Skip to content

Empréstimos entre amigos e familiares – Como funciona ?

Dizem que entre amigos e familiares é mais fácil conseguir favores – Será? Emprestar ou pedir dinheiro para alguém é sempre uma decisão que deve ser tomada com a máxima cautela possível. Ainda mais quando essa transação é entre pessoas que possuem uma relação próxima como no caso de amigos e familiares. Com a intimidade, a cobrança do empréstimo pode se tornar uma decisão ainda mais complexa. Mas você sabe como fazer empréstimos entre amigos e familiares?

Como funcionam os empréstimos entre amigos e familiares

O que muita gente não sabe é “o que é o empréstimo entre amigos e familiares“. O empréstimo entre particulares, também obedece algumas regras. Tanto o tomador quanto quem está emprestando o dinheiro, pode se dar bem com regras bem especificadas neste tipo de transição. Emprestar dinheiro para quem você ama além de ser uma boa iniciativa para a economia, é uma forma de ajudar quem precisa. Esta ação também pode ser um bom investimento para quem está procurando ganhar um grana extra com juros.

Emprestar dinheiro para amigos e familiares pode ser um bom investimento? Pode! Mas apesar de ter poucos riscos e o retorno ser quase garantido, é necessário que as duas partes saibam como funciona este tipo de transação. Antes de mais nada, é necessário fazer um contrato. Muitas pessoas não gostam deste processo, já que se trata de emprestar dinheiro para alguém conhecido. No entanto, as duas partes se sentirão mais seguras quando tudo está timtim por timtim – especificado.

Contratar advogado amigo ou particular é outra forma de garantir que tudo saia como planejado e que nenhum dos lados saia prejudicado. Além disto, este profissional irá ajudar a definir a melhor maneira para a transação ocorrer.
entre amigos e familiares
Dependendo do valor do empréstimo, tanto o devedor quanto quem está emprestando o dinheiro deverá informar a quantia no Imposto de Renda. O emprestador deve estar atento já que, se houver cobrança de juros, haverá incidência de Imposto de Renda sobre o lucro desta operação.

Faça tudo da maneira mais correta possível. É importante que todas as informações sobre o empréstimo estejam no contrato. Esta operação precisa ser benéfica para as duas partes. Não é necessário temer emprestar dinheiro para um conhecido. Além de ser um ato de generosidade também pode ser a melhor maneira de manter seu dinheiro girando.

Posso cobrar juros no empréstimo particular? É Legal?

Outra dúvida que pode surgir quando se trata de empréstimo entre particulares é a cobrança. Devido a intimidade, cobrar pode ser um problema. Um contrato pode ajudar você nesta empreitada, mas é necessário saber exatamente como você irá realizar esta negociação.

O amigo emprestador pode, ao contrário do que muita gente pensa, inclusive cobrar juros do beneficiado. No Brasil, a legislação vigente prevê esta cobrança e inclusive dita até quanto você deve cobrar.

Segundo os artigos 586 a 591 do Código Civil, o financiador não deve cobrar mais de 12% ao ano, o que iria equivaler a 1% ao mês. Este valor vale para qualquer tipo de empréstimo, seja em bancos e financeiras ou o pessoal.

O mais razoável, segundo os especialistas é cobrar o valor que você iria receber se deixasse o dinheiro investido em uma instituição financeira, uma poupança, entre outros. Caso o empréstimo seja arriscado, para uma pessoa com CPF negativado por exemplo, você pode ainda aumentar um pouco este valor para obter lucro.

Por que empréstimo para amigos e familiares pode ser um bom negócio

Existem diversos motivos pelos quais estes empréstimos são excelentes negócios. O primeiro deles é a rentabilidade. Ele pode ter uma rentabilidade maior do que muitos investimentos, principalmente os de risco como novas empresas.

Há ainda a segurança de que o emprestador será pago. Como as partes se conhecem, esta transação e a cobrança podem ser mais tranquilas. O beneficiário ainda tem mais liberdade para renegociar, caso seja necessário.

Você deve ter cuidado, é claro. Fazer um bom contrato pode salvar você de problemas futuros. É importante saber exatamente para quem você está emprestando. Cuidado com a malha fina! Tanto quem recebeu o recurso quanto que investiu dinheiro, deve declarar corretamente no imposto de renda.

Tomando estes cuidados com certeza o empréstimo será benéfico para ambos.

Atualmente no Brasil, foi lançado diversos sites e plataformas de crédito para investidores que fazem empréstimos alternativos como o crowdfunding e o empréstimos peer to peer lending. Conheça como funciona o empréstimo entre particulares e ajude seu amigo ou parente sem preocupações.

Empréstimos entre amigos e familiares – Como funciona ?
Média 543 votos