Empréstimo

Como o empréstimo pessoal funciona?

Afinal de contas, o que é e como funciona um empréstimo e crédito pessoal Como pegar? Quais as modalidades? Que documentos precisa? Qual idade faz empréstimo? Saiba tudo sobre ...

Como o empréstimo pessoal funciona?Como o empréstimo pessoal funciona no Brasil? O empréstimo pessoal é uma operação de crédito que pode ser consignado ou crédito não consignado (quando o desconto é ou não diretamente feito em uma folha de pagamento) ou, com ou sem garantia. O empréstimo pessoal tem inúmeras finalidades e modalidades a escolha, além de taxas de juros diferentes. Em geral é utilizado para suprir necessidades financeiras e o pagamento de despesas pessoais.

Quando um cidadão procura por empréstimo pessoal online ou diretamente nos bancos e lojas de crédito, certamente vai eliminar dividas mais caras, pagar faturas de cartões e compromissos atrasados que dependem de dinheiro imediato para serem quitados. Nos empréstimos pessoais de maior volume de dinheiro para compra de novos imóveis, caros e reformas, em geral é contratado o empréstimo com garantia.

Com pouquíssimas exceções, para conseguir um empréstimo pessoal é necessária ter que comprovar como vai ser utilizado o dinheiro liberado. Atualmente temos diversas na web muitas plataformas digitais que agilizam e aceleram todo processo de aprovação e liberação de forma rápida, fácil e segura.

Por que solicitar um empréstimo pessoal?

Não existe uma causa ou motivo certo para se tomar um empréstimo de um credor, basta apenas ter que precisar de dinheiro ou quando os recursos estão curtos a única forma de concluir os objetivos, é pegar com bancos e financeiras o dinheiro que esta faltando. O empréstimo pessoal é uma excelente maneira de resolver dívidas pendentes, imprevistos de ultima hora ou urgências.
 

Vale lembrar que cartão de crédito e limite do cheque especial também é uma forma de empréstimos, no entanto, as taxas de juros desses tipos de crédito e cartões de créditos são extremamente altas, não vale em muitos casos. Na internet você encontra ofertas em sites de empréstimos e sites de comparação de empréstimos com taxa de juros mais baixas que o convencional, no empréstimo consignado e no empréstimo com garantia de imóveis e garantia de veículos as taxas começam em 0,98% á 2,99%.

Como posso utilizar um empréstimo?

Cada pessoa vai utilizar de uma forma diferente. Mas isso pode ser ajustado a medida que o dinheiro esta sendo utilizado, normalmente como já dito, o empréstimo pessoal é tomado para pagar outras dividas mais caras, isso é quase unanimidade. Porém, algumas outras maneira foram detectadas através de pesquisas e relatórios das agências e empresas de crédito, são elas:

― Financiar estudos e mestrados e doutorados
― Fazer viagens e tirar férias
― Quitar ou antecipar pagamento de dívidas
― Pagar faturas de cartões e carnês de crediário
― Reforma da casa e compra de móveis
― Saúde e emergências médicos
― Imprevistos e manutenções
― Pagamentos de produtos e serviços

Como conseguir empréstimo pessoal?

Nos dias atuais e com todo avanço que temos através dos smartphones, tablets e computadores não são muitas as dúvidas de como conseguir dinheiro emprestado, mas sim onde conseguir um empréstimo pessoal confiável e seguro. Felizmente você pode encontrar sites para comparar empréstimos pessoais com formulários simples e rápidos. No nosso guia completo de empréstimo pessoal online você poderá conhecer quase todas as modalidades.

Para fazer um empréstimo pessoal é preciso apenas ter acesso a um credor que normalmente é banco, financeira, cooperativa de crédito, associação de classe, sites e empresas de empréstimo social e peer to peer lending e como na social bank empréstimo colaborativo. Feito o cadastro e passado pela analise, logo vem a aprovação e liberação do dinheiro solicitado. As fazes para a tomada de dinheiro emprestado é muito simples atualmente.

Nós brasileiros não temos o costume ainda de pedir empréstimos alternativos, mas isso esta mudando, a população está acordando e já não querem ficar tão reféns do sistema bancário tradicional. Contudo, pode ter certeza que quem ainda concede as maiores somas em dinheiro, são os bancos privados e instituições financeiras de varejo.

Os bancos privados

Os bancos privados são instituições creditícias empenhadas em lucrar com o empréstimo de dinheiro oferecendo produtos e serviços facilitadores de crédito. Os bancos disponibilizam e gerenciam contas corrente, investimento, empréstimos pessoais, cartões de crédito e todo tipo de operação financeira entre outros. Para usar os serviços bancários, tarifas e taxas de juros são aplicadas ao servis e produtos que o cliente por ventura utilize.

As financeiras de crédito

As financeiras são empresas privadas autorizadas pelo Banco Central e podem oferecer todo tipo de empréstimo pessoal, crédito e serviços financeiros. Alguns exemplos de financeiras são: a Crefisa empréstimo, Losango empréstimo pessoal, Renner soluções financeirasBv Financeira financiamentos e Financeira Aymoré Financiamentos. Geralmente, as taxas de juros são bem maiores que as praticadas em bancos privados por conta do risco do crédito aplicado nas operação, muitas delas oferecem o empréstimo com restrição e sem consultar o CPF.

Taxa de juros x empréstimo pessoal

A taxa de juros é o grande vilão escondido atrás dos empréstimos pessoais. A taxa de juros junto com outros fatores é o que irá resultar no valor do seu saldo devedor total. Portanto, nunca pense que seu empréstimo pessoal é definido por causa dos juros. Existem muitas outras tarifas, taxas e custos adicionados na operação do crédito que o faz ser atraente ou não para ser contratado.

Vale mencionar que a taxa de juros é flexível e, na maioria dos bancos e financeiras, ela é aplicada dependendo do cliente. Se o cliente tiver um crédito bom a taxa de juros é menor ou maior se o cliente tiver um crédito médio ou ruim. A observação do histórico do cliente e da sua pontuação baixa ou alta vai definir o custo do empréstimo na maioria das instituições.

Simuladores de empréstimo online

A novidade é que através dos simuladores de empréstimo pessoal em sites online, você pode entender melhor como cada banco ou financeira aplica o juros sobre o calor solicitado, como já dissemos, não se iluda com as menores taxas de juros feitas em simuladores ou comparadores online, veja o custo total (CET) só assim você vai perceber se vale ou não a pena fazer uma operação de crédito com credor online.

Vantagens do empréstimo online

O empréstimo pessoal online é adequado para quem precisa de empréstimo urgente e não quer ou não pode ficar se locomovendo para cima e para baixo atrás de boas oportunidades de crédito, basta ter acesso a internet que qualquer pessoa tem dinheiro na mão em pouco minutos ou menos de cinco dias.

Desvantagens do empréstimo pessoal

As desvantagens do empréstimo pessoal são as taxas de juros cobradas, custos adicionais, IOF e TAC que aumentam o custo total do saldo devedor. E em caso onde a pessoa não consegue dar um bem como garantia e não consegue pegar um empréstimo consignado, o juros podem chegar á até 26% ao mês.

Vale a pena fazer uma empréstimo pessoal online

Agora que você já sabe que empréstimo pessoal funciona, a resposta é que vale, em especial se não houver nenhuma outra solução alternativa para conseguir o dinheiro necessário, tirando isso, você encontra no empréstimo pessoal online ou bancário um jeito de obtenção de recurso financeiros a sua disposição para resolver alguns problemas imediatos.

Mas, fique atento com as ofertas divulgadas na internet quando for pegar seu primeiro empréstimo online, sempre pesquise, compare, simule e analise se realmente o valor informados de juros e custo total é aquilo que estão vendendo. Muitas empresas vendem taxa de juros e não custo total, não se deixe enganar.

Como o empréstimo pessoal funciona?
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário