Empréstimo

Empréstimo e financiamento peer to peer é seguro?

O empréstimo Peer to peer é bom para quem pega financiamento e para quem investe. Saiba mais sobre o incrível P2P.

Empréstimo peer-to-peer lending – o nome é em inglês mas o resultados são em português mesmo, esse é um dos mercados para investimento que mais cresce no Brasil, ainda mais em pais onde os poupadores estão cansados ​​de taxas de juros ridículas pagas pela poupança e das ofertas que são encontradas nos bancos que são apressadas apenas para garantir as melhores taxas para si próprios.

Os retornos para quem pegar dinheiro emprestado com peer to peer são bons pois as taxas são excelentes e o formato de concessão parecer ser um pouco mais justos que em bancos tradicionais, e são certamente mais atraentes para quem quer investir seus recursos para lucrar com esse tipo de especulação. Mas como qualquer forma de títulos, esse não são suficientes para deixarem de serem empréstimos de alto risco para quem coloca todo o seu capital de um investidor.

Peer to Peer é seguro?

O “Peer to Peer é seguro sem sombra de duvidas” é uma ótima idéia para afrontar os bancos criando uma rede ou comunidade de empréstimos onde o financiamento coletivo é verdadeiramente igualitário que conecta investidores, credores e mutuários em um ambiente que mantém um baixo custo para todos.empréstimo e financiamento peer to peer é seguro

Peer to Peer é seguro? Vamos descobrir nesse artigo. O problema nessa modalidade é que à medida que o mercado cresce no setor e acelera os passos, ele também começa assumir riscos maiores para todos. Em um ambiente de crédito normal, o maior risco exigiria retornos mais altos, mas não estamos operando em um ambiente tradicional de crédito. É possível que a demanda maior de plataformas e de investidores em busca de retornos sobre o capital vai diminuir as taxas de oferta de todas as classes de ativos.

O dinheiro de empréstimo peer-to-peer é rápido e fácil e assim como possivelmente seja uma mercado onde muitos já estão buscando alternativas para o empréstimo tradicional. Hoje muitas pequenas e medias empresas já estão tomando dinheiro emprestado nas plataformas online de empréstimo P2P,  pessoas físicas mais informadas também já estão fazendo suas solicitações, inclusive cidadão que buscam por empréstimo para negativados.

O que é peer-to-peer?

Os empréstimos de pessoas para pessoas (peer to peer) cresceram rapidamente e promete fomentar um segmento do mercado financeiro brasileiro pouco explorado, pelo menos por enquanto. O empréstimo P2P veio para preencher uma lacuna deixada pelos bancos à medida que reduziram o crédito desde o inicio da crise financeira.

Os as plataformas e sites online de crédito peer-to-peer geralmente fornecem “empréstimos não garantido” e outras modalidades como o “financiamento estudantil” entre outros. O dinheiro liberado serve para qualquer uso, em geral é para pagar outras dividas mais caras.

Peer to Peer P2P Lendingo no Brasil

Até o momento o histórico esta sendo excelente. A Biva, o maior fornecedor de empréstimos para empresas peer-to-peer, possui um histórico de retornos bem sucedidos para os investidores. Seguindo a Biva, temos a Nexoos que esta conseguindo nadar de braçada na crise de crédito sem perdas para o capital dos investidores. Além desses duas maiores plataformas temos outras como:

Como diminuir o risco do investimento em P2P

Os riscos para os investidores em P2P podem ser diminuídos assumindo uma carteira de fundos diversificados, ou seja, espalhando os recursos por centenas de mutuários. Então, embora seja muito possível que um mutuário passar dificuldades financeiras e se tornar inadimplente, as chances de que toda a carteira falhe com os pagamentos mensais ao mesmo tempo são infinitamente menores.

Inteligência Artificial no Peer to peer

A defesa das plataformas peer to peer é robusta, as fintechs estão desenvolvendo sistemas avançados para selecionar aos investidores apenas contratos com riscos de crédito bem apurados, e é isso que os credores querem, lógico que existem investidores de todo tipo e cada uma investe de acordo com seu perfil.

As plataformas peer-to-peer registram milhares de mutuários e credores assumindo centenas de novos negócios todos os dias, eles usam essa experiência ao verificar os dados informados nos aplicativos contra outras dezenas de informações de crédito para chegarem a uma decisão. O sistema é robusto é deve expandir recursos para enfrentar cada vez mais riscos.

Como devo investir nas plataformas de financiamento coletivo P2P?

O desenvolvimento do segmento de crédito peer-to-peer é bom para investidores e bom para mutuários, ambos ganham com a comunidade coletiva. Para ter certeza que o negócio pode ser vantajoso, basta acessar as plataformas de empréstimos entre pessoas para saber o quão fácil é acessar os fundos.

O P2P também precisa ser comparado com outras alternativas semelhantes e plataformas, uma vez que cada uma delas tem suas características particulares, regras e termos.

Qualquer investimento em peer-to-peer deve se enquadrar em uma carteira que inclui dinheiro, títulos privados e ações. Se você deseja começar investir ou quer dinheiro emprestado, o peer to peer é seguro e tem se mostrado uma excelente opção para ambos os interesses.

Empréstimo e financiamento peer to peer é seguro?
Média 4.726 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário