Skip to content

Tudo sobre Empréstimo? Tire suas dúvidas agora!

Empréstimo pode ser quitado ou antecipado?

Sim, o empréstimo pode ser quitado, liquidado ou antecipado, o pagamento do saldo devedor pode ser total ou parcial, alguns bancos e financeiras exigem uma quantia ou porcentagem miníma de parcelas pagas, (a porcentagem poderá mudar para mais ou para menos dependendo da instituição, procure se informar no credor quais os procedimentos para quitação).

Tudo sobre Empréstimo? Tire suas dúvidas agora!

Margem consignável, o que significa?

Margem consignável, nas operações de crédito, é o limite máximo estabelecido para comprometer na renda mensal, com esse dispositivo, as instituições só podem reservar uma pequena parte mensalmente como prestações, essas parcelas podem ser debitadas diretamente da folha de pagamento, conta corrente ou no salário, de acordo com a Lei 10.820 de 17/12/2003.

Qual percentual pode ser comprometido com empréstimos?

As parcelas mensais ou descontos com operações financeiras não devem ultrapassar 30% do benefício, contra-cheque, soldo ou salário do contratante, mas pode acontecer o comprometimento de até 40% do salário de forma irregular.

Portabilidade de empréstimos, é possível?

Existe sim a possibilidade de fazer a portabilidade dos contratos de empréstimos e financiamentos de um banco para o outro, essa operação é prevista em norma do Banco Central desde 2007, porém, os brasileiros a utilizam muito pouco, com a redução das taxas de juro pode ser vantajosa a troca de credores. A portabilidade de empréstimos vale para todos os tipos de crédito pessoal, incluindo os de veículos e de financiamentos de imóveis.

link portabilidade de crédito uma alternativa para pagar dívidas

Cobrança de taxa de transferência na Portabilidade, pode?

Não pode, nenhuma taxa deve ser cobrada pelo serviço de transferência de empréstimos, seja pelo banco credor original ou pelo banco que assumirá a dívida portada, nem um novo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), nem a cobrança de nova taxa de abertura de crédito e de outros serviços já são proibidas, mesmo para empréstimo novos.

Qual o prazo para os empréstimos pessoais?

Os empréstimos podem ser feitos entre 1 mês e 420 meses, os prazos de devolução variam de acordo com o tipo, a linha e a modalidade de crédito contraída. Para empréstimo pessoal até 48 meses, para financiamentos de veículo 60 e 72 meses e o crédito imobiliário, até 420 meses.

Qual a carência para pagamento da 1ª parcelas?

Alguns bancos oferecem um prazo de carência para o início do pagamento das parcelas em empréstimos, quando oferecidos, o cliente tem entre 45 a 60 dias contando da data de efetivação do contrato.

É possível contrair empréstimo por meio de procuração?

Sim, é possível mais não é comum, poucas instituições bancárias e financeiras fazem esse tipo de operação, dado a burocracia, quando aceita, deve ser apresentado os documentos originais ou cópia autenticada de procuração pública específica somente para tomada de empréstimo junto a instituição, além disso, o procurado, deve estar gozando de consciência, de boa saúde e dentro da idade limite para concessão.

Pensionistas podem fazer operações de crédito?

Pode, desde que sejam beneficiárias(os) diretos, ou seja, esposo(a) companheiro(a), mãe (que o filho deixou como beneficiária), que recebem pelo INSS, IPREM, SIAPE ou outros órgãos públicos e militares que possuam convênio para consignação.

link empréstimo siape para servidor público federal sem consulta

Quantos empréstimos podem ser feitos?

A quantidade de empréstimos descontados na folha variam muito para cada órgão do funcionalismo público consignatário, algumas permitem somente 2 consignações (operações de crédito com desconto em folha em aberto), outros podem fazer até 6 consignações, alguns órgãos públicos permitem até terminar a margem consignável (30%), isso depende também da quantidade de matrículas que o contratante possuir, para beneficiários do INSS, podem tomar até 6 empréstimos consignados, desde que tenham margem para serem consignadas.

Qual a idade máxima para contratar empréstimos?

Outra questão variante, a idade é influenciada de acordo com o tipo de operação de crédito, em alguns bancos são permitidos entre 65 e 85 anos, nesse caso, empréstimos para funcionários públicos, pensionistas e aposentados do INSS. Vale lembrar que a última parcela é que não pode ultrapassar a idade limite, mas existe exceções para limite de idade, pergunte sempre ao banco ou empresa financiadora sobre o limite.

Quais as taxas de juros?

As taxas de juros cobradas atualmente nas transações de crédito e empréstimos tem reduzido bastante, mesmo assim ainda estão longe de serem ótimas, cada modalidade e linha de crédito tem o seu mínimo e o máximo para cobranças desses juros.

Crédito pessoal, média 6,5% ao mês
Financiamento veículos, média 1,34% ao mês
Crédito imobiliário, media 0,81% ao mês
Crédito rotativo, média 16% ao mês

Pesquise sempre sobre taxas de juros no site do Banco Central.

O valor que recebo do empréstimo é liquido?

Sim, o valor discriminado no contrato de empréstimo sempre é liberado na conta corrente ou poupança do cliente solicitante sem nenhum tipo de desconto.

Quais as taxas e encargos em empréstimos?

Clientes de bancos ou financeiras devem sempre ser informados de encargos e taxas contratuais, por sinal são inúmeros. Para não ter surpresas e bom ler as cláusulas contratuais no contrato. Taxas com a cobrança das taxas de comissão, de tarifa contratual, despesas e comissão de permanência, taxas de transferência, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) pode ser subtraído ou acrescentado.

Como é o cálculo do salário líquido?

Públicos: Salário líquido=salário bruto – consignações compulsórias – consignações facultativas.
Privados: Salário líquido=salário bruto – descontos e adiantamentos.

Conta benefício pode receber crédito de empréstimo?

Não. A conta corrente do benefício do INSS não aceita créditos que não sejam do próprio benefício. Para receber a quantia solicitada de um empréstimo, é necessária a abertura de uma nova conta corrente ou poupança convencional em qualquer banco no território brasileiro ou receber por ordem de pagamento, se a instituição permitir essa prática.

Crédito de empréstimo em conta poupança, pode?

Sim. Porém deve-se verificar se a conta poupança do seu banco permite o recebimento de pagamentos, depósitos ou transferências de outras instituições bancárias ou financeiras.

Como conseguir um empréstimo pessoal ou consignado?

A Realização do empréstimo pessoal para todo brasil ou empréstimo consignado não tem nada de difícil, operação de crédito para Servidores Públicos em geral, Aposentados e Pensionistas do INSS e Militares das forças Armadas conseguem em bancos de varejo e financeiras, o empréstimo pessoal pode ser contraído em inúmeras empresas de crédito: associações, cooperativas, sindicatos, bancos, factoring etc,.

Tudo sobre empréstimos

Seja qual for o tipo ou modalidade de crédito que você quer, o melhor mesmo é ir pessoalmente a agência bancária, escritório ou loja de empréstimo para ser atendido, procure realizar o processo de concessão de empréstimo com o menor risco possível, por telefone pode ser arriscado, principalmente se for empréstimo com restrição.

Informe-se sobre todos os valor inclusos na operação através do CET – Custo Efetivo Total, assim como os prazos e saldos, não saia sem uma cópia do seu contrato. Acesse o nosso Fórum.

Tudo sobre Empréstimo? Tire suas dúvidas agora!
Média 544 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments (261)

eu qeria saber eu tabalho a recibos verdes sera que poss fazer um emprestimo

Responder

existe algum banco que faça emprestimo conseguinado para aposentado do inss para curador?pois sou curadora do meu irmão e estou tentando um emprestimo mas não consigo o que devo fazer?

Responder

ola boa noite !!! eu gostaria de saber como faz pra ver quantas parcelas do consignado falta para acabar pois eu sei so o nome do banco nao tenho o telefone deles e eu acho que esta terminando o meu contrato quero saber quantas parcelas falta

Responder

Gentileza informarem se tem financiamento em nome de EZIO … Em caso positivo queiram por gentileza enviarem cópia do contrato. Grato.

Responder

santos 30/04/2013 gostaria de saber se o beneficio loas ja pode faser emprestimo me mande a resposta por imail por favor

Responder

gostaria de saber se posso fazer um emprestimo de 6000 mil reais quanto e descontado por mes no meu salario.

Responder

Boa Tarde. estou com um problema em relaçao a um emprestimo que foi feito em nome da minha mae. Ela recebe Beneficio do INSS do meu pai por motivo de falecimento. e entao uma pessoa ficou com uma procuraçao pra resolver alguns problemas enquanto ela estava fora. so que ta sendo descontado todo mez. e agora ela foi preocurar saber, e solbemos que o emprestimo foi feito pelo BANCO MATONE. se for possivel voces entrarem em contato conosco, ficaremos agradecido pra esclarecer issu tudo certim. caso contrario iremos entrar com uma ação na justiça contra voces ok.

Responder

Tenho um desconto em folha de pagamento com o Banco Matone e pretendo quitá-lo em um só boleto (a vista). Por gentileza, envie para meu e-mail o formulário próprio para que, posteriormente, eu tenha ciência do valor exato para que eu possa pagar.

Responder

Sou funcionaria publica federal tenho emprestimo consignado na SABEMI paguei (15) parcelas do emprestimo de (60) pacelas, no contra-cheque de Fevereiro 2013, apareceu um desconto da SABEMI de( Seguro de Vida) no valor de R$ 53,86 que eu nao solicitei, e, com isto fiquei praticamente sem margem consignavel. Quero que seja retirado do meu contra-cheque este seguro de vida da SABEMI que nunca solicitei, como tambem me seja devolvido o dinheiro que foi descontado deste seguro no valor R$ 53,86 do contra-cheque de fevereiro 2013. Certo de uma breve resposta, Agradece, VERA (22 de fevereiro de 2013)

Responder

Há algum tempo atrás, não consigo precisar a data, fiz um Empréstimo sob Consignações com averbação pelo INSS, valor de R$ 42,55 a parcela, não lembro o prazo. No momento da concessão, a recepcionista disse-me que eu receberia na minha residência o contrato etc.etc. Passado já algum tempo, talvez 3 anos ou mais, continuo descontando no meu Contracheque e nunca recebi tal contrato. Gostaria no entanto, solicitar desta Empresa tão conceituada de créditos, que por gentileza me informasse o seguinte: Qual o valor concedido à época, em quanto meses foi a concessão, quantas parcelas faltam, qual é o saldo devedor e como posso liquidá-lo. Gratos pela atenção. S
Se possível, mandem a resposta para o e-mail acima.

Responder

Há algum tempo atrás, não consigo precisar a data, fiz um Empréstimo sob Consignações com averbação pelo INSS, valor de R$ 42,55 a parcela, não lembro o prazo. No momento da concessão, a recepcionista disse-me que eu receberia na minha residência o contrato etc.etc. Passado já algum tempo, talvez 3 anos ou mais, continuo descontando no meu Contracheque e nunca recebi tal contrato. Gostaria no entanto, solicitar desta Empresa tão conceituada de créditos, que por gentileza me informasse o seguinte: Qual o valor concedido à época, em quanto meses foi a concessão, quantas parcelas faltam, qual é o saldo devedor e como posso liquidá-lo. Gratos pela atenção.

Responder

Eu ganho 1600,00 reais por mes de carteira assinada, e to pretendendo construir e quero pegar um emprestimo de 20.000 reais e o banco que recebo meu pagamento e o proprio Bradesco, sera que consigo??

Responder

Boa tarde!

Tenho um desconto em folha de pagamento com o Banco Matone e pretendo quitá-lO em um só boleto (a vista). Por gentileza, envie para meu e-mail o formulário próprio para que, posteriormente, eu tenha ciência do valor exato para que eu possa pagar.

Att,
Ricardo Metzker.

Responder

durante varios anos tenho feito emprestimos com esta instituição financeira e ate o dia de ontem não tinha tido nem um problema porem a vinte dias atraz realizei uma venda de divida do banco matone que passou a ser do banco safra porem o banco matone não deu baixa no consignum na minha divida tendo em vista , o descazo com meu problema no qual ja realizei varias ligações para esta instituição bancaria ; no qual sempre ouvi a mesma fraze ja estamos resolvendo seu problema porem ate a data de hj nada vou aguardar ate o dia de amanhã se nada for feito vou ate o procom efetuar uma queixa e entrarei com prossesso por danos morais

Responder

Olá.
Tenho 19 anos e estou mudando de cidade pra fazer faculdade e gostaria de fazer um Empréstimo de 10.000 R$ para mim pagar os primeiros meses da faculdade até eu me estabilizar financeiramente e gostaria de saber o que devo fazer para conceguir esse Empréstimo?

Responder

eu lucio dos santos eu fis um emprestimo no banco matone eu quero saber quando vai cai na minha conta so que agora nada caiu o dinheiro mande uma resposta para o meu email que eu fico esperando uma respota do banco matone

Responder

Ola,gostaria de tirar uma duvida por favor!! eu como altonoma posso fazer um financiamento? de para reformar minha cada?

Responder

Gostaria de quitar minha dívida com o banco matone. Por favor, se possível, enviar um email para que eu possa enviar meus dados e assim proceder nesse pedido.

Aguardo resposta

Responder

fazendo uma pesquisa em meu cpf, descobri que tenho um emprestimo de 10.620,00 feito em 01/04/2012. em São Paulo estou preocupada, e gostaria de receber de vcs, contrato onde conste, minha assinatura. para tomar providencias cabiveis. sem mais agradeço, abaixo vai meu endereço para correspondencia.
Obrigado.

Responder

Gostaria que alguma empresa que faz empréstimo on line entrasse em contato comigo, necessito de um empréstimo no valor de 4 mil o mais rápido possível. Há uma ressalva tenho um empréstimo consignado em folha que não chega a atingir os 30%. Desde já grata.

Responder

Gostaria de saber se ha possibilidade de fazer um refinanciamento do emprestimo consignado que tenho com vcs, se ouver por favor, podem me responder por Email?, obrigado.

Responder

Boa tarde,

Meu nome e Otacilio Moreira da Silva CPF: X18.104.59X-68
Não consigo falar em outra opção aqui no site, Estou fazendo um fechamento de meus débitos e preciso de uma informação se tenho algum financiamiento consignado aberto ai no Banco MATONE, se tiver gostaria do valor das Mensalidades e quantas falta para quitação.

Obrigado…

Otacilio

Responder

quero um financiamento para carro, mas sou casada e quero financiar só no meu nome é possivel?

Responder

eu ganho R$ 1000,00 reais e meu esposo R$ 1000,00 reais também, nos dois queríamos fazer um empréstimo pela construcard no valor de R$ 20.000, reais, vocês sabem me dizer se no dois conseguiríamos esse valor?

Responder

Ola Patricia tudo bem,

O Construcard Caixa é uma forma de financiamento de materiais de construção para reforma e construção cedido pela Caixa Econômica Federal, infelizmente não tem como nós informarmos você de quanto você consegue com sua renda, porém, basta dar um pulinho em qualquer agência da Caixa que eles informam você sem compromisso.

Espero ter ajudado, Carla K.

Responder

Existe alguma empresa que possa emprestar 65.000,00, com o objetivo de quitar um financiamento de um apartamento, sem ter em mãos a escritura do apartamento?

Responder