Conecte-se conosco

Empréstimo Sebrae empreendedor individual

Empréstimo Sebrae MEI – Os empréstimos podem facilitar a vida de um microempreendedor. Independente se for utilizado para uma reforma ou compra de material, qualquer empréstimo precisa ser pensado com cautela. Mas como funciona o empréstimo Sebrae empreendedor individual?

Vale ressaltar que se você quer que o seu negócio prospere e cresça é muito importante você formalizá-lo. Além de dar mais credibilidade a sua empresa, há também uma série de vantagens de formalizar seu negócio como MEI, e uma delas é a possibilidade de ter acesso a serviços bancários, como por exemplo, solicitar empréstimos.

Outro ponto importante que precisa ficar claro é que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realiza a assessoria e previdência do MEI, e não é no caso uma financeira que vai realizar um empréstimo para o empreendedor individual. Isso precisa ficar bem claro. Ou seja, quando o MEI tiver alguma dúvida sobre serviços pode solicitar junto ao Sebrae o esclarecimento destas dúvidas.

É fácil conseguir Empréstimo Sebrae empreendedor individual ?

Primeiro para você formalizar o seu negócio, independente da renda que tem, deve acessar o site do Portal do Empreendedor para fazer essa solicitação. Clique aqui. http://www.portaldoempreendedor.gov.br/. Essa é sem dúvida a primeira etapa. Com o seu negócio formalizado fica bem mais fácil você solicitar empréstimo junto aos bancos, pois assim terá documentos para comprovar no que pretende investir este crédito.
Empréstimo Sebrae empreendedor individual
Porém, muitos pensam que basta possuir a formalização como MEI ir ao banco e conseguir o empréstimo facilmente. Mas também não é tão simples assim. Hoje os bancos estão mais receosos na hora de liberar um empréstimo, mas com a documentação correta, e o banco entendendo que você terá condições de pagar o mesmo no futuro, provavelmente conseguirá liberar este valor para você investir em sua empresa.

Documentos principais para solicitar Empréstimo no Sebrae ?

O empréstimo pode depender muito do banco que for solicitar. Mas normalmente, quase todos os bancos pedem os seguintes documentos:

  • Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial.
  • Documentos pessoais do MEI(RG e CPF).
  • Comprovante de endereço residencial do Microempreendedor.
  • Para disponibilização do empréstimo, além dos documentos entregues na abertura de conta, é solicitado o preenchimento da “Ficha de Cadastro Microempreendedor Individual“, (depende muito do que cada banco solicita).

Quais as condições para fazer empréstimo para empreendedor no Sebrae ?

Mesmo que obter MEI facilite a opção de conseguir a aprovação de um crédito junto ao banco, nem sempre é fácil conseguir. Isso porque os bancos fazem uma análise completo das condições da sua empresa antes de aprovar ou não, a liberação de crédito. Se você não conseguir comprovar que seu negócio é realmente rentável, dificilmente o banco lhe concederá o crédito para MEI.

O mais importante é você demonstrar junto aos bancos que você tem condições de tornar sua empresa um grande empreendimento e que vale a pena a financeira lhe emprestar este crédito. Lembre-se que bancos estão atrás de lucro e só liberam crédito, caso eles avaliem que estão fazendo um bom negócio. E mais, deixe bem claro que  esse dinheiro será investido e como seu negócio crescerá com ele.

Os bancos que são escolhidos pelo empreendedor individual são particulares de cada empresário. No site do Sebrae consta os seguintes bancos que operam o crédito com os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT):

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Nordeste
  • Banco da Amazônia, Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), (instituições financeiras oficiais de que trata a Lei nº 8.019, de 11 de abril de 1990)

Empréstimo Sebrae empreendedor individual: é necessário agora?

Investir no negócio pode ser rentável em longo prazo. Mas verifique todas as condições de pagamento antes de assinar o contrato. Pagar o empréstimo pode não ser tão simples assim. E até mesmo para banco liberar este valor, provavelmente ele fará analise da condição financeira do seu negócio a fim de verificar se é interessante lhe fornecer crédito ou não.

A dica principal é analisar se o empréstimo é de fato importante agora para o seu negócio e se você terá as condições de arcar com ele. O empréstimo precisa ser a solução e ajudar algo e não acabar se tornando um problema. Neste sentido, uma dica é fazer um pequeno projeto do que exatamente você pretende ampliar e o dinheiro necessário para tal ampliação. Analise bem o que fará com o valor liberado.

Veja quanto deste valor será investido e se você vai conseguir aumentar ou melhorar o fluxo do seu negócio. Lembre-se que e tenha muita consciência de que, ao obter um empréstimo, você está adquirindo uma obrigação junto a um banco e que, evidentemente, terá que pagá-la.

Empréstimo Sebrae empreendedor individual
Média 527 votos

Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Financiamentos

empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir