Notícias

Empréstimo: Servidor Estadual de SP livre para pegar consignados

Com o consignado no Estado de São Paulo muita coisa vai mudar, os servidores terão mais condições de barganha e diversas opções de credores para comparar taxas

O empréstimo consignado para SERVIDOR ESTADUAL de São Paulo foi liberado pelo governo paulista para outros bancos? Foi sim, e em poucas semanas a grande maioria dos servidores públicos estaduais terão muito mais opções para pedir dinheiro emprestado com desconto em consignação na folha de pagamento.emprestimo consignado servidor estadual são pauloO decreto foi publicado no dia 14 de maio no “Diário Oficial do Estado”, nele o governador Geraldo Alckmin estabeleceu novas regras que servirão para que a modalidade de consignado com desconto direto no holerite (contra-cheque) aconteça.

A medida vai beneficiar todos os “servidores públicos estaduais” civis e militares, ativos e inativos. As regras mantém o limite máximo de margem consignável nos vencimentos mensais, tanto do servidor quando dos aposentados e pensionistas do Estado. Mas.., e o parcelamento do consignado? Será de no máximo 60 meses.

No decreto ainda está incluído parágrafos que permitem que instituições bancárias interessadas na concessão deste tipo de empréstimo façam a operação mediante convênios firmados com o Órgão. Leia também: Consignado no Estado de São Paulo.

O Banco do Brasil atualmente detém a folha de pagamento do ESTADO DE SÃO PAULO conseguida pela força de um contrato de exclusividade e, por muitos anos tem oferecido o “consignado” aos servidores paulistas. Essa exclusividade por sinal impedia a escolha de outro banco para consignar empréstimos, porém com o decreto o funcionalismo estadual vai ter múltiplas escolhas.

Com a abertura do “consignado no Estado de São Paulo” muita coisa vai mudar, em especial os servidores terão mais condições de barganha e diversas opções de credores, e com isso poderão fazer comparações de taxas e até realizar a Portabilidade de crédito dos empréstimos consignados do banco estatal para os novos bancos privados.

Não é de hoje que os servidores de São Paulo deseja essa lei da oferta e quem oferecer as melhores taxas e condições, certamente vai sair na frente. Vale mencionar que muitos irão mudar de banco por não simpatizarem com as políticas de crédito do Banco do Brasil.

A promotora Shoppingcred.com me informou que os telefones não param de tocar com solicitações de informações sobre a liberação do empréstimo consignado para os “Servidores do Estado de São Paulo” e que já possuem parceria com 3 dos principais bancos que ofertarão empréstimos para o funcionalismo do Estado, inclusive estão se estruturando estrategicamente para receber o novo convênio.

Um fato interessante divulgado pelo banco Banco Central em uma pesquisa feita em abril, a média da taxa de juros cobrada pelo BB ficou em torno de 1,7% ao mês no empréstimo “consignado para servidor estadual” e públicos em geral. Isso é ótimo, em muitos bancos privados essas mesmas taxas oscilam entre 1,42% e 6,2%.

Fique ligado aqui com outras novas informações.

UPDATE: 02/09/2014 – Parece que o sistema esta andando, o serviço de controle de consignações – SCC do Estado está pronto. Quando sair as publicações no diário oficial SP aí sim é possível começar a comemorar.

Serviço de Controle de Consignações – SCC

Trata-se de um sistema centralizado de processamento de dados para cálculo, controle e gestão para Consignatárias e Consignados com interface com a folha de pagamento. O Serviço de Controle de Consignações – SCC está disponível por meio do portal www.portaldoconsignado.com.br e tem várias funcionalidades, veja na integra aqui: https://www.fazenda.sp.gov.br/folha/nova_folha/legislacao/scc.asp#. Precisa ter instalado o Java para acessar a página.

Empréstimo: Servidor Estadual de SP livre para pegar consignados
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

1.141 Comentários

  1. Estou ligando para o portal consignado e não atendem. O menino desligou na minha cara.

  2. Marta Arruda Responda

    Olá, minha avó esta com nível de açúcar no sangue alterado e acabamos de descobrir que está diabética, como faço para conseguir um empréstimo para conseguir comprar o diabetes controlada do Dr. Rocha? É urgente!

  3. BOA TARDE CARLA, SABE SE O CARTAO SERA LIBERADO PARA QUEM ESTA COM A MARGEM NEGATIVA???????

  4. O banco pan de osasco esta refinanciando é só procurar a renata .liberou pr mim em 3 dias Boa sorte.

  5. Olá, gostaria de saber sobre o cartão consignado sp…para algumas pessoas ja aparece margem…. e outras aparece zerado…como funciona a margem do emprestimos interferem no cartão???

  6. Olá, gostaria de saber sobre o cartão consignado sp…algumas margens estão zeradas…por quê?

  7. Olá Carla,
    Vc poderia me informar quais são os bancos que estão fazendo emprestimo consignado para os professores do estado pela lei 500/74 ?

  8. Olá Carla, boa tarde!

    Tudo bem?!

    Tens alguma novidade sobre a liberação do CARTÃO CONSIGNADO para os servidores estaduais?! Constantemente venho sendo questionada sobre e não sei responder. Existem correspondentes já realizando o cadastro, afirmando que em até 15 dias o cartão estará liberado.

    Qual a verdade nisto?!

    Valeeeu….

    Tati

      • Nosso coordenador participou de um coffee break semana passada e a promotora disse que a partir de Agosto, bom, vamos aguardar ‘a gosto’ dos governantes….rs

        Esta novela ainda tem muuuuitos capítulos para se escrever, vamos ficar atentos.

        É uma pena alguns correspondentes de má fé dar informações erradas para os clientes.

        Bjsss

  9. Bom dia.
    O cartão consignado para servidores de SP, será liberado quando.

  10. Porque o Banco do Brasil não acata o percentual de 35% definido no Decreto Estadual nº 61750 no atendimento das Agências para os servidores do TCESP que são servidores públicos estaduais.

    • Olá Manoel, em alguns casos, o convênio para consignação no banco do Brasil é baseado em decretos específicos para a categoria, um segmento ou perfil de clientes, e não baseado na lei do consignado que abrange alguns segmentos de órgãos públicos, além disso, a política de concessão de crédito pode divergir em situações definidas, tipo, é diferente para tribunal de contas, justiça eleitoral, promotoria, fundações e assim por diante, além do tipo de funcionalismo que a pessoa esta ocupando.

      At.
      Carla K.

  11. Olá, gostaria de saber qual o número de telefone que eu possa entrar em contato para saber do meu saldo está negativo

  12. Monica Berbel Responda

    Perguntar

    Por favor Karla, depois dessa sujeirada do Alckmin de lançar decreto dia 24/12/2015 diminuindo novamente nossa margem, agora com 35% sendo 5% para cartão de crédito, como ficam os que que ficaram com margem negativa? Não poderemos mais refinanciar o empréstimo que já temos? No Bradesco me disseram que a SPPREV não está liberando refinancimanto nenhum, somente empréstimos novos, vc sabe se isso é verdade?

  13. Alessandro Antonio Camilo Responda

    Tenho interesse em cartão de crédityo consignado, liberado agoram pelo decreto 61750, de 23 de dezembro de 2015. Isso interfere?

  14. Alessandro Antonio Camilo Responda

    Por gentileza, fiz um empréstimo consignado com o Banco Itaú/BMG no mês de novembro, utilizando a margem de 10 por cento adicional. Ocorre que no mês de janeiro foi debitado o valor constante no contrato normalmente. Assim que isso aconteceu, fui consultar o Portal do Consignado e vi minha margem negativa em R$ 183,00. Como pode isso acontecer?

  15. Rogério silva Responda

    Alguém sabendo sobre consignado para funcionário da fundação casa ta liberado ou não fora do bb

  16. Olá bom dia!!
    Fiz um consignado dia 14/01 no bradesco e não foi liberado no mesmo dia, disseram que será liberado em 6 dias uteis. Gostaria de saber se essa informação procede pois no contrato diz que seria liberado no mesmo dia.
    Obrigada.

  17. Maria Luiza de Moraes Responda

    Bom dia!

    Eu tenho dois contratos de consignado, com Pan e Intermedium. Em Novembro e Dezembro vi que ainda tinha uma margem que poderia emprestar e contratei com o Itau e fiquei com margem positiva ainda…2,89.

    Agora precisava refinanciar um deles e tentei com o intermedium e minha margem pareceu negativa sendo que nada tinha mudado no meu salario.

    Vc pode me informar um contato onde posso ver isso?
    O RH do meu setor não soube me informar.

    Desde ja agradeço a atençao e aguardo uma resposta.

    Se possivel vc enviar no meu emais pq as vzs demoro pra entrar no portal.

    Att, Maria Luiza de Moraes – secretaria da saude

  18. Sandra E.Eid Responda

    Paulo Sergio J. Silva me diga, por favor, em que agência da CEF conseguiu? Vc é servidor público estadual?

  19. Não estou entendendo, no portal aparece a margem de 40%, as promotoras ficam ligando e na hora da contratação os bancos alegam que a margem não é válida, incluindo caixa economica…

  20. Valdir Santos Responda

    a caixa esta emprestando para servidores da secretaria da educação?

  21. Alessandro Antonio Camilo Responda

    Aicioli, o banco Itaú/BMG está emprestando com a margem de 40 por cento. entretanto, fazem crédito consignado no máximo em 60 meses. Se parar pra analisar, não é um mal negócio não, 60 meses…

  22. já foi liberado consignado para funcionários da fundação casa ? pq só o banco do brasil ? não tenho débitos com eles mas antes de entrar na fundação fiz um empréstimo e paguei com desconto ai bloqueia outros empréstimos mesmo estando tudo pago certinho por isto gostaria de saber se outro lugar faz consignado para funcionários da fundação casa?

  23. acioli ary cardoso Responda

    o pessoal se alg souber alg lugar que ta emprestando usando os 40% sem ser a caixa econômica da um toque ai por favor

  24. Paulo Sergio J. Silva Responda

    Alessandro, fiz pela Caixa Econômica Federal com a nova margem e deu tudo certo. Algumas instituições bancárias devem estar interpretando erroneamente a norma da Sefaz.

  25. alessandro antonio camilo Responda

    E, novamente pergunto:
    Em que pé está o cartão de crédito consignado para o estado de São Paulo?

  26. alessandro antonio camilo Responda

    BOM DIA.
    Carla, tentei o emprestimo com a nova margem de 40 por cento em três bancos, quais sejam Intermedium, Bonsucesso e Dycoval e, em todos a proposta foi rejeitada, pois afirmam os bancos que a margem manual está abaixo da oferecida pelo estado. Como é isso?
    essa nova margem não vai servir para empréstimos novos ou quitação dos antigos?

  27. pessoal ja atualizaram a margem de 40% no portal. podem utilizarem agora. ta liberado

  28. Boa noite Carla, voce esta sabendo como vai funcionar esses 10% a mais na margem, como vao controlar ou vao liberar para novos emprestimos e se sera a partir do dia 03 mesmo. obrigado…..

  29. acioli ary cardoso Responda

    Esquisito é esse artigo 1º que diz que os 10% adicionais deverão ser utilizados PREFERENCIALMENTE para quitação de débitos já constituídos. nao entendi esta parte tambem

  30. PAULO SERGIO DE JESUS SILVA Responda

    Saiu a Resolução do Secretário da Fazenda que emitiu normas complementares para o aumento da margem de 30% para 40%, mas entrará em vigor em 03/11/2015.
    “GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SF 73, de 23-10-2015 Estabelece normas complementares para o cumprimento do artigo 3º do Decreto 61.470, de 02-09-2015 O Secretário da Fazenda, em cumprimento ao disposto no parágrafo único do artigo 3º do Decreto 61.470, de 02-09-2015, resolve: Artigo 1º – O acréscimo de 10% na margem consignável, a que se refere o artigo 3º do Decreto 61.470, de 2 de setembro de 2015, se destinará preferencialmente a consignações que possibilitem ao servidor público a quitação de débitos já constituídos. Artigo 2º – O disposto nesta Resolução, não se aplica aos empregados públicos celetistas. Parágrafo único – Aos empregados públicos celetistas aplica-se a margem consignável de 30%, a que se refere a Lei Federal 10.820, de 17-12-2003, que se destinará às consignações a que se refere o artigo 5º do Decreto 60.435, de 13-05-2014. Artigo 3º – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos a partir de 3 de novembro de 2015.”

    Esquisito é esse artigo 1º que diz que os 10% adicionais deverão ser utilizados PREFERENCIALMENTE para quitação de débitos já constituídos.

    Não imagino como se dará o controle disso, até porque fala em PREFERENCIALMENTE e não OBRIGATÓRIAMENTE.

  31. Gilberto rodrigues Responda

    Bom dia Karla saiu hj no D.O, não entendi patavina nenhuma explica pra nos ai,segue as normas da Fazenda,
    GABINETE DO SECRETÁRIO
    Resolução SF 73, de 23-10-2015
    Estabelece normas complementares para o cumprimento
    do artigo 3º do Decreto 61.470, de
    02-09-2015
    O Secretário da Fazenda, em cumprimento ao disposto no
    parágrafo único do artigo 3º do Decreto 61.470, de 02-09-2015,
    resolve:
    Artigo 1º – O acréscimo de 10% na margem consignável, a
    que se refere o artigo 3º do Decreto 61.470, de 2 de setembro de
    2015, se destinará preferencialmente a consignações que possibilitem
    ao servidor público a quitação de débitos já constituídos.
    Artigo 2º – O disposto nesta Resolução, não se aplica aos
    empregados públicos celetistas.
    Parágrafo único – Aos empregados públicos celetistas aplica-se
    a margem consignável de 30%, a que se refere a Lei Federal
    10.820, de 17-12-2003, que se destinará às consignações
    a que se refere o artigo 5º do Decreto 60.435, de 13-05-2014.
    Artigo 3º – Esta Resolução entra em vigor na data de sua
    publicação, produzindo seus efeitos a partir de 3 de novembro
    de 2015.

  32. alessandro antonio camilo Responda

    Quando vai ser liberado o cartão de crédito consignado para o estado de são paulo?

  33. Boa tarde Carla, voce sabe se realmente se ate o fim do mes a fazenda vai liberar os 40%???

    • Olá Natanael,

      Como venho dizendo, esse convênio do governo de São Paulo é todo ao avesso, não tem como prever, mas fique de olho no diário oficial, é tudo que posso dizer no momento.

      At.
      Carla K.

  34. boa tarde por favor Alguém sabe se e quando a margem vai aumentada?????

  35. sobre a margem de 40%. parece que a nova apareceria so depois de 20/10 ….

  36. Edgard Luciano Siquineli Responda

    Comentando sobre quando irão aumentar a margem de 30% para 40%.
    È preciso a Fazenda do Estado, publicar norma, DECRETO, regulamentando a publicação do Governo do Estado de São Paulo. Geralmente demoraria cerca de 30 dias, porém hoje já decorreram mais do que o necessário para edição desta Lei. se você visitar o site: https://www.fazenda.sp.gov.br/folha/nova_folha/legislacao/decreto.asp, vocêpoderá acompanhar quando este novo Decreto sairá, sem ele a margem não é alterada, infelizmente.

Escreva um comentário