Skip to content

Empréstimo para comprar uma empresa – como conseguir?

Abrir uma nova ou conseguir dinheiro para comprar uma empresa? Um negócio próprio é o sonho de muita gente com espírito empreendedor. O trabalho pode ser maior, o estresse também, mas a liberdade oferecida por um negócio próprio pode ser muito recompensador. Em tempos de desemprego e crise econômica, uma boa parte da população tem olhada para essa solução como uma saída para a recuperação financeira pessoal. Melhor do que ter seu próprio negócio é não precisar começar do zero.

Muitos empresários e pessoas experientes no mundo dos negócios sabem que comprar empresas existentes pode ser bem lucrativo. Claro, você precisa conhecer muito bem a empresa que pretende comprar, como ela funciona, seus problemas e quem são seus funcionários e estar preparado administrativamente para enfrentar o desafio.

Empréstimo para comprar empresas

O capital para adquirir para este negócio talvez nem esteja inviável nesse momento, mas você não precisa desistir desse projeto de fazer os investimento necessário por falta de dinheiro. Para aquecer a economia o governo federal colocou a disposição e vem a alguns anos liberando recursos e financiamentos especialmente para este tipo de investimento.

Tudo o que você precisa é avaliar qual o melhor tipo de investimento para você, se o empréstimo vale a pena e se o negócio que escolheu é rentável. Montar o próprio negócio a partir de um existente pode ser uma boa saída, seja para investir ou fugir da recessãoempréstimo para comprar uma empresa

Conseguindo um empréstimo para comprar uma empresa?

Existem diversos recursos que você pode utilizar caso esteja interessado em comprar uma empresa ou pegar um empréstimo para abrir nova empresa. Você pode adquirir novas empresas com a ajuda do BNDES, utilizando os financiamentos e empréstimos específicos que o banco oferece ou também pode recorrer aos bancos privados e financeiras.

Muitos investidores conseguem obter crédito no BNDES e essa pode ser uma boa opção, já que ele é simples e as taxas de juros são atrativas. O BNDES também possuí uma linha de crédito que você pode utilizar para comprar uma empresa em situação de recuperação judicial, em processo de falência ou ações de empresas que apenas estão começando.

Você pode utilizar a crédito do BNDES destinado a pequenos e micro empresários. O Canal do Desenvolvedor (MPME) é um canal que busca investir nos pequenos empresários e com isso fortalecer estes pequenos negócios que estão começando.

Para conseguir o empréstimo através desta linha de crédito, dirija-se ao site do canal. Num formulário onde você deverá responder algumas perguntas. Serão perguntas sobre sua situação financeira e dos seus negócios; quais tipos de investimento você precisa de recursos e os bancos com quem pretende fazer negócio. Após este preenchimento, sua solicitação será enviada aos bancos selecionados.

Você deve ter em mente que para obter este empréstimo, o empresário deve ter capacidade gerencial e situação econômica e financeira compatível com a aquisição e a exploração pretendida, bem como do financiamento pretendido.

Que tipo de empresa escolher para comprar?

Caso queira comprar uma franquia, loja online ou uma empresa com um faturamento maior, uma alternativa é recorrer ao BNDES.  Para isto, você deve se dirigir diretamente ao site da entidade ou algum banco estatal.  A única prerrogativa é que a empresa tenha um faturamento de cerca de  90 milhões de faturamento por ano.

Neste ano o governo declarou que disponibilizou um valor de cerca de 15 bilhões de reais para o BNDES ajudar na compra e na recuperação de empresas. Tomar financiamento para compra e aquisição de empresa em processo de falência ou recuperação judicial na maioria das vezes é um bom negócio.

Bancos privados como Santander, Bradesco, Itau Unibanco, Caixa econômica, Banco do Brasil e demais bancos de governos entre outros, também concedem e liberam linhas de empréstimos e financiamentos que é possível fazer uso imediato. Você deve se dirigir ao banco já que cada um tem suas especificidades na hora de financiar.

As plataformas online estão repletas de ofertas com condições variadas de crédito, inclusive para compra de empresas e para quem esta iniciando empresas novas. O ideal é fazer uma pesquisa ampla para garimpar as melhores condições.

Que cuidados devo ter na hora de solicitar o empréstimo?

Conheça muito bem a empresa que irá comprar. Você deve pesquisá-la muito bem antes. Também é bom você verificar as taxas de juros. Faça os cálculos, não se comprometa com dividas que não pode pagar.

Saiba o quanto tem de capital e o quanto pretende investir. Na internet você encontra todo tipo de crédito e financiamento para compra empresas e outros usos também. Atualmente além dos já conhecidos bancos estatais e privados, você também pode acessar plataformas de empréstimo para empresas online, empréstimos peer to peer Lending e financiamento Crowdfunding, além dos empréstimo social online. Observe como cada nova alternativa de empréstimo se comporta para tirar o máximo de proveito.

Tomando esses cuidados, com certeza seu negócio irá triunfar.

Por que comprar uma empresa pode ser uma ótima solução?

Ter seu próprio negócio pode ser uma liberdade e tanto. Além disso, você não precisará se preocupar com funcionários e clientes, já que eles já estarão lá esperando por você. Se a empresa já tem um bom nome beleza, se você comprar a empresas com dificuldades para recuperar, contrate gente especializada.

Para comprar uma empresa?

De qualquer forma, avalie toda e qualquer decisão que for tomar antes de concluir uma operação creditícia para comprar uma empresa, mas pense no passo a passo para conseguir driblar qualquer crise.

Seja o dono do seu próprio negócio. Comprar uma empresa, apesar de arriscado, também é um dos investimentos mais seguros e garantidos.

Empréstimo para comprar uma empresa – como conseguir?
Média 529 votos