Mobilidade

Empréstimos no Celular por SMS

Empréstimos no celular via SMS esse serviço bancário chegará ao Brasil? Empréstimos via mensagem de texto no celular ou smartphone ajuda ou atrapalha?

empréstimo no celular por smsEmpréstimos no celular via SMS (Short Message Service), será que esse serviço bancário chega ao Brasil? Ainda não existe em nosso país, mas na Europa, desde 2006, o serviço passou a ser oferecido, apesar de suscitar polêmicas e até já ter sido discutida sua permanência ou suspensão em determinados períodos: estamos falando de empréstimos liberados por mensagem pelo celular, SMS (Short Message Service, para quem ainda não sabe o que a sigla significa), aquelas mensagens de texto enviadas por celular, smartphone e alguns tablets que fazem parte do dia a dia de quase todo mundo.

Trata-se de uma operação aparentemente simples, oferecida por algumas empresas de telefonia celular, pela qual o usuário solicita por SMS a concessão de um crédito pessoal ou empréstimo, fornecendo dados como endereço e conta bancária, e, caso tenha nome limpo na praça, o dinheiro é depositado na conta corrente indicada, sem que seja exigido nenhum tipo de garantia.

Na Finlândia, caso do país que estuda restrições para o serviço, uma análise de um grupo do Ministério do Trabalho do governo chegou à conclusão de que a maioria do público que tem o hábito de fazer empréstimo pelo celular e smartphone com acesso a internet via SMS é jovem e solicita crédito por impulso, principalmente à noite, e os valores giram em média de 170 euros (R$ 440 reais). As quantias requisitadas não são altas, mas a inadimplência sim. Os jovens parecem não se dar conta de que trata-se de um empréstimo pessoal que, naturalmente, terá que ser pago no dia contratado.

No continente africano, onde aumenta vertiginosamente o mercado de telefonia celular, as pessoas estão fazendo largo uso do aparelho, inclusive para contrair empréstimos no celular e por SMS. Com o serviço de mensagem SMS tudo pode ser feito por lá: agricultores acompanham preços de mercadorias, pagam com dinheiro móvel pelos produtos que adquirem e também recebem dinheiro, um quadro que surpreende, visto que há apenas alguns anos somente 5% da população da África possuía aparelhos móveis.

Vimos surgir o empréstimo via Facebook lançado pelo Bradesco graças as facilidades da evolução tecnológica e deverão surgir muito mais novidades no segmento. Voltando aos celulares, hoje já existem até aparelhos que são recarregados com energia solar. Tudo tem se tornado tão simples que as tantas facilidades podem se transformar em armadilhas, como no caso dos jovens finlandeses que, no auge da empolgação das diversões noturnas, saem disparando torpedos que poderão significar dor de cabeça quando o dia amanhecer.

No Brasil a novidade ainda não chegou, o BB tentou algo parecido com limite de R$ 100 reais mas parece não ter vingado. Aqui, por se tratar de um país cuja maioria da população é jovem, já sabemos qual será o público-alvo das empresas de telefonia.

É preciso atenção para acompanhar a maneira como os serviços são “vendido”, sabemos que existem várias campanhas com ofertas de crédito e empréstimos e, atualmente os aposentados e servidores públicos são os alvos preferidos, mas logo os jovens serão a bola da vez, e com certeza vão precisar de muita orientação para não caiam em armadilhas dos empréstimos no celular via SMS enquanto se divertem caindo na balada.

Empréstimos no Celular por SMS
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário