguei mais de 16.000.00?

Att.

WANDERLEY MONTEIRO DA SILVA

Responder